Visa aponta as tendências do mercado para pagamentos em 2018

Visa aponta as tendências do mercado para pagamentos em 2018
A empresa de cartões de crédito e débitos espera que em 2018 o Brasil tenha avanço em métodos de pagamento com 7 inovações que devem se popularizar

Não consumimos hoje como 10 anos atrás, nem também pagamos da mesma maneira. Antes as pessoas se limitavam ao simples “dinheiro ou cartão?”. Hoje as opções de pagamento são inúmeras, de PayPal até Bitcoin.

Com um mundo em constante evolução, os cartões de crédito também mudaram. Bancos que são totalmente virtuais, faça seu cartão direto do aplicativo, pague apenas aproximando o celular da maquineta. Pensando nesse futuro cada vez mais cômodo e virtual, a Visa apresentou 7 inovações que devem se tornar tendências em 2018. Será que você já pratica uma delas?

Pague com o cartão no bolso

006a857810be95aed624d7aa70c771e7 - Visa aponta as tendências do mercado para pagamentos em 2018
Serviços como Samsung Pay devem se popularizar esse ano no Brasil

Pagar com um dispositivo já é uma realidade acessível. Mais aparelhos estão chegando com NFC e mais softwares de pagamento também. Samsung, Apple e Google possuem aplicativos que permitem ao usuário pagar só aproximando seu relógio, celular ou pulseira da maquineta. Segundo a Visa, em 2018 a indústria de pagamentos estará focada em popularizar essa tecnologia no Brasil. Enquanto no nosso país pagamento por NFC ainda é novidade, na Austrália esse método totaliza 92% dos pagamentos eletrônicos, 72% na Nova Zelândia e 63% em Singapura.

Crédito ou débito? A pergunta também será feita na internet

e494f1d52eec43c6713b3e35cc4e887c - Visa aponta as tendências do mercado para pagamentos em 2018
Quem não tem cartão de crédito, caça com cartão de débito da Caixa, é isso?

Obter cartão de crédito não é tão simples. Você precisa de renda numa época que o desemprego está cada vez mais comum. Quando não precisa de renda, você é só mais um numa enorme fila de pessoas que podem ser facilmente recusadas (como no Nubank). Porém, ter um cartão de débito é mais simples. É possível ir a qualquer estabelecimento Caixa Aqui, por exemplo, criar uma Conta Fácil em minutos (sem taxas de manutenção) e esperar o cartão de débito chegar.

Porém, na internet cartão de débito não tem vez. Empresas que chegam a aceitar Bitcoin não suportam compras por débito. Quando se tem opção de débito é para um único banco. A Visa avisa que o ambiente virtual passará a aceitar essas pessoas que possuem somente cartão de débito, incluindo cada mais gente à comodidade de pagar na internet sem sair de casa com boleto.

A inovação pode vir de qualquer lugar

ca0f4c6fb1c8460b632ba63c99a5c97a - Visa aponta as tendências do mercado para pagamentos em 2018
A startup Nubank se tornou uma das maiores fornecedoras de cartão de crédito do Brasil, sem burocracia, sem anuidade e ótimo atendimento

A internet hoje é um verdadeiro trampolim para jovens talentos. Antes, por exemplo, para se lançar uma música era necessário ter contrato com um grande estúdio e passar por muitas etapas de “sobrevivência”. Hoje, coloque a músicas nas diversas plataformas de música e “deixe rolar”! Nos negócios, o investimento está sendo mais fácil também. Startups têm chamado mais atenção que grandes empresas, com ideias inovadoras que quebram paradigmas e fornecem uma concorrência nunca vista antes.

“A inovação aberta vai fundamentar todas as iniciativas de inovação dos pagamentos digitais, porque se nos fecharmos em nosso próprio mundo, certamente seremos ultrapassados.” – Visa

A Visa reconhece que “não existe mais o dono da inovação”, segundo suas próprias palavras, “colaborar é preciso”. Portanto, mais novidades estão vindo para virarem sucessos, seja do interior de alguma cidade dos Estados Unidos ou no Paraná, onde um trio de brasileiros criaram uma espécie de “uber do câmbio”, com troca de moedas sem IOF.

