Novo chefe da divisão mobile da Samsung tem a missão de assegurar liderança da marca

Novo chefe da divisão mobile da Samsung tem a missão de assegurar liderança da marca
Na Samsung desde 1997, Roh Tae-moon passar a assumir a divisão de smartphones com a missão de proteger a liderança da empresa no setor

A semana começa com a dança das cadeiras na Samsung Electronics. A marca anunciou nesta segunda (20) a nomeação de Roh Tae-moon, 52, para assumir o cargo de chefe da divisão de smartphones. Antes, o posto era ocupado por DJ Koh, que continuará na Samsung, liderando a divisão de TI e comunicação móvel. 

A mudança no quadro de executivos ocorre tradicionalmente em dezembro. No entanto, devido a algumas questões legais na Coreia do Sul, a divulgação só foi possível hoje. 

Roh Tae-moon é o novo chefe da divisão de smartphones da Samsung
Roh Tae-moon é o novo chefe da divisão de smartphones da Samsung

Embora novo, considerado o presidente mais jovem da empresa, Roh Tae-moon está há um bom tempo na Samsung. Roh ingressou na companhia em 1997 e foi um dos responsáveis pelo crescimento da linha Galaxy. Ele teve papel fundamental na revisão de linha intermediária da Samsung, pressionando a empresa a terceirizar mais produções de smartphones, com o objetivo de reduzir custos. Também veio dele a decisão de criar estratégias de mudança para competir acertadamente contra outras marcas em ascensão, como a Huawei

Dizem que Ron é um “um especialista em engenharia”. De acordo com a Bloomberg, o novo chefão de smartphones da sul-coreana é “meticuloso em relação aos recursos do telefone”. Para Lee Dohoon, analista da CIMB, “Roh é conhecido por ser uma pessoa que expandiu a política de fabricação de design original da Samsung para smartphones de baixo a médio alcance”. 

Executivo foi um dos responsáveis pela consolidação da família Galaxy
Executivo foi um dos responsáveis pela consolidação da família Galaxy

Aqueles que conhecem Roh dizem que ele tomará decisões com muita agilidade, tendo em vista que ele é muito decisivo. A agilidade se faz necessária para responder às mudanças dinâmicas do mercado de smartphones, especialmente para proteger a liderança da Samsung como principal empresa do setor. 

Claramente, Roh Tae-moon terá muitos desafios pela frente. A principal será assegurar a liderança da empresa e garantir que a Huawei não a ultrapasse globalmente. Mesmo com problemas com os Estados Unidos, a Huawei segue próxima da Samsung. Roh também terá o desafio de crescer em mercados importantes como a Índia e a China. Além disso, tornar os smartphones dobráveis em aparelhos ​​bem-sucedidos é outra missão, após o lançamento do Galaxy Fold.

Além do Galaxy Fold, a empresa trabalha em um novo smartphone dobrável
Além do Galaxy Fold, a empresa trabalha em um novo smartphone dobrável

A primeira aparição pública de Roh Tae-moon deve ocorrer no dia 11 de fevereiro de 2020, em São Francisco (Estados Unidos). No evento, a Samsung deve anunciar o Galaxy S20 e um novo smartphone dobrável. 

Fontes: Sammobile, The Verge e Bloomberg.