As tendências de cloud e dados que esperamos para 2021

As tendências de cloud e dados que esperamos para 2021. Em 2021, os efeitos de 2020 e da pandemia ainda serão sentidos, deixando bem claro as tendências de cloud para o futuro
Em 2021, os efeitos de 2020 e da pandemia ainda serão sentidos, deixando bem claro as tendências de cloud para o futuro

Quando esperávamos 2020, a expectativa geral das tecnologias que iriam ditar o rumo do ano eram coisas como o 5G e afins. Porém, com a turbulência do ano que passou e sua pandemia, a nuvem ficou bem mais importante que o esperado. A empresa Gartner prevê que o aumento do uso das plataformas de cloud e dados irá continuar em 2021, saindo dos 258 milhões de dólares em 2020 para 307 milhões de dólares em 2021.

Os especialistas em geral acreditam que em 2021 questões como uso de ferramentas de nuvem e afins serão olhadas e abordadas pelos principais provedores de plataformas de serviços em nuvem, sendo quatro tendências de cloud em especial que ditarão os rumos, confira.

O céu é o limite para a nuvem

Tendências de cloud
As tendências de cloud e dados que esperamos para 2021


No ano de 2020, muitas empresas e negócios tiveram que se adaptar à abordagem online, e a nuvem permitiu que as características mais importantes do trabalho remoto fossem transmitidas para o campo de trabalho online. Com a previsão de especialistas que o número de pessoas trabalhando de casa em 2021 irá dobrar, então os serviços em nuvem continuarão tendo um papel importante.

A previsão principal é que durante os próximos 5 anos o ambiente de trabalho seja híbrido, sem uma adoção completa da nuvem ainda. Mas isso dará tempo das empresas e das plataformas se prepararem para uma eventual transição completa.

A cloud e a democratização da informação

Tendências de cloud
As tendências de cloud e dados que esperamos para 2021

Especialistas esperam que com o advento da implantação da nuvem em locais de trabalho, funcionários que não fazem parte dos departamentos ligados diretamente à tecnologia irão ter noção da plataforma e ter mais informações disponíveis. A expectativa é que empresas invistam em treinamentos e outros serviços de gerenciamento, sem uma dependência de outros setores na área de TI.

Isso é demonstrado pela reação de algumas empresas que tinham investido em “transformações digitais”, mas que com a pressão da pandemia perceberam grandes defeitos em suas implantações. O cenário da pandemia permitiu que defeitos e afins fossem identificados mais facilmente, construindo novos métodos de implantação que englobem essas questões.

Autenticação em vários níveis

Tendências de cloud
As tendências de cloud e dados que esperamos para 2021


Com a mudança para o trabalho remoto, os incidentes de segurança de informação aumentaram. É claro que com isso, empresas planejam aos poucos melhorar a forma com que a segurança é feita, tendo o novo cenário de um ambiente feito para a nuvem como base. As soluções de segurança nesse caso são focadas em métodos de autenticação e de identificação, já que nem todos os usuários estarão compartilhando a mesma internet.

Soluções sugeridas vão desde uma autenticação em vários meios, verificando desde a conexão que o funcionário usa até a velocidade em que ele digita, criando uma verdadeira identidade digital para eles.

Design nativo para a cloud

Tendências de cloud
As tendências de cloud e dados que esperamos para 2021


Com a mudança para interações via cloud feita em 2020, muitos softwares acabaram sendo notavelmente percebidos como feitos para outros tipos de conexões e estruturas de rede, não se adequando bem ao modelo estabelecido para o home-office. A expectativa geral é que as empresas de software comecem a trabalhar em atualizações para os softwares que os tornem mais compatíveis com cloud, e que muitas empresas comecem a hospedar seus serviços principais em grandes empresas de computação em nuvem, para um acesso melhor.

O futuro


Os próximos meses são cheios de incertezas, mas a introdução de cloud em vários tipos de atividades de trabalho diferentes irão ajudar e muito as empresas e os funcionários. A escolha de soluções que melhor se aplicam a como a empresa funciona também estarão disponíveis, e cada vez mais a mudança para as plataformas de nuvem irá acontecer. Embora certas dúvidas sobre a nuvem ainda existam, ela se prova extremamente efetiva.

No fim, com o fim da pandemia ou não, a implantação dessas situações de cloud só irá ajudar as empresas, preparando elas para novas formas de negócio e operação.

Fonte: The Next Web

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário