Samsung se une a UNICEF em parceria que promove maratona de criação de apps com estudantes

screenshot 20180426 191720 - Samsung se une a UNICEF em parceria que promove maratona de criação de apps com estudantes
A parceria entre a Samsung e a UNICEF tem como objetivo a diminuição do número de crianças e adolescentes com atraso escolar.

Esta semana, a Samsung e o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) anunciaram uma parceria com foco na melhoria da qualidade da educação dos brasileiros em escolas públicas.

Além disso, tal parceria visa reduzir o número de crianças e adolescentes com a educação atrasada. Conheça mais sobre:

Samsung e UNICEF se unem em uma parceria do bem

Mas então, por onde começarão este processo? O primeiro passo se trata da “Maratona UNICEF Samsung”. Neste caso, a maratona tem seu foco em programação e tecnologia.

UNICEF Logo - Samsung se une a UNICEF em parceria que promove maratona de criação de apps com estudantes

Com a ajuda da Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) e do programa Brasil Mais TI, o evento conseguiu sair do papel.

A maratona, que teve inicio quarta-feira (25), unirá alunos de escolas públicas e profissionais de tecnologia. Assim, eles criarão aplicativos para as áreas de: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

No final disso tudo, alunos do ao 9º anos serão os maiores beneficiados do projeto. Já que eles poderão melhorar suas táticas de aprendizado com os futuros aplicativos.

“Hoje, no Brasil, cerca de 3 em cada 10 alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio têm dois ou mais anos de atraso escolar. Reverter esse quadro passa, necessariamente, pelo envolvimento de crianças e adolescentes na busca por soluções para os desafios da sala de aula. Ao lançar essa maratona, que une alunos e especialistas em tecnologia para criar aplicativos que contribuam com o sucesso escolar, o UNICEF e a Samsung firmam seu compromisso pelo direito de aprender”, afirma Ítalo Dutra, Chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

jJ1TdV - Samsung se une a UNICEF em parceria que promove maratona de criação de apps com estudantes

Enquanto a Samsung atua como mentora do projeto, o UNICEF dará apoio pedagógico a todas as equipes. Vale ressaltar que parceiros do UNICEF como o Ministério da Educação e o CIEB também farão parte.

Como consequência, o projeto acabará estimulando jovens a entrar no mundo da programação. Isso segundo Ana Beatriz Pires, que é gestora da maratona.

“Uma das propostas do Brasil Mais TI é despertar a vocação e fomentar a entrada de novos profissionais em um setor em franco processo de crescimento e considerado estratégico para o país”, afirma a gestora.

Como participar

Podendo se inscrever entre os dias 25 de abril e 25 de maio, somente equipes com cinco integrantes poderão participar. Ah, e, o site para fazer isso se encontra neste link.

screenshot 20180426 191720 - Samsung se une a UNICEF em parceria que promove maratona de criação de apps com estudantes

Depois deste período, a “Maratona UNICEF Samsung” será dividida em 3 etapas. Em sua primeira fase, 32 equipes serão escolhidas com base em suas propostas. Essa fase ocorrá entre os dias 26 de maio e 11 de junho,

Logo após isso, na segunda fase que ocorre de 12 de junho a 31 de julho, tais equipes desenvolverão seus aplicativos com o devido suporte oferecido.

No final desta etapa, os protótipos criados serão testados em escolas entre os dias e 31º de agosto. Com isso, a terceira fase existe para entrega de certificados e bolsas de benefício – entre os dias 24 e 28 de setembro – para cada participante.

E você, curtiu a iniciativa? Com certeza fará muita diferença para vida de algumas pessoas. Mas, nos fale o que pensa nos comentários logo abaixo!

Leia também

Samsung promove Galaxy A8 e A8+ com playlists personalizadas no Spotify

Comentários do Facebook

Share via