WWDC 2020 tem data e primeiros detalhes confirmados pela Apple

WWDC 2020
WWDC 2020 será a primeira edição totalmente digital do evento e deverá contar com número recorde de participantes

Na última quinta-feira (11) a Apple divulgou os primeiros detalhes da WWDC 2020, o evento anual de desenvolvedores da empresa. A grande mudança para a edição deste ano é que, por causa da pandemia do novo coronavírus, o evento ocorrerá em um formato totalmente digital para se evitar as aglomerações de pessoas (que são um dos principais vetores de contaminação do vírus).

Mas, mesmo sendo um evento totalmente digital, a Apple espera que a edição deste ano seja histórica, com o maior público já registrado em qualquer edição do evento. Isto porque ele será gratuito para todos os desenvolvedores, o que deve aumentar bastante o número de participantes.

A WWDC 2020 ocorrerá no dia 22 de junho (segunda-feira) a partir das 14h (horário de Brasília), e será transmitida diretamente do Apple Park — a sede da empresa que fica na cidade de Cupertino, na Califórnia. O evento será transmitido pela internet para o mundo inteiro, e qualquer interessado em participar poderá se conectar à transmissão através do site da Apple, do site para desenvolvedores da Apple, do app de desenvolvedores da Apple, do aplicativo Apple TV e pelo canal da Apple no YouTube.

No mesmo dia 22, a partir das 18h, a empresa fará o tradicional “State of the Union” das plataformas, que oferecerá a desenvolvedores de apps um olhar mais aprofundado sobre as mudanças nas novas versões do iOS, iPadOS, watchOS, tvOS e macOS. Por ser algo exclusivo aos desenvolvedores, este evento só será transmitido através do site para desenvolvedores da Apple e do app de desenvolvedores da empresa.

O que mais a Apple preparou para a WWDC 2020

ios 14
iOS 14 deverá ser o grande protagonista da WWDC 2020

Mas além destas duas transmissões principais, a WWDC 2020 também promete muito mais conteúdos voltados para os desenvolvedores que trabalham com a Apple. Esses eventos já se iniciam no dia 18 de junho (quinta-feira), data que a empresa irá inaugurar novos Fóruns de Desenvolvedores Apple, que servirá para conectar a comunidade de desenvolvedores que produzem aplicativos para os produtos da empresa com mais de 1000 engenheiros da Apple, que poderão tirar todas as dúvidas mais técnicas sobre os novos sistemas operacionais da companhia.

Já entre os dias 23 e 26 de junho, a Apple estará agendando conversas diretas com as equipes de desenvolvedores parceiros, para que possam ajudar essas pessoas a como implementar em seus apps as mudanças que serão exigidas pelos novos sistemas operacionais. 

Este mesmo período de três dias também será usado pela empresa para disponibilizar novos vídeos com foco em questões mais técnicas de design e engenharia dos novos sistemas operacionais, que serão postados diariamente às 14h (horário de Brasília) tanto no app quanto no site para desenvolvedores da Apple.

A empresa ainda pede para que todos os desenvolvedores interessados em participar da WWDC 2020 façam o download do aplicativo de desenvolvedores da Apple, pois a empresa usará este app durante os próximos dias para divulgar mais informações sobre o evento.

O que esperar da WWDC 2020

apple wwdc 2020
Uma das novidades esperadas para a WWDC 2020 é o anúncio oficial de que a Apple começará a utilizar processadores da ARM em seus computadores

Além de revelar as novas versões de todos os seus sistemas operacionais (iOS, iPadOS, macOS, watchOS e tvOS), a Apple historicamente costuma aproveitar o evento para anunciar alguns produtos novos, e provavelmente a WWDC 2020 não será uma exceção.

De acordo com rumores que já circulam há meses, a expectativa é que a edição deste ano foque na apresentação de novas tecnologias para os computadores da empresa, com a revelação de um novo iMac que introduzirá o primeiro redesign em anos para o equipamento, e o anúncio de que a Apple estará abandonando os processadores da Intel e passará a utilizar chips desenvolvidos pela ARM nos seus computadores.

Outras possibilidades que estão sendo ventiladas (mas essas mais remotas) são a primeira aparição oficial do Apple Watch 7, uma segunda versão do HomePod e o anúncio do tão aguardado AppleTags, um equipamento que há anos aparece nas especulações da empresa e que um rumor recente afirmava que ele seria finalmente lançado no primeiro semestre deste ano.

Mas, por enquanto, tirando as novas versões dos sistemas operacionais — que é algo certo para qualquer edição do evento — todo o resto não passa de especulação, então resta esperar até o dia 22 para descobrir se algum desses novos produtos realmente será revelado.

Fonte: Apple