Com diversificação de sua atividade, receita da BlaBlaCar cresceu 71% em 2019

bla bla car office 01
Serviços diversificados explicam crescimento da BlaBlaCar. Empresa já oferece serviço de ônibus, dentre outros

A francesa BlaBlaCar, considerada a maior plataforma de caronas do mundo, encerrou 2019 com bons números. No ano passado, a receita da startup cresceu 71% em comparação a 2018. A diversificação de suas atividades em 2019 explica a alta. Em alguns mercados, ela oferece viagens de ônibus e até bilhetes de transporte.

O serviço da BlaBlaCar é mais conhecido por permitir viagens compartilhadas de longa distância. Se você estiver indo de uma cidade para outra, poderá localizar um veículo com assento livre e reservar uma carona. No Brasil, por exemplo, é possível ir de São Paulo a Campinas (SP) ou de Florianópolis a Porto Alegre por valores mais acessíveis que os praticados por empresas de ônibus.  

O BlaBlaCar realiza viagens compartilhadas
A BlaBlaCar realiza viagens compartilhadas

Atualmente, a BlaBlaCar vai além das caronas. Em novembro de 2018, ela adquiriu a Ouibus por € 101 milhões e passou a oferecer viagem similar ao de ônibus de rodoviárias. Com a aquisição, o nome passou a ser BlaBlaBus. O serviço de ônibus atende 400 cidades da Europa. 

Além disso, a francesa trabalha com o BlaBlaLines. Trata-se de um mercado de carpooling (“Carona solidária”, em tradução livre) para viagens diárias entre sua residência e o trabalho, e tem como um de seus concorrentes o Waze Carpool. O BlaBlaLines conseguiu atrair quase 2 milhões de usuários.  

BlaBlaBus é o serviço de ônbus da startup
BlaBlaBus é o serviço de ônibus da startup

Com esses e outros produtos no portfólio, a startup fechou 2019 com 87 milhões de usuários, sendo 17 milhões deles referentes apenas ao ano passado. Em todos os seus serviços, foram 70 milhões de passageiros transportados em 2019.

Com a greve ferroviária que paralisou a França, a plataforma de caronas alcançou 135 mil passageiros em um único dia, considerado um recorde. 

BlaBlaCar no Brasil

A BlaBlaCar opera no Brasil há quatro anos. Ela atende cerca de 2.700 cidades brasileiras e, segundo a própria empresa, o Brasil é um mercado com crescimento mais rápido da plataforma. O país sul-americano também é o terceiro maior do mundo em quantidade de volume de viagens. 

BlaBlaCar opera no Brasil há quatro anos
BlaBlaCar opera no Brasil há quatro anos

“O cenário brasileiro é propício para a expansão das viagens compartilhadas”, disse Julien Lafouge, CFO global da BlaBlaCar. “Além da projeção de dobrar a quantidade de caronas em 2020, em breve traremos parcerias com empresas de ônibus para levar à população mais opções de transportes intermunicipais integrados na plataforma”, completou. 

“A tendência global de crescimento da economia compartilhada como forma sustentável de otimizar recursos é evidente nos grandes centros, principalmente em países desenvolvidos. Com a expansão das caronas compartilhadas no Brasil, a eficiência do transporte rodoviário cresce exponencialmente, bem como os inúmeros efeitos positivos para o meio ambiente, para as finanças pessoais e, por consequência, para toda a sociedade”.

Ricardo Leite, diretor geral da empresa no Brasil.

Após enfrentar alguns empecilhos de crescimento há alguns anos, a BlaBlaCar planeja, novamente, expandir o número de funcionários, dobrando o tamanho de sua equipe de engenharia este ano.

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário