Robotics RB5: Plataforma da Qualcomm leva 5G e IA para robótica

Imagem da plataforma Robotics RB5 da Qualcomm
A Robotics RB5 é baseada no Snapdragon 865 e combina 5G e IA para criar vários tipos de robôs
Anúncio
Samsung  campanha  Connected Living para promover conectividade de produtos  do lar

A integração do 5G e da Inteligência Artificial (IA) para aplicações em robótica pode ser vista como o futuro da manufatura, e para essa inovação a proposta da Qualcomm é a plataforma Robotics RB5. A empresa falou sobre essa plataforma no evento Qualcomm Latam Summit 2020, voltado para novidades relacionadas à América Latina, nesta terça-feira (22). O evento foi realizado virtualmente por conta da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a Qualcomm, a Robotics RB5 é a primeira plataforma do mundo a combinar essas tecnologias para essa finalidade. Ela é baseada na plataforma Snapdragon 865, com modificações em CPU, GPU (unidade de processamento gráfico), ISP (fornecedor de acesso à internet) e DSP (microprocessadores especializados em processamento de sinais de áudio, vídeo, etc) com melhorias voltadas para visão computacional e resistência a variação de temperaturas.

“Ao aplicar sua expertise consolidada em sistemas mobile para a indústria de robótica, a Qualcomm Technologies está ajudando a possibilitar a criação de robôs mais poderosos, seguros e inteligentes.”

Dev Singh, chefe de robótica autônoma, drones e máquinas inteligentes na Qualcomm

Por dentro da Robotics RB5

Imagem da plataforma Robotics RB5 da Qualcomm
Robotics RB5 integra 5G e IA na criação de robôs

A RB5 prevê o uso combinado de IA com 5G para capacitar programadores e fabricantes. Por isso, traz um kit de desenvolvimento que oferece suporte para Linux, Ubuntu e Robot Operating System (ROS) 2.0. Esse kit também traz drivers pré-integrados para várias câmeras, sensores e conectividade 5G.

A plataforma usa tecnologia de câmeras RealSense D435i, da Intel, para detecção de profundidade. Aliada a ela, está a tecnologia “Time of Flight” (ToF), da Panasonic.

No “coração” da Robotics RB5 está o processador Qualcomm QRB5165, desenvolvido para criar a próxima geração de robôs e drones de alta computação e baixo consumo de energia, tanto para o consumidor final quanto para empresas e setores de defesa e serviços industriais.

A Qualcomm apontou outros destaques relacionados aos recursos presentes na plataforma de robótica. Confira abaixo:

Recursos ‘poderosos’ de computação heterogêneos

A RB5 possui componentes integrados a um motor de IA, que inclui o Hexagon (um acelerador de tensor) e uma espécie de bloco dedicado para visão computacional (chamada de “EnhancedVision Analytics” em inglês). Esse “bloco” possui um computador dedicado para o mecanismo de visão para análise de vídeo aprimorada.

5ª geração do mecanismo de IA da Qualcomm

Lembra do acelerador Hexagon? Então, ele é baseado na quinta geração da tecnologia de IA desenvolvida pela Qualcomm, sendo capaz de entregar até 15 Trilhões de Operações Por Segundo (TOPS).

Capacidade avançada de criação de imagens

O “Image Signal Processor” (ISP) Spectra 480 é um processador dedicado a captar “sinais de imagem”. Ele tem suporte para sete câmeras simultâneas e captura imagens com qualidade profissional, segundo a Qualcomm, e é capaz de processar até dois gigapixels (que equivale a dois mil megapixels) por segundo. 

Imagem da plataforma Robotics RB5 vista de três ângulos
Robotics RB5 tem recursos de computação, IA, conectividade e segurança

Suporte de segurança

A plataforma de robótica conta com a “Secure Processing Unit” (SPU) da Qualcomm, que promete proteger o sistema com boot seguro com aceleradores criptográficos. Esse componente funciona no “Trusted Execution Environment” (TEE), que é onde o sistema realiza as operações mais críticas e armazena os dados mais importantes do usuário. Por isso, esse local é chamado de “mundo seguro”. 

A Qualcomm também informou que o SPU possui certificado com selo FIPS 140-2, que é um padrão do governo dos EUA que define os requisitos mínimos de segurança para módulos de criptografia em produtos de tecnologia da informação.

Recursos adicionais neste quesito incluem também aprovisionamento de chaves, defesa contra malware e token para dar suporte ao atestado remoto e provisionamento de dispositivos. Além disso, há suporte para autenticação biométrica

Conectividade

O Robotics RB5 conta com Wi-Fi de longo alcance e tem suporte, também, ao Wi-Fi 6 e ao 5G. Além disso, a plataforma de robótica traz suporte ao Bluetooth 5.1.

Tipos de robôs que a Robotics RB5 cria

Foto de Dev Singh segurando a plataforma Robotics RB5
Dev Singh diz que Robotics RB5 vai acelerar crescimento da robótica

Segundo Dev Singh, diretor sênior de negócios e desenvolvimento e chefe de robótica autônoma, drones e máquinas inteligentes na Qualcomm, a plataforma Robotics RB5 vai ajudar a acelerar o crescimento numa ampla gama de segmentos da robótica.

O executivo informou que entre os segmentos de robótica que a plataforma Robotics RB5 é capaz de atuar, estão:

  • Robôs mobile autônomos (AMR);
  • Entrega;
  • Inspeção;
  • Inventário;
  • Industriais;
  • Robôs colaborativos;
  • Veículos aéreos não tripulados (VANTs).

Singh também apontou que a Robotics RB5 permite usos de robótica da Indústria 4.0 (expressão que engloba tecnologias para automação, troca de dados e usa conceitos de sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem) e oferece caminho para o “Unmanned Traffic Management” (UTM), isto é, o gerenciamento digital do espaço aéreo voltado para novos tipos de veículos aéreos (drones, por exemplo). Vale lembrar que para o crescimento da indústria 4.0, é fundamental a implantação das redes 5G.


O que você achou dessa plataforma de robótica da Qualcomm? Conte para nós aqui nos comentários!

Fonte: Qualcomm

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário