Microsoft divulga resultados da pesquisa de implementação de IA no Brasil pós-pandemia

Microsoft destaque
Pesquisa encomendada pela Microsoft mostra o impacto que a implementação de IA no país pode trazer e quais são os passos para que esse cenário ocorra

A Microsoft, em reunião para imprensa hoje (08/12), divulgou os resultados da pesquisa encomendada por ela para a FrontierView sobre os impactos da adoção de IA no Brasil após o novo cenário econômico estabelecido pela pandemia do novo coronavírus. Continuando os esforços da empresa para trazer melhorias para o cenário tecnológico do pais, a pesquisa, feita com dois cenários em mente, o de adoção mínima de IA no país e de adoção massiva, apresentou resultados positivos em ambas as amostras, e também mostrou como a IA pode ajudar e muito na recuperação do país pós esse período tão difícil.

O cenário da pesquisa

Segundo Tania Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, a nova pesquisa foi encomendada após as grandes mudanças que o cenário da pandemia foi trazendo para todas as frentes econômicas do país. Situações como aulas a distância, empresas ficando em home-office e o aumento da telemedicina transformaram rapidamente o cenário em relação a pesquisas feitas em 2019 sobre a transformação tecnológica do Brasil e a adoção de IAs.

Pesquisas de 2019 indicavam que várias empresas tinham planos de transformação digital, mas poucas se os realizavam conseguiam com sucesso. A quarentena, nesse sentido, acabou forçando a mão de muitas dessas instituições, e assim querendo ou não tiveram que fazer a transformação de forma efetiva se quisessem se manter sobrevivendo. Com os 9 meses da pandemia, também ficou claro que o mundo daqui em diante será um mundo híbrido, não totalmente presencial nem totalmente digital, mas com atuações de ambos os tipos de trabalho, o que também mudou e muito os cenários previstos anteriormente.

A pesquisa da FrontierView

Microsoft 1
Entre os vários dados divulgados, o possível crescimento econômico com as IAs é um dos mais interessantes.

A pesquisa encomendada pela Microsoft, com o nome de ” A Inteligência Artificial na era da COVID-19″, teve como foco fazer projeções sobre o uso de IA em vários setores durante suas recuperações, e qual seria o beneficio real do país com essa transformação tecnológica:

  • Recuperação pós-pandemia: segundo a pesquisa, governos, empresas e cidadãos irão passar por um ciclo de 3 fases durante a recuperação durante e pós pandemia: A adaptação, que envolve auxílios para os funcionários e o distanciamento social; a transformação, que é constituída por adventos tecnológicos como a telemedicina na saúde; e por fim o crescimento, onde a recuperação econômica começa.
  • Expectativa de recuperação da economia do país: segundo a pesquisa, a economia brasileira mantendo os moldes atuais só irá retornar ao PIB pré-pandemia em 2022. Porém, se adotar o uso de IA, a recuperação pode ser mais rápida, apresentando dados como crescimento do PIB em mais de 1,6% no caso de uso mínimo e 2,4% no caso de uso massivo da IA. Esses cenários são prováveis, já que a transformação digital brasileira está em alta, com a pesquisa indicando que em maio de 2020 as vendas por e-commerce obtiveram um crescimento de 137%, mostrando como o brasileiro está usando mais os recursos tecnológicos oferecidos.
  • Uso de tecnologia para superação de desafios: a pesquisa indica que se empresas do setor privado adotarem mais o uso de tecnologias, desafios que apareceram durante a pandemia podem ser superados com mais facilidade. Entre os desafios citados, exemplos como manter os funcionários engajados e saudáveis durante o trabalho remoto contam com soluções simples graças ao uso da tecnologia, com nesse caso a criação de um ambiente de interação digital entre os funcionários e os responsáveis pode e muito ajudar.
  • O desafio da implantação da IA no Brasil: a pesquisa aponta que existem três grandes desafios para a implantação da IA no país, sendo eles: compensar a perda de empregos graças a automação, requalificar trabalhadores para novas demandas que irão aparecer com a implantação da tecnologia e garantir acesso igualitário a tecnologia e a informação, independente da classe social da pessoa.

A conclusão da pesquisa é que, para uma implantação eficiente da tecnologia de IA no país, certas ações devem ser tomadas. As principais são melhoria da capacitação humana, fomento à inovação, atualização dos ecossistemas de tecnologia do país, melhoria de governança e ética da IA e por último a garantia de acesso igualitário para todos das novas tecnologias.

Fonte: Microsoft

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário