Permanência do trabalho remoto em 2021 terá desafios

Trabalho remoto em 2021 cover
Mesmo com o fim do isolamento social, o trabalho remoto ainda vai continuar sendo adotado por uma parcela das empresas

Apesar de algumas empresas estarem se programando para retomar as atividades presenciais, muitas companhias ainda vão continuar adotando o trabalho remoto em 2021. Gigantes como Google e Facebook, por exemplo, já informaram que os colaboradores devem seguir trabalhando em home office até julho. De acordo com informações do Infobase, cerca de 30% das empresas pretendem manter o trabalho remoto depois da pandemia de coronavírus.

O home office trouxe vantagens e desvantagens tanto para os colaboradores quanto para as corporações. Além disso, muitas empresas adotaram o trabalho remoto em caráter emergencial, mas não contavam com ferramentas e protocolos para manter a rotina de trabalho a distância.

Também é preciso ponderar que alguns setores, não conseguem manter 100% da equipe trabalhando em home office.Como é o caso de montadoras, fábricas de laticínios e outros setores que possuem um processo de produção que depende do manual. Isso acaba aumentando os desafios do trabalho remoto em 2021. O ano de 2020 obrigou os empresários a repensar os modelos de negócio. Agora é preciso se preparar para vencer os desafios impostos pela pandemia.

Desafios do trabalho remoto em 2021 para as empresas

Continuar mantendo o trabalho remoto em 2021 ainda vai trazer muitos desafios para as empresas. Segundo a Kaspersky, menos da metade das empresas estavam preparadas para adotar o home office e a falta de preparo acabou prejudicando as operações durante o período de isolamento social. É difícil determinar quais mudanças precisam ser feitas para otimizar o processo de trabalho, pois cada empresa possui necessidades específicas. Mas de modo geral é preciso focar em ferramentas digitais, tecnologia e segurança. 

Uma das principais desvantagens do trabalho remoto é que, a longo prazo, os colaboradores podem começar a ficar desmotivados.Também é preciso ponderar questões de saúde mental. Nesse sentido, existe um esforço maior para manter os funcionários engajados, motivados, saudáveis e produtivos. Uma saída é investir em recursos como gamificação, como a adoção de jogos corporativos, realizar happy hour virtual e oferecer canais de assistência psicológica, por exemplo. 

Trabalho remoto em 2021
A expectativa é que o trabalho remoto em 2021 continue em alta, e comece a ser regulamentado pelas leis trabalhistas

Também é preciso investir em ferramentas que otimizem a comunicação e a gestão de tarefas. Aplicativos como Trello, Asana, Slack e Microsoft Teams podem ser opções interessantes. Além disso, é preciso adotar recursos durante o trabalho remoto em 2021. Serviços de VPN são altamente recomendados para manter a rede corporativa mais segura e evitar ataques, sobretudo, durante o trabalho remoto. As plataformas de cloud também podem facilitar o trabalho remoto em 2021, pois permitem que os colaboradores acessem informações internas de qualquer lugar pelo navegador. Segundo a Gartner, as empresas vão investir mais em ferramentas de nuvem e dados em 2021.


Uma das principais vantagens do trabalho remoto para as empresas é o corte de despesas, já que há uma economia com aluguel, energia, água e limpeza. Porém, mesmo com a economia mensal, muitas empresas sentem a necessidade de manter uma rotina de trabalho principal. Nestes casos, uma das melhores alternativas é adotar uma escala de trabalho híbrida. Permitindo que os colaboradores cumpram parte carga horária de trabalho no escritório e outra parte em home office.

Fonte: Infobase; Venture Beat; SEBRAE; 99 Jobs

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário