Intel anuncia o T700, primeiro modem 5G de sua parceria com a MediaTek

t700 5g
T700 já foi passou por testes de campo e os primeiros notebooks com o chip deverão ser lançados no início de 2021

Mais de um ano depois de ter aparentemente abandonado o mercado de desenvolvimento de chips 5G, a Intel revelou na última quinta (6) o T700 5G, modem 5G desenvolvido em uma parceria entre a empresa e a MediaTek.

Baseado no Helio M70, modem lançado pela MediaTek em maio do ano passado e que foi desenvolvido para ser usado em smartphones do tipo intermediário, o T700 funciona com a tecnologia sub-6 (um tipo de sinal 5G abaixo dos 6 GHz de frequência, que oferece velocidades um pouco menores mas com uma qualidade de conexão bem mais estável), dando suporte total a esta tecnologia tanto nas redes que se utilizam de parte da estrutura LTE (4G) para funcionar quanto naquelas que possuem toda uma infraestrutura própria.

O anúncio oficial ainda revela que o papel da Intel na parceria foi o de garantir a integração entre sistemas (o chip e os computadores e notebooks da Intel), desenvolver plataformas de otimização e validação e dar toda a assistência necessária para as fabricantes que usarão o T700 em suas máquinas. Isso quer dizer que todo o processo de arquitetura e fabricação do modem em si ficou a cargo da MediaTek.

Segundo Joe Chen, presidente da MediaTek, a parceria com a Intel foi algo que surgiu naturalmente com o crescimento da divisão de 5G da empresa, e foi uma oportunidade única para que a companhia conseguisse expandir para além do mercado de smartphones e entrar também no de computadores.

A revelação do chip T700 ocorre cerca de um ano depois da Intel ter vendido toda a divisão de modems da empresa para a Apple, após ter passado por muitos problemas no desenvolvimento de seus primeiros modems 5G. 

Quando os primeiros computadores com o T700 5G deverão ser lançados?

t700 5G intel mediatek
Presidente da MediaTek mostrando o circuito original do T700 5G (Imagem: Mediatek)

No anúncio oficial do novo componente, a Intel e a MediaTek revelaram que o T700 já passou por testes em campo que atestaram a capacidade do componente de efetuar chamadas e se conectar à internet usando redes 5G, então há uma grande chance de que os primeiros aparelhos utilizando o chip não demorem tanto para serem lançados no mercado.

Em entrevista para o site Android Authority o vice-presidente da divisão de plataformas móveis da Intel, Chris Walker, revelou que a companhia deverá começar a enviar os primeiros kits de desenvolvimento que utilizam o T700 para seus clientes até o fim deste trimestre (ou seja, até o final de setembro), e ele espera que os primeiros notebooks com o componente sejam lançados no começo de 2021.

Apesar de a Intel e a MediaTek estarem trabalhando para que os primeiros notebooks com o T700 cheguem relativamente rápido no mercado, as empresas correm contra o tempo pois estão “atrasadas” na corrida pela computação com suporte a 5G. Isto porque empresas como a Dell e a Lenovo, que utilizam os modens da Qualcomm, já estão lançando este ano seus primeiros notebooks com suporte a redes 5G.

Fonte: Android Authority

Tags

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário