Microsoft Viva é a nova plataforma de produtividade para o trabalho remoto

Microsoft viva é a nova plataforma de produtividade para o trabalho remoto
A plataforma multifunções Microsoft Viva combina ferramentas de gestão de tarefas e produtividade, estatísticas e cursos em um único lugar

A Microsoft anunciou o lançamento de uma plataforma de produtividade chamada Microsoft Viva. A solução corporativa promete otimizar o fluxo de trabalho de colaboradores e empresas. Até o momento, a plataforma Microsoft Viva inclui quatro módulos que serão integrados ao Microsoft Teams: Viva Connections, Viva Insights, Viva Learning e Viva Topics.

Mas a empresa informou que não descarta a possibilidade de adicionar novos módulos à plataforma. Além disso, alguns recursos do Microsoft Viva ficarão disponíveis no Microsoft 365, como o Viva Topics no Microsoft Word e o Viva Insights no Outlook, por exemplo.

De acordo com Satya Nadella, CEO da companhia, durante a pandemia muitas empresas tiveram que investir em soluções para otimizar o trabalho remoto. A própria Microsoft investiu em recursos para melhorar a qualidade de videochamadas do Microsoft Teams e conseguiu registrar mais de 115 milhões de usuários, no ano passado. 

Segundo Satya Nadella, a Microsoft percebeu que lançar uma plataforma capaz de integrar diversas ferramentas e soluções em um único local poderia auxiliar as equipes que pretendem continuar operando de forma remota ou híbrida, otimizando a rotina de trabalho remoto e permitindo melhor controle das atividades.

A Microsoft Viva é a primeira Plataforma de Experiência do Funcionário (EXP) da companhia, voltada, sobretudo, para atender as necessidades dos colaboradores. Algumas soluções oferecidas pela plataforma utilizam Inteligência Artificial (IA) e oferecem suporte a aplicativos e ferramentas como Zoom, LinkedIn, Slack, SAP SuccessFactors, Workday entre outros.

“O Microsoft Viva é uma inovadora Plataforma de Experiência do Funcionário (EXP), representando uma nova categoria de software empresarial que se concentra inteiramente nas necessidades diárias dos funcionários no trabalho”

Josh Bersin, especialista em tecnologia de experiência do funcionário na Microsoft 

Conheça um pouco mais sobre cada módulo da plataforma Microsoft Viva

Como a Microsoft Viva será integrada ao Microsoft Teams, a nova plataforma de produtividade vai funcionar como um hub de colaboração e informações. A proposta de dividir a plataforma em módulos é melhorar a experiência dos colaboradores e facilitar o acesso aos recursos oferecidos pela Microsoft Viva. 

O módulo Viva Connections vai funcionar como uma área para comunicação interna, permitindo que os funcionários tenham acesso a informações como políticas internas, benefícios, notícias, entre outras. Segundo a Microsoft, será possível criar grupos específicos para cada setor da empresa, otimizando a comunicação entre os times. O aplicativo Viva Connections estará disponível no Microsoft Teams no primeiro semestre deste ano e a versão móvel do app deve ficar pronta até o final de 2021.

Microsoft viva connections
Viva Connections vai funcionar como um canal de comunicação interna para as empresas

O Viva Insights é um recurso para gerir e monitorar a produtividade dos colaboradores. Pelo Insights, os gestores de cada setor poderão analisar as estatísticas gerais sobre a produtividade dos funcionários. Dessa maneira, os líderes serão capazes de identificar as demandas de cada equipe e investir em soluções para melhorar a produtividade. A Microsoft informou que somente os funcionários terão acesso a dados mais específicos, incluindo tendências e padrões de trabalho. Enquanto os líderes só terão acesso aos dados gerais e sem identificação dos colaboradores. O módulo Viva Insights também vai contar com um novo painel no Glint, permitindo que os funcionários enviem feedbacks. A versão prévia do Insights e do painel Glint já estão disponíveis no Microsoft Teams.

O Viva Learning vai funcionar como um espaço de desenvolvimento e atualização, permitindo que os funcionários façam cursos, treinamentos e acessem materiais educativos diversos. Os conteúdos podem ser disponibilizados via Microsoft Learn e LinkedIn Learning, por terceiros como Coursera, edX, Skillsoft e PluralSight ou pela própria empresa. Uma prévia privada do aplicativo Viva Learning já está disponível. A Microsoft pretende, ainda este ano, integrar o módulo a outros sistemas de gestão de aprendizagem como o SAP SuccessFactors, Saba e Cornerstone OnDemand.

O último módulo é o Viva Topics, projetado para funcionar como uma espécie de enciclopédia da empresa. O Topics usa inteligência artificial para ler os dados dos clientes  Microsoft 365 e consegue organizar automaticamente todas as informações sobre um determinado assunto em cartões específicos. Assim, se algum colaborador precisar de alguma informação sobre algum assunto, basta abrir o cartão desejado para ter acesso a documentos, arquivos de vídeo, conversas e as pessoas relacionadas ao assunto. O Viva Topics já pode ser usado por clientes com planos comerciais do Microsoft 365. Segundo a Microsoft, todos os quatro módulos iniciais da sua plataforma de experiência de empregados serão disponibilizados ao longo de 2021.

Microsoft viva topics
Viva Topics vai usar inteligência artificial selecionar e organizar informações importantes de clientes Microsoft 365

“Se há algo que o ano passado nos mostrou, é a necessidade de unificar tecnologia, dados e informações valiosas – o conhecimento que é extraído deles – para criar ambientes de trabalho sustentáveis ​​e inovadores, e para restaurar o capital que foi perdida com a mudança para ambientes de trabalho híbridos”

Satya Nadella, CEO da Microsoft

Fonte: Microsoft; GeekWire; The Verge; Directivos Y Empresas

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário