Samsung Ocean e InovaUSP inauguram novo laboratório de tecnologia em São Paulo

Novo laboratório da Samsung em parceria com a InovaUSP possui 400 m² e promete ser um farol para estudantes de todas as áreas e startups

Nesta segunda-feira (10), a parceira entre Samsung e InovaUSP gerou novos frutos e inaugurou o segundo laboratório de tecnologia e inovação com foco em empreendedorismo em São Paulo. Em um local com mais de 400m², localizado no edifício da InovaUSP, em um lugar prestigiado dentro da Universidade de São Paulo, a segunda unidade do Projeto Ocean na capital paulista tem como objetivo reunir estudantes de diversas áreas de atuação.

O novo laboratório possui uma causa nobre, tendo como principal diretriz a busca incessante em disseminar conhecimento em empreendedorismo, por meio de treinamentos, mentorias e atividades hands-on, e fornecendo ainda infraestrutura e ambiente adequados para estudantes de graduação e pós-graduação.

Tanto a Samsung quanto a InovaUSP acreditam que o espaço irá promover um ambiente adequado para que desenvolvedores e jovens empreendedores tenham a oportunidade de transformar suas ideias em soluções reais e protótipos, gerando potenciais novos negócios e novos empreendedores atuantes no mercado de trabalho, sempre com olhos e pés na inovação e tecnologia.

Com endereço privilegiado, o novo laboratório do projeto Samsung Ocean servirá como farol aos estudantes de diversas áreas da USP
Com endereço privilegiado, o novo laboratório do projeto Samsung Ocean servirá como farol aos estudantes de diversas áreas da USP

O projeto Samsung Ocean é uma iniciativa da empresa coreana no Brasil e tem como principais pilares a tecnologia, inovação e educação. Na prática, em parceria com Universidades no circuito São Paulo-Manaus, a Samsung consegue promover capacitação tecnológica à comunidade e fomentar a criação de empresas de base tecnológica e startups, principalmente.

Não bastasse suas instalações modernas, o programa Ocean na USP oferece gratuitamente treinamentos técnicos combinados com temas relacionados à usabilidade e ao empreendedorismo, além do contato com especialistas da empresa e do mercado. Mais de 71 mil pessoas já foram beneficiadas pelo projeto e cerca de 3.300 sessões de treinamentos, workshops e eventos foram realizados pela iniciativa.

O novo laboratório do Ocean na capital paulista fica no InovaUSP, localizado na Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 370, 1º andar do Centro de Inovação da USP, um dos mais modernos da Universidade. A primeira unidade do Samsung Ocean se localiza na Escola Politécnica da USP, em uma parceria que já tem quatro anos. Além destas duas unidades em São Paulo, há uma terceira em Manaus, no campus da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Samsung Ocean e InovaUSP e o empreendedorismo

Placa de inauguração de novo laboratório do projeto Samsung Ocean no prédio da InovaUSP
Placa de inauguração de novo laboratório do projeto Samsung Ocean no prédio da InovaUSP

Uma das grandes vitórias promovidas pela iniciativa é o seu fácil acesso. Não é necessário ser um estudante de determinada área para fazer parte do projeto. Pelo contrário. Em uma operação conjunta, a USP e a Samsung promoverão atividades para estudantes de graduação e de pós-graduação, além de treinamentos gratuitos para o público externo focando em aceleração de potenciais novas startups de tecnologia.

“Esse novo espaço tem como objetivo disseminar o conhecimento em empreendedorismo, por meio de treinamentos e mentorias, e fornecer infraestrutura e ambiente adequados para que estudantes de graduação, desenvolvedores e jovens empreendedores tenham a oportunidade de transformar seus objetivos e ideias em soluções reais gerando, assim, potenciais novos negócios, eventualmente com a própria Samsung, ou até mesmo aumentando sua empregabilidade”

Luís Guilherme Selber, Gerente de Inovação na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.

Tanto a Samsung quanto a USP acreditam que o acesso à equipamentos e ao conhecimento da Samsung sobre tecnologias, como a Internet das Coisas, permitirá a ampliação das pesquisas em tecnologia, abrangendo diversas áreas da USP. Aos olhos de Prof. Eduardo Zancul, essa parceria permite avanços significativos, como na badalada tendência na área industrial de máquinas com sensores comandarem os processos de produção e conversarem entre si.

“Isso é a chamada indústria 4.0 ou quarta revolução industrial. A tecnologia baseada na Internet das Coisas que será desenvolvida no laboratório, possibilitará avançarmos nossas pesquisas com esse tema”

Prof. Eduardo Zancul, coordenador do Convênio entre a USP e a Samsung

Selber também destacou que a tecnologia de Internet das Coisas será tema de atividades desenvolvidas em conjunto com a USP. “A Samsung tem uma perspectiva de conexão de tudo que ela produz nos próximos anos, ou seja, todos os dispositivos se conectando entre eles e as pessoas, e é um tema muito atual na Escola Politécnica e em outras unidades da USP. Percebemos uma sinergia muito grande nesse assunto”, termina.

O evento Intelligence of Things Week marcará a abertura da nova unidade, entre os dias 9 e 12 de dezembro, com palestras e atividades práticas gratuitas focadas em Inteligência Artificial e Internet das Coisas.

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: