Visa expande soluções para pagamentos digitais no Brasil em 2020

guidelines marquee 1600x900 1
Visa demonstra novas tecnologias que começam a se popularizar no Brasil para tornar as transações mais rápidas e seguras

Especialistas da Visa apresentaram, nesta sexta-feira (24), em uma coletiva exclusiva para imprensa, as novidades que serão destaque em 2020. Entre as inovações estão: tokenização, pagamentos instantâneos e uso de blockchain em transações transfronteiriças, pagamentos por aproximação e soluções para transporte e mobilidade.

O Showmetech esteve presente no evento para entender de perto as novas soluções desenvolvidas pela Visa para mercado brasileiro.

“O surgimento de novas tecnologias é cada vez mais veloz, o que contribui para a agilidade, segurança e eficiência nos pagamentos. Algumas destas tendências já existem no exterior e devem se popularizar no Brasil, outras já são realidade por aqui, o que irá proporcionar inclusão financeira e digital”,

Percival Jatobá, vice-presidente de soluções e inovação da Visa do Brasil.

Pagamento por aproximação no transporte

Lançado neste ano, na cidade de São Paulo, os pagamentos por aproximação difunde uma nova forma de pagamento e permite ao passageiro não sacar dinheiro sem perder tempo em filas ou lembrar do trocado da passagem do ônibus.

Basta aproximar o cartão de crédito, débito, pré-pago ou o dispositivo móvel com a tecnologia de pagamento por aproximação em um dos validadores sinalizados para o uso da nova tecnologia que efetuará o pagamento da passagem debitando automaticamente o valor da passagem da conta do usuário.

Pagamento por aproximação com cartão de crédito chegou ao transporte público das maiores metrópoles brasileiras.
Pagamento por aproximação com cartão de crédito chegou ao transporte público das maiores metrópoles brasileiras.

“Lançamos em abril o pagamento por aproximação no metrô do Rio de Janeiro. O número de transações por aproximação realizadas nas 41 estações vem crescendo quase 60% a cada mês. Isso prova que benefícios como conveniência, rapidez e segurança estão cada vez mais evidentes na vida dos cariocas e dos turistas. Para se ter uma ideia do sucesso desse projeto, 94% das pessoas que usam a solução no transporte público, seguem usando como hábito. Em São Paulo não foi diferente”

Marcelo Serralha, Product manager da Visa do Brasil.

Solução para pagamentos B2B internacional

A Visa também anunciou na coletiva uma prévia da Visa B2B Connect, plataforma que a empresa está desenvolvendo para oferecer às instituições financeiras uma forma simples, rápida e segura de processar pagamentos entre empresas (B2B) mundialmente.

A partir deste ano, empresas passarão a fazer transações internacionais envolvendo altos valores graças
A partir deste ano, empresas passarão a fazer transações internacionais envolvendo altos valores graças

Tendo a tecnologia como base, a Visa está desenvolvendo um novo sistema para transações que atua quase que em tempo real, projetado para enviar e receber pagamentos internacionais de alto valor entre bancos participantes em nome de seus clientes corporativos.

Gerenciada de ponta a ponta pela Visa, a solução Visa B2B Connect viabilizará um processo consistente para o gerenciamento de liquidações com base em práticas padrão da Visa.

“Estamos sempre à frente de novidades e soluções para inovar a forma como pagamos e somos pagos no mundo todo. A revolução é silenciosa, mas está em toda parte. Na Visa, estamos trabalhando nos bastidores para viabilizar que essas tecnologias possam melhorar e facilitar as transações”

Roberto Matsuzaka, Product Manager da Visa Brasil.

Visa Direct, pagamento em tempo real

O Visa Direct é um recurso de pagamento em tempo real que possibilita a entrega de fundos diretamente para as contas financeiras usando as credenciais do cartão. Empresas, governos e instituições bancárias podem substituir métodos como dinheiro, cheques ou ACH (Automated Clearing House) para pagar clientes, empregados, empreiteiros ou parceiros empresariais em tempo real.

Os prestadores de serviço de pagamento podem oferecer soluções prontas do Visa Direct para casos de uso, como: Desembolsos de seguro; Reembolsos de impostos; Pagamentos de empreiteiros e Distribuição de empréstimos.

A nova plataforma – Visa Direct - foi desenvolvida par transferência instantânea.
Visa expande soluções para pagamentos digitais no Brasil em 2020

“A plataforma pode ser integrada facilmente por meio de APIs, usando os mesmos padrões de segurança que as transações tradicionais. Essa modalidade de pagamento é inclusiva, pois o público não bancarizado também pode usar a solução por meio de cartões pré-pagos – físico ou virtual”

Olivia Aki, Products & Solutions Director – Push Payments at Visa

Visa expande tokenização

Aprofundando o programa piloto iniciado em 2017, o Visa Token Service substitui dados do cartão por um identificador digital exclusivo, usado para processar pagamentos sem expor dados sensíveis da conta do portador de cartão. A tecnologia desses tokens Visa permite que emissores façam atualizações dinâmicas em credenciais perdidas, roubadas ou expiradas para proporcionar uma experiência fluida a comércios e clientes.

visa-token
A tecnologia da tokenização substitui o tradicional número do cartão por um token.


Com o Visa Token Service, os dados do cartão são substituídos por um identificador digital exclusivo, usado para processar pagamentos sem expor dados sensíveis da conta do portador do cartão. A tecnologia dos tokens Visa permite que emissores façam atualizações dinâmicas em credenciais perdidas, roubadas ou expiradas, para proporcionar uma experiência ainda mais fluida a comércios e clientes.

“Em seis meses, a Visa registrou um aumento de 300% no volume de transações tokenizadas no Brasil em relação ao 12 meses anteriores. Isso aconteceu graças ao aumento da adoção da tecnologia nos estabelecimentos comerciais online. Hoje no país já é possível encontrar o Visa Token Service em sites e aplicativos de mobilidade urbana, delivery de comida, streaming, lojas virtuais”.

Leandro Garcia, diretor de Soluções da Visa do Brasil.

Pagamento 3DSecure

Nos últimos meses, o tema 3DS 2.0 está transformando o e-commerce brasileiro, aumentando a segurança e melhorando a experiência de pagamento. Basicamente, a solução busca tornar a jornada de compra do cliente muito mais fluida e intuitiva.

Os estabelecimentos comerciais terão condições de enviar mais informações da compra aos emissores e isto permitirá que os dados possam ser analisados de maneira rápida e online, e que o portador do cartão seja autenticado de forma silenciosa – sem que haja a interrupção da compra ou que seja necessário solicitar alguma informação adicional.

novo padrão de autenticação 3DS 2.0 avalia se uma operação é legítima ou fraudulenta logo no início do pagamento online com cartões de crédito e débito.
Visa expande soluções para pagamentos digitais no Brasil em 2020

“A plataforma de autenticação da Visa foi concebida partindo do momento zero do checkout da loja online, passando pela autenticação e finalizando com a autorização. Com o 3DS 2.0, estabelecimentos comerciais: terão condições de encaminhar mais dados da compra ao emissor do cartão para que possam auxiliá-lo em promover a autenticação sem que ocorra o desafio ao portador. Já os emissores podem criar regras para autenticação de acordo com a sua política de risco”.

explicou Rogério Abdala, Director, Screening Management & Fraud.

Mudança no mercado de pagamentos

A indústria de tecnologia de meios de pagamento já é uma das mais impactadas pelas mudanças que o consumo digital trouxe ao mundo e ao dia a dia das pessoas. Ficou claro na apresentação dos novos serviços, que a Visa desenvolveu um portfólio de soluções para continuar atuando entre as líderes nesse nicho de mercado com inovações tecnológicas.

O que achou das novidades da Visa para facilitar os pagamentos e recebimentos? Deixe um cometário.

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário