NASA escolhe a startup Axiom Space para criar Hotel Espacial na ISS

NASA escolhe a startup Axiom Space para criar Hotel Espacial na ISS
Plano da NASA é acoplar módulo habitável na estação espacial internacional e permitir que os primeiros civis com dinheiro e coragem suficientes viagem ao espaço

A NASA acaba de dar o primeiro passo em direção às viagens comerciais para o espaço: na última segunda-feira (27), a agência espacial norte-americana anunciou uma parceria com a Axiom Space, a fim de que a startup produza um módulo de hospedagem para a Estação Espacial Internacional (ISS). Na prática, a agência quer preparar a estação para os ricaços que desejam (e podem) pagar por viagens espaciais.

Não se sabe exatamente os motivos que levaram a NASA a escolher a Axiom Space para o feito, no entanto, é bem provável que o respeitável time de engenheiros da startup, que conta com diversos ex-astronautas da agência, tenha contribuído. Baseada em Houston, Texas, a Axiom Space foi fundada em 2016 por Kam Ghaffarian e Michael Suffredini. O primeiro já esteve no comando da Stinger Ghaffarian Technologies, inclusive, outra empresa que prestava serviços para a ISS até 2015.

Imagem demonstra como será módulo da Axiom Space na ISS
Startup parceira da NASA deve operar um segmento específico da Estação Espacial Internacional

Durante o anúncio, tanto a empresa quanto a NASA demonstraram estar confiantes de que a parceria representa um grande marco para a Estação Espacial Internacional, já que se trata do primeiro passo concreto em direção ao oferecimento de viagens comerciais com destino à estação. A NASA anunciou que a Axiom Space operará um segmento à parte da ISS, onde terá controle das docas e poderá acoplar módulos.

O objetivo geral da parceria é construir um módulo habitável para a tripulação, um módulo de pesquisa e manufatura, além uma janela panorâmica com visão para a Terra. A Axiom, no entanto, revelou pouquíssimos detalhes sobre as dimensões e capacidades do futuro módulo. Não sabemos, por exemplo, como ele será enviado até a ISS e qual a extensão do espaço habitável.

NASA escolhe a startup Axiom Space para criar Hotel Espacial na ISS
Startup escolhida pela NASA conta com time de ex-astronautas da agência, além de funcionários envolvidos em parcerias anteriores

Mesmo assim, segundo informações do TechCrunch, a Axiom já assinou um contrato de US$ 55 milhões com um possível passageiro. Não há data prevista para o lançamento da viagem, mas espera-se que quando tudo estiver pronto, o quarto de hotel mais caro do mundo não seja nada luxuoso, já que a natureza da estação espacial a faz ser um local de recursos e espaço limitados.

Sobre a viagem, uma página da Axiom Space com depoimento do próprio Michael Suffredini revela que “muitos daqueles que viajam pelo espaço relatam uma grande mudança cognitiva. Ver o nosso planeta a partir do vasto cosmos onde ele está suspenso, protegido por uma fina atmosfera, causa uma experiência transcendental, conhecida como o ‘Efeito Visão Geral’. Os astronautas retornam do espaço mudados, com uma perspectiva renovada da humanidade que os acompanha pelo resto da vida”

Segundo Suffredini, “a viagem acorda algo primordial e eterno em nós”.

NASA tem grandes ambições para a ISS

NASA escolhe a startup Axiom Space para criar Hotel Espacial na ISS
Módulo da Axiom Space se destacaria por uma grande janela panorâmica com vista da Terra e do espaço

Não é de hoje que a NASA estuda formas de promover a integração comercial da ISS com o setor privado: o plano da agência é privatizar boa parte das operações da estação ainda esta década, o que gera preocupações sobre a possibilidade de transformar a ISS num empreendimento. O fato resultaria em subsídios governamentais sendo utilizados para interesses privados e não para o desenvolvimento científico.

Ainda durante o anúncio, o administrador da NASA, Jim Bridenstine, afirmou que “o trabalho da Axiom em desenvolver uma destinação comercial no espaço é um passo crítico para a NASA atingir seus objetivos de longo prazo no treinamento de astronautas, pesquisas científicas e demonstrações tecnológicas na órbita baixa da Terra”. Bridenstine ainda disse que estão “Transformando a forma como a NASA trabalha com a indústria para beneficiar a economia global e avançar na exploração espacial”.

Há tempos que a NASA estuda formas de privatizar operações da Estação Espacial Internacional
NASA pretende privatizar boa parte da ISS a partir de 2024

Somada à fala do senador do Texas, Ted Cruz, que disse que a parceria anunciada na segunda era um “animador passo de boas vindas em direção aos esforços de comercialização da órbita baixa da Terra”, fica claro que o hotel espacial a ser criado na ISS é apenas uma das formas como a NASA pretende tornar o espaço um grande centro de investimentos público-privados.

Desenvolver destinos comerciais na órbita baixa da terra é um dos cinco elementos do plano da NASA para abrir a ISS em direção a novas oportunidades de mercado. Os demais elementos deste plano incluem esforços em fazer a estação e os recursos da tripulação disponíveis para usos comerciais, através de um novo plano de uso e precificação; permitir missões privadas de envio de astronautas à estação; perseguir oportunidades de estimular uma demanda sustentável e de longo prazo para esses serviços; e quantificar as demandas da NASA por atividades na órbita baixa da Terra. – revelou a agência no comunicado oficial que fez para anunciar a parceria com a Axiom.

Projeção mostra como pode ser o futuro módulo

Imagem revela como quarto espacial da Axiom Space e da Nasa deverá ser no futuro
Quarto projetado por Phillipe Starck revela como o módulo da Axiom deve ser no futuro

Embora não seja possível prever como será o futuro módulo de hospedagem espacial na ISS, uma parceria realizada em 2019 entre a Axiom Space e o designer Phillipe Starck (o mesmo que projetou um iate de luxo para Steve Jobs há alguns anos), nos permite vislumbrar como os módulos espaciais da startup podem ser no futuro. Na demonstração, é possível notar um quarto com displays interativos e uma grande escotilha com uma vista da Terra (e redondezas) de tirar o fôlego.

Espera-se que, respeitadas as limitações técnicas do tempo em que será construído, o módulo da Axiom Space se pareça bastante com a projeção acima.

Fontes: NASA, Gizmodo

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Cancelar resposta