Traje robótico da Panasonic será o primeiro da história dos Jogos Paralímpicos

foto destacada do Traje Power Assist Panasonic
Traje robótico Power Assist será usado durante os eventos da World Para Lifting e também dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 para reduzir o estresse nas costas dos carregadores

No último dia 25 de setembro, a Panasonic Corporation, parceira global oficial dos Jogos Paralímpicos, anunciou que seu traje robótico Power Assist será usado nos eventos da World Para Powerlifting (WPPO), a entidade mundial responsável pelo levantamento de peso paralímpico, e também nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Vantagens do traje robótico Power Assist

À princípio, o traje robótico Power Assist, modelo ATOUN MODELO Y, da Panasonic, foi inicialmente projetado para auxiliar funcionários que costumam carregar cargas pesadas, como em fábricas, atividades logísticas, obras, fábricas e muitos outros.

O ATOUN MODELO Y, de 4,5kg, foi o escolhido como suporte oficial aos auxiliares/carregadores para o carregamento de pesos de um local para o outro e auxiliar os carregadores durante as competições Paralímpicas. Os trajes contam com sensores internos que detectam os movimentos motores dos membros sincronizados a fim de fornecer aos usuários energia mecanizada para executar tarefas extenuantes com maior facilidade e segurança. Além disso, o traje robótico da Panasonic reduz o estresse na cintura do usuário ao levantar ou abaixar os objetos do chão até a altura da cintura – por isso que é usado no segmento industrial.

Vídeo de apresentação do traje robótico Power Assist

Em 2018, o Power Assist, modelo ATOUN, foi demonstrado com sucesso durante os Campeonatos de Levantamento de Peso para Deficientes da Ásia-Oceania de 2018, em Kitakyushu, assim como na Copa do Japão de Levantamento de Peso para Deficientes de 2017, também na cidade de Kitakyushu, no Japão.

Entre as vantagens apresentadas acima, o traje robótico também garante maior segurança e precisão ao colocar ou retirar os pesos das barras de levantamento de peso, além de facilitar o levantamento de objetos pesados para melhorar a precisão e rapidez do processo, já que haverá uma redução da sobrecarga física imposta aos auxiliadores/carregadores.

Novo traje robótico busca facilitar os auxiliadores no levantamento de peso
Novo traje robótico busca facilitar os auxiliadores no levantamento de peso

Além disso, durante as competições, o traje robótico proporcionará mais segurança aos competidores nas atividades de levantamento de peso.

World Para Powerlifting (WPPO)

O World Para Powerlifting, sob a governança do Comitê Internacional Paralímpico (IPC), é a Federação Internacional do Esporte e está sediada em Bonn, na Alemanha. O Levantamento de Peso Paralímpico é uma competição de supino para atletas de ambos os gêneros, com deficiência nos membros inferiores. As competições são organizadas em 10 classes de peso distintas, variando de 49kg a 107kg (ou mais) para homens e 41kg a 86kg (ou mais) para mulheres.

Experiência demonstrativa do Power Assist Suit durante a Copa de Levantamento de Peso Paraolímpico do Japão de 2017
Experiência demonstrativa do traje robótico Power Assist Suit durante a Copa de Levantamento de Peso Paralímpico do Japão de 2017

Em grandes torneios, é comum que cada auxiliar/carregador manuseie mais de 100 pesos entre 10kg a 50kg.

Os atletas profissionais são capazes de levantar mais de três vezes o peso do próprio corpo. Para isso, os trajes Power Assist atuam assim que as anilhas são levantadas, ativando os mecanismos internos sincronizados, através dos sensores de posicionamento do corpo, com os movimentos da pessoa, com o objetivo de reduzir o estresse nas costas.

Panasonic e os Jogos Paralímpicos

A Panasonic Corporation forneceu pela primeira vez equipamentos de áudio e vídeo para os Jogos Paralímpicos de Inverno de Nagano, em 1998, patrocinou pela primeira vez os Jogos Paralímpicos em 2002 e é um Parceiro Oficial do Comitê Paralímpico Internacional Mundial (IPC) desde 2014.

Satoshi Takeyasu, diretor de Comunicações de Marca da Panasonic, comento que a empresa está honrada em oferecer suas tecnologias para os eventos da World Para Powerlifting e para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

“Estamos comprometidos em usar nossas tecnologias inovadoras para ajudar o comitê dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 a proporcionar a edição dos jogos mais inovadora da história.”

Satoshi Takeyasu, diretor de Comunicações de Marca da Panasonic

Em julho, a Panasonic forneceu seus projetores com rastreamento em tempo real e projeção mapeada em “One Year To Go”, uma cerimônia que marca o início da contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

As soluções da Panasonic visam transformar as Olimpíadas Tóquio 2020 na mais moderna da história. Há mais de 30 anos, a Panasonic apoia oficialmente os Jogos Olímpicos e os Jogos Paralímpicos. Além do patrocínio, a companhia fornece diversas tecnologias, entre equipamentos audiovisuais, eletrodomésticos e bicicletas elétricas.

Durante as Olimpíadas Rio 2016, a empresa disponibilizou projetores, telas, câmeras de transmissão (broadcasting) e segurança (CFTV), reconhecimento de face, monitoramento, softwares de comunicação e equipamentos 4K.

Sobre a Panasonic

A Panasonic é líder mundial no desenvolvimento de diversas tecnologias e soluções eletrônicas para clientes nos setores de consumo de eletrônicos, habitação, automotivo e B2B. A companhia, que celebrou seu 100º aniversário em 2018, expandiu globalmente e agora opera 591 subsidiárias e 88 empresas associadas em todo o mundo, registrando vendas líquidas consolidadas de 71,91 bilhões de dólares no ano fiscal de 2018.

Comprometida a buscar novos valores por meio da inovação em suas diversas divisões de negócios, a Panasonic usa sua tecnologia para criar uma vida melhor e um mundo melhor para seus clientes.

Animado para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020? As Olimpíadas começarão no dia 24 de julho e vai até 9 de agosto do ano que vem. Já os Jogos Paralímpicos terão início em 25 de agosto, até o dia 6 de setembro.

Fonte: Panasonic

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta