Realidade estendida dará um grande passo em empresas com a adoção do 5G

Realidade estendida e 5G
Alta velocidade e baixa latência da rede 5G vão permitir a expansão da realidade estendida no mundo corporativo

A integração entre o mundo real e mundo virtual está se tornando cada vez mais difundida, seja para o lazer ou para aplicações profissionais. Com a realidade estendida, recursos de realidade aumentada – que projeta informações sobre o mundo real – e de realidade virtual – em que o usuário é imerso em um mundo completamente virtual – permitirão a fusão entre o real e virtual, abrindo um novo campo de possibilidades.

O grande desafio para a implementação da realidade estendida é o grande volume de dados e a capacidade de processamento necessários para criar, de forma natural, este ambiente virtual que se mescla com o ambiente real. A capacidade atual de redes de telefonia móvel, bem como de redes industriais e domésticas, limita este tipo de experiência.

O 5G surge como a peça que faltava para a maior adoção da realidade estendida. Com a baixa latência e as altas velocidades que podem ser alcançadas nesta nova tecnologia de rede, tanto a transferência de grandes volumes de dados para os dispositivos quanto a troca de informações com servidores externos (que aumentam o poder de processamento do dispositivo local) põem ocorrer de forma contínua e sem gargalos.

Quando pensamos em um ambiente industrial, a liberdade de movimentos de um dispositivo de realidade estendida é fundamental para evitar qualquer tipo de acidente. Com o desenvolvimento do 5G, será possível estabelecer redes 5G privadas que poderão fornecer acesso a servidores locais ou em nuvem, permitindo uma experiência fotorrealística.

Eficiência, segurança e simplicidade são fatores de decisão para o C-Level considerarem o uso de realidade estendida e o 5G por conta do aumento de produtividade, performance otimizada do trabalhador e economia de dinheiro

Hugo Swart, Head de XR na Qualcomm Technologies

A realidade estendida promete mais eficiência no desenvolvimento de produtos

Realidade estendida dará um grande passo em empresas com a adoção do 5G Alta velocidade e baixa latência da rede 5G vão permitir a expansão da realidade estendida no mundo corporativo
O desenvolvimento de produtos com realidade estendida vai possibilitar aumento de qualidade e redução de custos

O desenvolvimento de produtos também será afetado pela implantação de realidade estendida, com a ajuda do 5G. Com a globalização das empresas, os diversos times de desenvolvimento que se espalham ao redor do globo poderão colaborar de forma remota, em um ambiente virtual de alta fidelidade. Isso permite a rápida implantação de ideias e possibilitando uma tomada de decisão mais ágil, tornando o processo mais eficiente e reduzindo custos, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade geral do produto.

Outra forma de aplicação da realidade estendida é no desenvolvimento dos funcionários. A realidade estendida pode trazer mais benefícios no treinamento de funcionários do que métodos consolidados como cursos presenciais e EAD. Com o desafio atual imposto pela COVID-19, em que não é possível receber treinamento presencial, o papel da realidade virtual torna-se mais relevante.

Para treinamentos técnicos, o método tradicional de EAD tem o aprendizado prejudicado, tendo como consequência a redução da confiabilidade e o aumento de problemas operacionais relacionados. A realidade virtual permite que se aprenda fazendo, melhorando a retenção de conhecimento e reduzindo situações que resultem em falhas operacionais. Também é esperado aumento de competência nas áreas de operação, manutenção e segurança, que recentemente ganharam um aliado com o Meet for Glass, integrando a plataforma de videochamadas do Google com seu óculos de realidade aumentada

Fonte: Protocol

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário