Principais tendências de inteligência artificial para 2021

Tendências de inteligência artificial
Robôs inteligentes, realidade virtual e automação vão continuar em alta nas tendências de inteligência artificial para o próximo ano

O ano de 2020 foi bastante atípico, com a pandemia de coronavírus as pessoas tiveram que se adaptar rapidamente a novos hábitos de consumo, trabalho e interação social. Para não fechar as portas, indústrias e empresas ao redor do mundo encontraram na Inteligência Artificial (IA) uma alternativa para continuar operando. Tecnologias como realidade virtual (RV), automação inteligente e robótica estiveram em alta este ano e serão algumas das tendências de inteligência artificial para 2021, segundo a Forrester.

A pandemia acabou impulsionando o desenvolvimento de novas tecnologias capazes de auxiliar o setor industrial, inclusive, o conceito Smart Factory  ou Fábricas Inteligentes, em tradução direta, ganhou força este ano e a expectativa é que as conexões loT industriais cheguem a 37 milhões nos próximos cinco anos.

Aumento de patentes relacionadas a IA dão pistas para o futuro

Tendências de inteligência artificial
Crescente aumento de patentes IA mostra que as empresas estão empenhadas em desenvolver novas tecnologias com inteligência artificial

A World Intellectual Property Organization (WIPO) ou Organização Mundial de Propriedade Intelectual, publicou um relatório sobre as tendências de inteligência de artificial. De acordo como o relatório, é possível observar um aumento no número de patentes relacionadas a IA.

As empresas de tecnologia de diferentes setores estão patenteando um quantidade maior de tecnologias IA. Segundo os dados do WIPO, a Microsoft possui 18.300 patentes em seu nome. Além disso, gigantes como IBM, Qualcomm, Samsung e Google também tiveram um aumento na quantidade de patentes relacionadas a inteligência artificial. A partir dos dados do relatório é possível observar que as empresas estão de olho no futuro e dispostas a investir em soluções de IA a longo prazo.

Tendências de inteligência artificial que estarão em alta

Algumas tendências de inteligência artificial que estarão em alta em 2021, foram impulsionadas durante a pandemia. A automação inteligente é uma delas. A lista com as tendências de tecnologia estratégica do Gartner também chama a atenção para o uso da automação inteligente para otimizar o processo fabril. 

Robôs inteligentes, dispositivos loB (Internet de Comportamentos) capazes de mensurar o comportamento dos colaboradores, máquinas IA, foram alguns dos destaques deste ano. De acordo com a Forrester, as mudanças que as empresas tiveram que fazer para se adaptar a pandemia vão mudar a estrutura de trabalho daqui para frente. Os empreendedores perceberam que adotar a automação inteligente gera um ganho significativo de tempo e eficiência, portanto, a tendência veio para ficar.  

As previsões da Forrester indicam que em 2021 uma das tendências de inteligência artificial será a extração de dados de documentos por meio de IA. Vale lembrar que o Google anunciou há pouco tempo o lançamento da sua nova plataforma de análise de documentos baseado em inteligência artificial. O Document AI (DocAI) é capaz de fazer a leitura de documentos e extrair informações como nomes, número de conta, endereços, entre outras. Ou seja, as empresas de tecnologia estão atentas à essas tendências de inteligência artificial e trabalhando em soluções para que outras organizações consigam aplicar essas soluções tecnológicas em suas rotinas.

Tendências de inteligência artificial
As tendências de inteligência artificial aplicadas ao setor industrial vão auxiliar na otimização de processos internos

Outra tendência que cresceu durante a pandemia e deve ser bastante usada no próximo ano é a realidade virtual. Muitas empresas começaram a usar a realidade virtual para tentar aproximar a equipe durante o trabalho remoto. Por meio de óculos RV e ambientes simulados, os colaboradores puderam ter a experiência de interagir como se estivessem de fato no escritório físico. A tendência é que essas simulações criem experiências cada vez mais próximas do real, podendo ser uma alternativa para empresas que não pretendem retomar as atividades presenciais depois da pandemia, por exemplo.

As corporações precisam se atentar para o crescente aumento de soluções e ferramentas IA e como adotar esses recursos internamente. A inteligência artificial precisa ser enxergada como uma aliada do setor empresarial. Segundo a Forrester até 2021 mais de um terço das empresas vão usar alguma tecnologia IA e aquelas que não investirem em inteligência artificial correm o risco de ficar para trás.


Fonte: Forrester; Interesting Engineering

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário