Samsung Creative Startups realiza bootcamp com empresas em São Paulo

Samsung Creative Starups
Os selecionados pelo programa terão chance de participar de um intercâmbio na Coréia do Sul, além de ganharem R$ 200 mil

A Samsung realizou um bootcamp, um programa de ensino imersivo, no Samsung Ocean USP, em São Paulo, durante os dias 19, 20 e 21, para as startups pré-selecionadas para a quarta rodada do Samsung Creative Startups.

A iniciativa da empresa sul-coreana em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Centro Coreano de Economia Criativa e Inovação (CCIE), que visa identificar, selecionar e oferecer suporte a empreendimentos de base tecnológica inovadoras em áreas de interesse da Samsung.

O evento serve de apoio para a escolha das startups para o Batch 4 da iniciativa.

Funcionamento

O Samsung Creative Startups funciona por meio de um sistema de rodadas, com duração de aproximadamente seis meses. Em Janeiro, houve um bootcamp no Samsung Ocean de Manaus, onde 12 empreendimentos pré-escolhidos da região Norte participaram e expuseram suas ideias.

As startups pré-selecionadas apresentaram soluções em segmentos como IoT (Internet das Coisas), agronegócio, educação e na área de saúde. Na imersão em São Paulo, 20 startups previamente escolhidas puderam expor as suas soluções e poderão ser selecionadas para a aceleração.

O programa irá selecionar até 20 empresas de todo Brasil para participar do Batch 4, sendo dez somente da região Norte do país. Os escolhidos serão premiados com R$ 200 mil, livre de Equity, para ser utilizado exclusivamente em atividades de desenvolvimento e aprimoramento de produtos e serviços, conforme as regras regidas pela Lei da Informática (Lei n° 8248, de 23 de Outubro de 1991). A Samsung planeja, entre 2015 e 2020, investir US$ 5 milhões no programa.

Creative Startups em São Paulo
Evento reuniu mais 20 startups para bootcamp em São Paulo

Conheça as startups pré-selecionadas para a 4ª rodada do Samsung Creative Startups:

Agrosmart – Campinas, SPRemédioCerto – São Paulo, SP
AinBio – Rio de Janeiro, RJRequisito Tecnologia (Mindfy) –  Goiânia, GO
Birdie – São Paulo, SP
StoryMax – São Paulo, SP
BrainYT – Belo Horizonte, MGSintesoft – Salto, SP
DYNVERTISE – Rio de Janeiro, RJSensorial Sports – Ribeirão Preto, SP
Epistemic – São Paulo, SPVetpix – Belo Horizonte, MG
Fofuuu – São Paulo, SPALLtism – Manaus, AM
HOOBOX Robotics – Campinas, SPCarlos’s Startup – Manaus, AM
iagro – inteligência no agronegócio
– Campinas, SP
FEP’s – Manaus, AM
Indwise – Belo Horizonte – MGGblima – Manaus, AM
Laticin – Itajubá, MGHabitus – Manaus, AM
Olivas Acessibilidade Digital – Campinas, SPIntegratum – Manaus, AM
Primeira Mesa – Sorocaba, SPInvetors Engenharia e Representação – Manaus, AM
Projeto Redação / EssAI – Goiânia, GOKeep Smiling – Manaus, AM
Lazu – Manaus, AMRealVM – Manaus, AM
TECHNURSE SOLUÇÕES – Manaus, AM

Atividades do Samsung Creative Startups

As empresas que foram selecionadas para ingressar no programa participam de uma bateria de atividades, desenvolvidas ao longo da rodada. São as mais importantes:

  • Apresentação das startups para equipe especializada da Samsung, por meio de Pitch Sessions;
  • Mentoria com equipe técnica da Samsung sobre temas estratégicos, tais como economia criativa, design de produtos, marketing digital e tecnologias da empresa;
  • Desenvolvimento de modelo de negócios;
  • Suporte e apoio de incubadoras selecionadas pelo programa;
  • Treinamentos focados na criação de empreendimentos inovadores, inspirado no modelo coreano de cultura de economia criativa, implantado na Coreia do Sul pelo CCEI Daegu. 

Paulo Quirino, coordenador Nacional do Programa Creative Startups na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung, destaca que, além de todo esse pacote de benefícios, as empresas também têm acesso aos profissionais da Samsung e contam com ajuda especial para conversar com áreas atendidas pela empresa, entre outros auxílios.

Samsung Creative Startups
Paulo Quirino, coordenador do evento (créditos: Nova Post)

Ao final da rodada, as startups podem ser indicadas para um intercâmbio cruzado na Coreia do Sul, onde poderão mostrar suas ideias e soluções desenvolvidas durante o programa para investidores asiáticos. 

Quirino continua afirmando que a ideia de realizar um bootcamp é para que o programa tenha a oportunidade de conhecer melhor as empresas e observar quem demonstra interesse pelo programa.

“Isso ajuda na assertividade da seleção e também serve para que as startups aproveitem uma experiência diferente, rica em conhecimento. Essa é a primeira vez que as equipes pré-selecionadas passarão por atividades antes do programa começar”, termina.

“Os resultados do programa confirmam o sucesso da parceriaAtravés da rede de incubadoras, que recebe as startups do programa, são oferecidas as ferramentas para que a empresa nascente chegue estruturada, com um produto melhor desenvolvido e know-how ao mercado, porque é isso que transforma ideias em grandes projetos.” – José Alberto Sampaio Aranha, presidente da Antropec.

Samsung Ocean

Samsung Ocean USP
Samsung Ocean em São Paulo

O Samsung Ocean é uma iniciativa da empresa sul-coreana que estimula o desenvolvimento de empresas de base tecnológicas (startups), incentivando a evolução de soluções em tecnologia móvel com uso de plataformas e ferramentas da própria empresa ou do mercado.

As instalações do Samsung Ocean, em São Paulo e Manaus, possuem estruturas modernas e oferecem um programa de capacitação técnica para startups relacionados à usabilidade e ao empreendedorismo.

Segundo a empresa, mais de 52 mil pessoas já participaram da iniciativa. A temporada 2019 do Samsung Ocean vai oferecer, pela primeira vez no programa, aulas de inteligência artificial (IA).

Samsung: Diversidade e inclusão acima de tudo

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta