Projetores da Panasonic encantam público em One Year to Go, cerimônia das Olimpíadas Tóquio 2020

Projetores da Panasonic com rastreamento em tempo real e projeção mapeada foram destaques no "One Year to Go", cerimônia das Olímpiadas Tóquio 2020

Falta pouco menos de um ano para o início das Olimpíadas Tóquio 2020. Na última quarta-feira (24), o Comitê Organizador realizou a cerimônia “One Year to Go” (“Falta um ano”, em tradução livre), com o objetivo de iniciar a contagem regressiva para a abertura dos Jogos Olímpicos, que será em 24 de julho de 2020. O evento proporcionou ao público experiências inovadoras com muita cor e efeitos especiais com o projetor compatível com rastreamento em tempo real e projeção mapeada da Panasonic.

Durante as comemorações, os projetores da Panasonic foram usados na apresentação de vídeos e na dança da ginasta rítmica japonesa, Honami Tsuboi. A atleta executou rápidos movimentos mesclando ginástica e dança. Ao mesmo tempo, os equipamentos da empresa realizaram o rastreamento em tempo real e a projeção sincronizada de vídeo com várias superfícies. Com isso, foi viável exibir imagens em objetos que estavam em movimentos rápidos, ou seja, mesmo em alta velocidade, eles têm capacidade de detectar as ações e a posição do alvo.

Cerca de 5.000 pessoas acompanharam os efeitos da Panasonic na ‘One Year to Go’
Cerca de 5.000 pessoas acompanharam os efeitos da Panasonic na ‘One Year to Go’

Panasonic e os Jogos Olímpicos mais inovadores da história

Segundo a Panasonic, a tecnologia presente no rastreamento em tempo real e projeção mapeada alcança a menor latência: 0,0016 segundo, que é menos de 1/10 da latência que os projetores convencionais alcançam. A fabricante, que usou recursos similares nas Olimpíadas do Rio, em 2016, espera que essas inovações em seus produtos sejam empregadas em outros eventos, incluindo competições esportivas.

“Ficamos muito honrados por oferecer a nossa tecnologia de rastreamento em tempo real e projeção mapeada na apresentação de abertura da Cerimônia “One Year to Go” dos Jogos Olímpicos de 2020, comemorando que Tóquio vai receber o maior evento esportivo do mundo. Estamos comprometidos em usar nossas tecnologias inovadoras para ajudar que os Jogos de Tóquio 2020 sejam os Jogos Olímpicos e Paralímpicos mais inovadores da história”.

Satoshi Takeyasu, Head de Comunicação da Panasonic Corporation.

Confira abaixo o vídeo da apresentação:

Há mais de 30 anos, a Panasonic apoia oficialmente os Jogos Olímpicos e os Jogos Paralímpicos. Além do patrocínio, a companhia fornece diversas tecnologias, entre equipamentos audiovisuais, eletrodomésticos e bicicletas elétricas. Durante as Olimpíadas Rio 2016, a empresa disponibilizou projetores, telas, câmeras de transmissão (broadcasting) e segurança (CFTV), reconhecimento de face, monitoramento, softwares de comunicação e equipamentos 4K.

Olimpíadas Tóquio 2020: a mais moderna da história

Todas as inovações apresentadas na cerimônia “One Year to Go” é um reforço convincente da Panasonic em mostrar que as Olimpíadas Tóquio 2020 é a mais inovadora de toda história.

Fato é que a tecnologia foi revolucionando e aprimorando experiências em cada Jogo Olímpico. Todo o processo mudou, desde a captação de voluntários, como a divulgação dos resultados nos canais digitais, bem como na venda de ingressos via internet.

Enquanto nos Jogos de 1992, em Barcelona, as pessoas acompanhavam a ascensão da telefonia, dados e quiosques de informação; em Londres 2012, o “boom” no mundo era redes convergentes, redes sociais, virtualização e o ao vivo. Para as Olimpíadas Tóquio 2020, o planeta já está vivendo a era da Internet das Coisas (IoT), 5G, nuvem, big data e, por que não, as Olimpíadas das Coisas?

O público pode esperar muita tecnologia nas Olimpíadas Tóquio 2020
O público pode esperar muita tecnologia nas Olimpíadas Tóquio 2020

Na Rio 2016, o Olympic Video Player (OVP) foi o destaque tecnológico. Esse recurso fizera com que os espectadores tivessem informações em real time de todas as competições. Para a edição de Tóquio, reconhecimento facial fará toda a diferença no evento. Como parte do controle de acesso, atletas, profissionais e voluntários serão identificados por essa tecnologia.

Os robôs da Toyota também vão entrar em ação. Sete modelos, sendo dois mascotes, ficarão responsáveis pelas seguintes funções: receber e entreter os visitantes e atletas; intensificar a experiência para quem não estiver presencialmente assistindo uma modalidade; levar imagens e sensações dos jogos até o telespectador; um robô para auxiliar com visitantes PCDs; e outro para ajudar na organização de bolas, pesos e varas.

Outros detalhes da ‘One Year to Go’

Novas medalhas de ouro, prata e bronze apresentadas durante a ‘One Year to Go’
Novas medalhas de ouro, prata e bronze apresentadas durante a ‘One Year to Go’

O start da contagem regressiva para a abertura da Tóquio 2020 não foi o único destaque. O Comitê Organizador fez um convite para que voluntários carregassem a tocha olímpica ao redor do país e revelou as novas medalhas de ouro, prata e bronze.

Agora, elas contam com detalhes arredondados na borda com o logo do evento no centro. Produzidas a partir de material reciclado, os organizadores coletaram mais de 30 kg de ouro, 4.000 kg de prata e mais 2.700 kg de bronze, oriundos da reciclagem de celulares, laptops, câmeras digitais e jogos portáteis. Para tal, fez-se necessária a ajuda de mais de 2 mil lojas de eletrônicos do Japão e o apoio de mais de 1.000 instituições ligadas à educação. Na edição brasileira, as medalhas também foram produzidas a partir da reciclagem pela Casa da Moeda.

Esta é a segunda vez que o Japão vai sediar as Olimpíadas – a primeira ocorreu em 1964. Entre outras novidades, para o ano que vem, cinco novos esportes estarão presentes para você acompanhar, são eles: surfe, skate, escalada esportiva, karatê e beisebol.

A Panasonic tem contrato com Comitê Olímpico Internacional até 2024.

3 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta