Novas funcionalidades do WhatsApp Business: Facebook vai implementar recursos para compras no app

Imagem das novas funcionalidades do WhatsApp Business
Função que vai permitir que clientes concluam processo de compra pelo app é o destaque principal entre as novas funcionalidades do WhatsApp Business

Área de compras e infraestrutura de aplicação para oferecer mais agilidade e economia às empresas que utilizam o app. Esses são os destaques principais sobre as novas funcionalidades do WhatsApp Business, anunciadas nesta quinta-feira (22) e que devem chegar em breve ao aplicativo. 

O destaque principal é que a versão comercial do WhatsApp vai permitir que os clientes realizem compras dentro do aplicativo, sem precisar recorrer a serviços externos para efetuar pagamentos. O novo recurso vem para complementar outros que também são voltados para vendas, como a opção de criar QR Codes e catálogos de produtos direto no app.

Confira abaixo um vídeo produzido pelo WhatsApp que demonstra como o processo de compras deve ocorrer no ambiente do aplicativo:

“Nós acreditamos que todas as mudanças no WhatsApp atendem a necessidades reais de pessoas e empresas em todo o mundo. Estamos animados com todos esses projetos e lançaremos esses serviços ao longo dos próximos meses.”

WhatsApp

Segundo a empresa, o que motivou o desenvolvimento das novas funcionalidades foi o fato de que cada vez mais pessoas confiam no WhatsApp para fazer negócios. Além disso, uma das pesquisas realizadas pela empresa mostrou que as pessoas preferem enviar mensagens a empresas para obter ajuda. O estudo também mostrou que a probabilidade de fechar compras é muito maior quando a opção de enviar mensagens está disponível, segundo a companhia.

Novas funcionalidades do WhatsApp Business

Ilustração do WhatsApp Business
Novas funcionalidade do WhatsApp Business voltadas para compras chegam em breve

O novo recurso para compras na versão corporativa do WhatsApp vai funcionar como uma espécie de função de checkout, de forma parecida com a ferramenta de vendas que já existe no Instagram, outro aplicativo que, atualmente, pertence ao Facebook.

Por meio deste recurso, as etapas de seleção de produto, contato com o vendedor e pagamento vão acontecer todas dentro do ambiente do WhatsApp Business. Os estabelecimentos comerciais também poderão incluir botões de “comprar” em suas páginas no Facebook, que levarão os clientes a uma conversa no WhatsApp para fechar o negócio.

Até a publicação desta matéria, o WhatsApp não informou se haverá uma taxa de serviço para os estabelecimentos comerciais que optarem por receber pagamentos via WhatsApp Business.

O que o WhatsApp informou é que o aplicativo corporativo vai passar a cobrar por algumas funcionalidades empresariais, “para que o WhatsApp também continue a crescer como empresa”, explicou a companhia, sem especificar quais funcionalidades serão cobradas (e quais serão os preços). A empresa frisou, porém, que a “versão comum” do app – utilizada por “usuários comuns” para trocar mensagens e realizar ligações de voz e vídeo – vai continuar gratuita.

De acordo com a companhia, mais de 175 milhões de pessoas enviam mensagens a contas do WhatsApp Business diariamente. Segundo dados divulgados pela empresa em julho deste ano, a versão corporativa do app conta com cinco milhões de usuários no Brasil. Já a “versão comum” conta com mais de dois bilhões de usuários no mundo, segundo a empresa.

Serviços de hospedagem do Facebook

Ilustração dos serviços de hospedagem do Facebook
Novas funcionalidades do WhatsApp Business: Facebook vai implementar recursos para compras no app

Além da área de compras, o WhatsApp informou que vai aumentar seus investimentos nos serviços de hospedagem do Facebook. A empresa decidiu fazer isso após observar as necessidades tecnológicas das empresas, que buscam opções variadas ao contratarem uma outra empresa para hospedar e gerenciar seus serviços de atendimento ao cliente, especialmente com o aumento do trabalho remoto causado pela pandemia do novo coronavírus.

Dentro das novas funcionalidades do WhatsApp Business anunciadas, a ideia desta é expandir as parcerias do Facebook e WhatsApp com os fornecedores de soluções para empresas, com as quais a empresa trabalhou durante os últimos dois anos (confira a lista completa desses fornecedores).

Outra novidade anunciada pelo WhatsApp neste âmbito é que a companhia vai oferecer uma nova opção para que as empresas possam gerenciar as mensagens no app de mensagens por meio de serviços de hospedagem que serão oferecidos pelo Facebook. Ao site Tech Crunch, a rede social informou que seu objetivo com isso é fazer com que as empresas economizem, já que poderão utilizar a infraestrutura de hospedagem do próprio Facebook, sem precisar bancar servidores para isso. 

Porém, ainda não existe uma previsão específica sobre quando isso deve ser disponibilizado. O Facebook afirmou ao Tech Crunch que, no momento, está compartilhando seus planos enquanto trabalha com seus parceiros para tornar esses recursos disponíveis.

“Com essas opções, pequenas e médias empresas poderão iniciar seus negócios, vender produtos, gerenciar estoques e responder rapidamente às mensagens recebidas onde quer que seus funcionários estejam.”

WhatsApp

Fontes: Blog oficial do WhatsApp e Tech Crunch


O que você achou dessas novas funcionalidades do WhatsApp Business? Conte para nós aqui nos comentários!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário