Qualcomm reforça compromisso em 5G e Wi-Fi 6; confira os anúncios

Qualcomm Capa 2
Com foco na conectividade, Qualcomm expande parcerias com nomes de peso e anuncia novas tecnologias focadas em 5G e Wi-Fi 6
Anúncio
Samsung  campanha  Connected Living para promover conectividade de produtos  do lar

A Qualcomm anunciou, nesta semana, diversas novidades que envolvem conectividade 5G, Wi-Fi 6 e suporte ao satélite de navegação na Índia.

As novidades reforçam o compromisso da empresa em deixar o mundo mais conectado, com o que há de mais avançado na área. Um dos produtos mais famosos da companhia é o chip Snapdragon, utilizado em smartphones de alto desempenho. Confira os anúncios abaixo:

Suporte ao sistema de navegação por satélite da Índia

Em colaboração com a Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO), a empresa anunciou, na última segunda-feira (15), que irá oferecer suporte tecnológico ao IRNSS (Sistema Regional de Navegação por Satélite da Índia). O Indian Constellation (NavIC) vai utilizar plataformas de chipsets da Qualcomm que estarão no próximo portfólio.

A iniciativa ajudará a acelerar a adoção do satélite de navegação indiano e aprimorará os recursos de geolocalização de soluções móveis, automotivas e de Internet das Coisas (IoT) na região.

Qualcomm - Capa
Tecnologia da Qualcomm será usada para aperfeiçoar o sistema de localização via satélite na Índia

A colaboração proporcionou a primeira demonstração do NavIC usando o Qualcomm Snapdragon Mobile Plataforms, em setembro. Entre os dias 14 e 16 de outubro, foram apresentadas demonstrações do sistema de localização.

A solução promete ser mais rápida, utilizando todos os satélites operacionais da NavIC para um sistema de localização preciso, ajudando usuários – consumidores e empresas – especialmente em cenários urbanos densos, onde a qualidade da geolocalização tende a decair.

O suporte para NavIC estará disponível em plataformas com chipset Qualcomm selecionadas ainda em 2019. No caso dos dispositivos comerciais, o serviço será liberado no primeiro semestre de 2020.

Modem Snapdragon X55 é referência no 5G

Qualcomm - X55 5G modem
O novo Snapdragon X55 G5 chega no início de 2020

Durante o Qualcomm 5G Summit Barcelona, que ocorreu entre os dias 14 de 16 de outubro, em Barcelona, a empresa anunciou que o modem Snapdragon X55 5G foi selecionado por mais de 30 fabricantes originais para integrar dispositivos comerciais de Fixed Wireless Access (“Acesso Fixo sem Fio”, em tradução livre) com 5G a partir de 2020.

Diante de um crescente interesse dos clientes no X55, a Qualcomm amplia a posição de liderança no segmento de conectividade sem fio – modem de extensão, transceptor de RF, front-end de RF e módulos de antena. O lançamento dos produtos com tecnologia Qualcomm está programado para 2020.

Entre as marcas que realizaram a parceria estão nomes de peso como Nokia, Panasonic Mobile e Samsung. Segundo a fabricante, o chipset X55 proporciona uma solução integrada de “modem-para-antena” 5G, compatível com múltiplos dispositivos de banda larga.

Novo design de referência integrando 5G e Wi-fi 6

Qualcomm - Wifi 6
Wi-fi 6 é a nova geração de conexão sem fio, com velocidade de até 9,6 Gbps

Por fim, a empresa de San Diego, nos Estados Unidos, apresentou um novo design de referência para gateways (porta de acesso, em tradução livre) domésticos de Fixed Wireless Access (FWA) baseado em 5G. Os gateways são dispositivos de entrada e saída de dados, que geralmente conectam os aparelhos à internet, como os modens.

O pacote integra as ofertas de conectividade mais avançadas da Qualcomm, incluindo o modem Snapdragon X55 e as plataformas de alta performance de Wi-Fi 6 Qualcomm® Networking Pro 1200, além de outros dispositivos avançados e funcionalidades. Com esse novo design de referência, os OEMs têm uma alternativa econômica e de alto desempenho aos produtos tradicionais de gateway de banda larga doméstica, seja ela via cabo telefônico, DOCSIS ou fibra óptica.

Com esse investimento no que há de mais avançado em conectividade 5G e Wi-Fi, operadoras de telefonia também podem aproveitar melhor os investimentos em 5G para proporcionar experiências de acesso a internet renovadas. Áreas com difícil acesso a redes de cabo fixo, por exemplo, são algumas das beneficiadas pela novidade. A plataforma Qualcomm Networking Pro 1200 esterá disponível no primeiro semestre de 2020.

Fonte: Qualcomm

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário