Crie um QR Code para sua empresa no WhatsApp Business, e compartilhe catálogos de produtos

Códigos QR no WhatsApp Business
WhatsApp Business agora permite que empresas criem códigos QR (para clientes entrarem em contato) e oferece quatro formas de compartilhar catálogos

O WhatsApp Business lançou, nesta sexta-feira (10), recursos que permitem iniciar conversas e visualizar os produtos e serviços oferecidos por empresas na plataforma. Agora é possível usar código QR (também conhecido como QR code) para iniciar conversas com empresas, e também compartilhar seus catálogos de produtos e serviços direto na plataforma.

“Enquanto muitas empresas se preparam para reabrir suas portas e expandir sua presença online, as pessoas buscam maneiras simples de entrar em contato com os comerciantes, seja para tirar dúvidas, obter ajuda ou encontrar algo que gostariam de comprar”

Blog do WhatsApp

De acordo com o blog oficial do aplicativo de mensagens, os novos recursos foram desenvolvidos pensando em ajudar as mais de 50 milhões de empresas que utilizam o WhatsApp Business e outras milhares que usam a API do WhatsApp Business a terem mais visibilidade.

“Para muitas empresas, o futuro pode parecer ainda mais desafiador devido à necessidade de se ajustar à nova realidade do mercado, e nós estamos aqui para ajudá-las nesse processo”, disse o WhatsApp no seu blog oficial. Confira a seguiro como os novos recursos funcionam.

WhatsApp Business: usando códigos QR para iniciar conversas com empresas

O código QR (ou QR Code, em inglês) funciona como uma porta de entrada digital para algum conteúdo. No caso de uma empresa, oferecer um código QR entre as opções de contato facilita a vida do cliente. 

Isso porque, até então, as pessoas precisavam adicionar manualmente o número de telefone de cada empresa às suas listas de contatos antes de iniciar uma conversa. Agora, basta escanear o código QR da vitrine de uma loja, de uma embalagem ou até de um recibo para iniciar uma conversa com a empresa no WhatsApp.

Ao escanear esse código QR, o usuário verá uma mensagem predefinida (que pode ser customizada) pela empresa para que ele possa iniciar a conversa no aplicativo. Por meio das ferramentas de mensagem do WhatsApp Business, as empresas podem enviar informações de maneira mais rápido e funcional.

O código QR de uma conta comercial é exclusivo e não expira, a não ser que o usuário o redefina ou apague sua conta do WhatsApp Business. Para ver seu código QR, basta fazer o seguinte:

Android:

  1. Abra o WhatsApp Business, toque em “Mais opções” e, em seguida, em “Ferramentas comerciais“;
Tela do WhatsApp Business
  1. Toque em “Link curto“;
Tela do WhatsApp Business
  1. Toque em “Ver código QR” para visualizá-lo.
Tela do WhatsApp Business

iOS:

  1. Abra o WhatsApp Business e toque em “Ajustes“;
  2. Toque em “Ferramentas comerciais” e, em seguida, em “Link curto“;
  3. Toque em “Código QR“.

Compartilhando catálogos de produtos e serviços

Para que as pessoas possam descobrir os produtos e serviços que uma empresa oferece com mais facilidade, agora o WhatsApp Business permite compartilhar links de catálogos e de itens individuais em sites, no Facebook, no Instagram e em outras plataformas.

Existem quatro formas de compartilhar catálogos no WhatsApp Business. Veja abaixo:

Compartilhar o catálogo completo numa conversa individual ou em grupo:

  1. Abra a conversa no WhatsApp Business;
  2. Toque no ícone de anexar, próximo ao campo de texto;
  3. Toque em “Catálogo“;
Tela do WhatsApp Business
  1. Toque em “Enviar todos os itens“.

Compartilhar produtos ou serviços específicos numa conversa individual ou em grupo:

  1. Abra a conversa no WhatsApp Business;
  2. Toque no ícone de anexar, próximo ao campo de texto;
  3. Toque em “Catálogo“;
Tela do WhatsApp Business
  1. Selecione os produtos ou serviços que você gostaria de compartilhar;
Tela do WhatsApp Business
  1. Toque em “Enviar“.

Compartilhar o catálogo pelo gerenciador de catálogo:

  1. Abra o WhatsApp Business;
  2. Toque em “Configurações“, depois em “Ferramentas comerciais” e, por último, em “Catálogo“;
Tela do WhatsApp Business
  1. Em “Gerenciar catálogo“, toque no ícone de link no topo da tela à direita”;
Tela do WhatsApp Business
  1. Para compartilhar o catálogo inteiro, selecione uma das opções a seguir: “Enviar link via WhatsApp Business” (para compartilhar o link do catálogo com outras pessoas no WhatsApp Business), “Copiar link” ou “Compartilhar link” (para compartilhar o link do catálogo por e-mail ou em outros aplicativos de mensagens).

Compartilhar um produto ou serviço específico pelo gerenciador de catálogo:

  1. Abra o WhatsApp Business;
  2. Toque em “Configurações“, depois em “Ferramentas comerciais” e, por último, em “Catálogo“;
Tela do WhatsApp Business
  1. Selecione o item que você deseja compartilhar e, em seguida, toque no ícone de link no topo da tela à direita;
Tela do WhatsApp Business
  1. Para compartilhar um item do seu catálogo, selecione uma das opções a seguir: “Enviar link via WhatsApp” (para compartilhar o link do item com outras pessoas no WhatsApp), “Copiar link” ou “Compartilhar link” (para compartilhar o link do item por e-mail ou em outros aplicativos de mensagens).

Os links dos catálogos e dos itens são gerados automaticamente pelo WhatsApp Business. Por isso, não é possível customizar os links antes de compartilhá-los. Outra novidade é que agora os clientes também podem compartilhar os links dos catálogos ou de itens com amigos e familiares por meio do WhatsApp ou por outras plataformas.

Segundo o blog oficial do aplicativo, catálogos são importantes porque é por meio deles que as empresas podem exibir e compartilhar os produtos e os serviços que oferecem. Isso ajuda até a fechar vendas.

Compartilhar catálogos, que é um recurso do WhatsApp Business lançado em 2019, se tornou uma das maneiras mais populares de interação entre clientes e empresas no aplicativo. Ainda de acordo com o blog, todos os meses mais de 40 milhões de pessoas visualizam catálogos de empresas no WhatsApp.

Fonte: WhatsApp