Como a produtividade do home office pode ser afetada pelos barulhos da casa

FOnes de ouvido melhoram a produtividade do home office
Pesquisa mostra que problemas de comunicação afetam a produtividade do home office; a escolha de fones de ouvido adequados pode solucionar esse problema
Anúncio
Samsung  campanha  Connected Living para promover conectividade de produtos  do lar

O trabalho nos escritórios da maneira que conhecemos mudou, graças à pandemia da COVID-19. A clássica forma em que equipes de trabalho compartilham o mesmo espaço físico deu espaço à produtividade do home office, em que cada profissional trabalha do conforto da sua casa – ou de onde quer que esteja.

Entretanto, não ter equipamentos e condições adequadas pode ter um reflexo na produtividade do home office. Ainda que o trabalho em casa permita uma maior flexibilidade, continuamos passando a maior parte do tempo sentados em frente ao computador, conversando com colegas por áudio e vídeo. E nisso torna-se necessário ter uma boa conexão com a internet, mobiliário ergonômico e um bom equipamento de informática. E por equipamento normalmente pensamos no computador, monitor e webcam, mas frequentemente nos esquecemos de algo fundamental para a comunicação: os fones de ouvido.

Ter os fones de ouvido adequados para o home office pode ter um impacto importante na produtividade do home office, e muitas vezes acabamos não dando a devida atenção a esse equipamento – tanto que é costumeiro utilizarmos os próprios fones de ouvido que vêm com os smartphones para trabalhar. Uma pesquisa realizada pela EPOS – fabricante de equipamentos de áudio – para saber como a qualidade de áudio afeta a qualidade do trabalho nas empresas, 95% dos respondentes declararam que sua concentração e eficiência no trabalho foram afetadas negativamente pela baixa qualidade do som.

A confusão causada pela baixa qualidade de áudio, que inclui falhas de comunicação, de entendimento e interpretação, resulta na perda aproximada de 30 minutos do tempo de trabalho por semana.

Theis Moerk, vice presidente de produto na EPOS
Mulher apoia a cabeça com as mãos devido À ansiedade, causada pela baixa produtividade do home office
A baixa produtividade do home office pode causar stress e frustração. O uso de bons equipamentos pode mitigar esses sintomas

Além do tempo desperdiçado, problemas de áudio também causam stress e frustração nos funcionários, por não conseguirem performar da melhor maneira. A pesquisa aponta que 35% dos funcionários sente frustração e aborrecimento, enquanto outros apontam que os problemas causam vergonha e diminuem a confiança no trabalho.

Um bom equipamento melhora a produtividade do home office

A pesquisa aponta que em média os funcionários passam cinco horas e 18 minutos por dia em interações que dependem de áudio, e problemas de áudio afetam drasticamente a produtividade do home office. Dentre esses problemas, destacam-se a baixa qualidade dos equipamentos e as distrações causadas por ruídos no entorno, como as crianças assistindo televisão e tarefas da casa sendo executadas.

O ideal para trabalhar em casa é ter um equipamento de boa qualidade e que também seja equipado com cancelamento de ruído ativo, para eliminar as distrações do ambiente. Para escolher o melhor equipamento para seu uso, você deve ficar atento a alguns recursos:

  • Tipo de conexão (USB, P2 e bluetooth são as principais);
  • Conforto (headsets com almofadas confortáveis são os mais recomendados);
  • Qualidade do microfone (essencial para se fazer entender nas chamadas);
  • Duração de bateria;
  • Algoritmos para melhorar os aspectos de qualidade da fala;
  • Tecnologia de segurança sem fio para quem trabalha com informações confidenciais.
Cancelamento de ruído auxilia na produtividade do home office
O cancelamento de ruído é um fenômeno físico, em que são geradas ondas sonoras inversas às ondas que compõem o ruído

O cancelamento de ruído ativo deve ser capaz de filtrar os diversos tipos de ruído do ambiente – diferente dos modelos mais antigos, que se prestavam a reduzir o ruído dos motores de avião durante viagens. Modelos recentes são projetados para compreender e eliminar ruídos típicos de escritórios e do ambiente doméstico. O mecanismo para o cancelamento de ruído funciona da seguinte forma: microfones captam os ruídos do ambiente, que são então processados para que o fone gere ondas sonoras de sinal oposto às ondas sonoras que compõem o ruído do ambiente. Dessa forma, uma onda cancela a outra, e podemos escutar mais claramente o que está sendo transmitido ao fone de ouvido.

Para entender mais sobre o cancelamento de ruído, confira nossa matéria mostrando a tecnologia por trás desse tipo de fone de ouvido, e aproveite também para escolher o melhor fone com cancelamento de ruídos para melhorar a qualidade do seu home office.

Fonte: Fast Company; Depositphotos

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Essa pandemia me deu a oportunidade de trabalhar para grandes empresas sem sair de casa, apenas digitando, avaliando anúncios e respondendo pesquisas. Confira aqui como trabalhar home-office para empresas como Instagram, Samsung, Netflix, entre outras