Pague por onde quiser, com segurança

d89e717d9b31ba2e9506232c107be15a 1 - Visa aponta as tendências do mercado para pagamentos em 2018
Comodidade e segurança devem andar juntas

Agora somos nós que escolhemos como queremos pagar. Seja com cartão, smartwatch ou até tatuagem. A Visa reforça que cada vez mais dispositivos e plataformas passarão a servir como meio de pagamento. A preocupação disso também está na segurança, afinal são todos os seus dados bancários navegando pela internet. Pagamentos do cartão para a nuvem passarão ser mais frequentes e ainda assim seguros.

Preparar, apontar e… pagou!

84c01de14b4f7d99e626b5bc49f69fef 1 - Visa aponta as tendências do mercado para pagamentos em 2018
Pagar por código QR é outra facilidade oferecida pela Visa

Pagar por NFC hoje ainda pode ser um tanto confuso. Na maioria das vezes, o operador da máquina sabe nem o que fazer. Assim, a Visa está sugerindo outra forma de pagamento: código QR. É só você abrir o aplicativo do seu banco e usar o leitor de QR no caixa. Confirme o pagamento e é isso! A tecnologia está chegando esse ano ao Brasil.

Qualquer um pode ter um ponto de venda

d06ad4cf0301900c740e2e2a796e5b8e 1 - Visa aponta as tendências do mercado para pagamentos em 2018
A Uol expandiu a plataforma Pagseguro ajudando vendedores a aceitarem cartão de crédito

Ano passado as mini máquinas de cartão dominaram os pequenos pontos de comércio. A Uol começou essa proposta no Brasil com suas máquinas amarelinhas do Pagseguro e são um verdadeiro sucesso. Baratas e mensalidade, elas possuem vários modelos, até um que se conecta pelo celular.

A Visa aposta que em 2018 esses pontos de venda alternativos serão ainda mais abrangentes. Hoje já existe diversos aplicativos que permite transações de várias maneiras. Aproximar o celular do vendedor ao do comprador, por exemplo.

A empresa afirma que nesse ano “O novo POS passa a ser também uma base de lançamento de ofertas capazes de construir relacionamentos e recompensar a lealdade do cliente”. Espera-se pelo crescimento de programas de fidelidade, o que é ótimo. Pagar corridas do Uber e receber descontos em restaurantes é uma das possibilidades. É mais facilidade para empresas e mais comodidade aos consumidores.

Pagamentos serão tão simples quanto mandar uma mensagem

c4a2bb1a9c281314f449e9993eb05b62 1 - Visa aponta as tendências do mercado para pagamentos em 2018
O Messenger é uma forma de pagamento em países selecionados

Literalmente, aliás. A Visa aponta que os aplicativos de mensagem esse ano serão cada vez mais versáteis. Imagine pagar por um produto ou simplesmente o dinheiro que pegou emprestado do amigo dentro do WhatsApp, como se fosse uma mensagem. O Messenger já aceita essa modalidade, mas em países selecionados. No entanto, em 2018 essa facilidade chegará ao Brasil, por vários aplicativos, como Messenger, WhatsApp, WeChat, Line… Quem não vai querer visualizar uma mensagem de dinheiro recebido? 😛

Essas são as previsões da Visa para o Brasil em 2018 na indústria de pagamentos. Muitas inovações estão por vir e com certeza temos muito a receber, recebendo cada vez mais comodidade para pagar do jeito que quiser.

Qual método de pagamento você mais usa ou gostaria de usar? Comente abaixo!

visa aponta as tendências do mercado para pagamentos em 2018 - Visa aponta as tendências do mercado para pagamentos em 2018

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Share via