Sinalização digital pode mudar o futuro da comunicação entre marcas e clientes

Sinalização digital-samsung-divulgação
Telas touchscreen, painéis virtuais e outdoors inteligentes são algumas soluções de sinalização digital para o futuro

A sinalização digital é um modelo de comunicação no qual são usadas soluções eletrônicas como displays, painéis interativos, outdoors inteligentes, entre outros, para divulgar, distrair ou informar os consumidores. As soluções de sinalização digital são comuns em pontos de vendas (PDVs) e podem auxiliar as empresas e marcas a aumentar o engajamento e facilitar a comunicação. 

Como já mostramos por aqui, a pandemia de coronavírus acabou acelerando o processo de digitalização das empresas. Muitos empresários apostaram em soluções com inteligência artificial (IA), realidade virtual (RV) e automação inteligente para contornar a crise e continuar operando. E a tendência é que essas soluções continuem em alta em 2021. Com a sinalização digital não é diferente, a tendência é que o recurso continue em alta mesmo com o final da pandemia. 

De acordo com a Samsung, em março deste ano restaurantes drive-thru dos Estados Unidos viram o faturamento aumentar em relação ao mesmo período do ano passado. Os números passaram de US$8 bilhões (2019) para US$ 8,3 bilhões (2020). Para continuar trabalhando, mesmo com as restrições causadas pela pandemia, e mantendo funcionários e clientes protegidos, empresas drive-thru investiram em dispositivos de sinalização digital para melhorar a experiência do cliente.

A Samsung, por exemplo, foi contratada pela loja drive-thru do Starbucks na Coreia do Sul para fornecer os Smart Outdoor Signage. O painel digital inteligente da Samsung será instalado no Starbucks da cidade de Uiwang Cheonggye e deve estar presente em cerca de 40% das lojas que serão abertas na Coreia. 

Sinalização digital starbucks divulgação samsung
Outdoor inteligente da Samsung para o Starbucks na Coreia

A proposta da sinalização digital externa é permitir que os clientes consigam se relacionar com as marcas e solicitar comandos sem a necessidade de contato físico, por exemplo. Ainda, de acordo com a Samsung, os dispositivos de sinalização digital externos contam com resistência a água e poeira, com proteção IP56. Vale ressaltar que a Samsung é uma das líderes do setor de sinalização digital, conforme aponta o relatório Global Digital Signage Market Size, Status and Forecast 2026, que avalia o tamanho do mercado global de sinalização digital e as previsões de crescimento até 2026.

Empresas nacionais estão de olho na sinalização digital

As empresas brasileiras estão de olho na tendência. Em novembro, a Fast Shop inaugurou um novo conceito de loja no Shopping Ibirapuera, em São Paulo. A varejista apostou em soluções de sinalização digital para melhorar a experiência dos consumidores. 

Na nova loja, os clientes podem usar QR Code para realizar o pagamento de produtos pelo celular e depois ir até o caixa apenas para retirar a mercadoria. A solução faz parte do sistema Scan, Pay & Go da Fast Shop que visa agilizar o processo de pagamentos na loja física. A loja também adotou as etiquetas eletrônicas ao invés das etiquetas tradicionais e telas digitais que reproduzem os produtos que estão à venda na loja online. 

A sinalização digital pode ajudar a manter o engajamento com clientes fiéis à marca, mas também pode atrair novos consumidores em potencial. A adoção de painéis digitais em um PDV, por exemplo, pode atiçar a curiosidade das pessoas que passam pelo local, o que acaba chamando mais atenção para o negócio. 

Além disso, a sinalização digital pode ser adaptada para diferentes perfis de comunicação comercial. Existem várias opções de sinalização digital como telas touchscreen que podem ser usadas para solicitar pedidos, senhas, visualizar cardápios, dentre outras. Soluções de vitrines digitais, display para o caixa ou balcão que podem ser usados para divulgar promoções e informações. 

A sinalização digital pode, inclusive, diminuir os custos com propaganda, já pode ser usada como uma alternativa para diminuir a impressão de banners, panfletos e peças gráficas em geral.

Fonte: Samsung; eMobile

Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário