Microsoft AI + Tour 2019 traz pesquisa inédita sobre IA no mercado de trabalho

Microsoft realizou hoje, em São Paulo, a segunda edição do AI + Tour
Durante evento, a Microsoft apresentou uma pesquisa inédita sobre o impacto da IA no mercado de trabalho, além de oferecer cursos para recapacitação em IA

A Microsoft realizou, nesta segunda-feira (11) em São Paulo, a segunda edição do AI + Tour, um evento dedicado à inteligência artificial (IA) que acontece em 8 cidades da América Latina. Durante o evento, a empresa apresentou um estudo inédito conduzido pelo Instituto DuckerFrontier sobre o impacto da IA no mercado de trabalho. Além disso, o keynote speaker Tim O’Brien, diretor geral de Programas de IA da Microsoft, também abordou as iniciativas relacionadas ao uso responsável de IA.

Há uma grande demanda no mercado brasileiro para a implantação das soluções de inteligência artificial, disse Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil. Porém, ainda há um caminho a ser percorrido para suprir as necessidades de mercado. A presidente afirma que a educação e a especialização de profissionais na área de tecnologia é essencial para suprir demandas futuras.

Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil
Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil

Com uma apresentação sobre como a evolução da IA vai modificar a sociedade em que vivemos, Tim O’Brien, diretor geral de Programas de IA da Microsoft, ressaltou a importância de desenvolver essa tecnologia de forma transparente, ética e responsável.

Microsoft e DuckerFrontier divulgam o impacto da IA nas empresas

Tim O’Brien, diretor geral de Programas de IA da Microsoft
Tim O’Brien, diretor geral de Programas de IA da Microsoft

Durante o evento, a Microsoft e a consultora americana DuckerFrontier apresentaram os dados da pesquisa realizada para compreender os impactos das IAs no mercado de trabalho. O estudo avaliou, dentre outras coisas, os principais impactos que a IA pode trazer na economia e na sociedade do Brasil até o ano de 2030.

A pesquisa levou em consideração áreas de serviço público, serviços corporativos entre outros, para mostrar o quanto a utilização de IA pode aumentar significativamente, e que esse aumento é superior à projeção de 2,9% de crescimento do PIB, feita pelo FMI e pelo Banco Mundial.

Ainda segundo o estudo, o aumento do PIB vem acompanhado de um crescimento quatro vezes maior quando se trata dos níveis de produtividade do país. Esses níveis podem chegar a uma taxa anual de 7% de crescimento até o ano de 2030, se comparada a 1,7% de crescimento estimado também pelo Banco Mundial e FMI.

IA e mercado de trabalho

Pesquisa encomendada pela Microsoft à consultoria americana DuckerFrontier mostra como a adoção de IA poderia não somente aumentar produtividade no país,
Pesquisa mostra como a adoção de IA poderia aumentar produtividade no país.

Em complemento a todos esses dados, segundo informações coletadas pelo site de busca de empregos ZipRecruiter, IAs criam mais empregos do que substituem. A pesquisa mostrou que, embora a inteligência artificial reduza a quantidade de emprego disponível em algumas indústrias, também está sendo responsável por criar novos produtos e serviços, dando origem a outros mercados, além de melhorar a produtividade e o trabalho.

Quanto ao estudo realizado pela DuckerFrontier, foi analisado que, em um cenário ideal, as empresas fariam um investimento na incorporação de IA, permitindo novas possibilidades com a tecnologia. Este fato geraria um total de 26 milhões de novos empregos gerados, totalizando 103% a mais de postos de trabalho até 2030, comparado com as atuais estimativas.

Dentre os setores que teriam ganhos na criação de empregos novos, estão o de manufatura, com aumento demais de 73%, enquanto o setor de comércio varejista teria um aumento de mais de 44%. O setor de construção, por sua vez, teria um aumento de mais de 42%, ao passo que o único setor que não teria redução na demanda de horários seria o de serviços corporativos.

A redução de horas trabalhadas, em um cenário com IA, seria uma redução de 33%, ao passo que no cenário de benefício máximo, a diminuição seria de 7%. Isso acontece pois investimentos de maior valor na indústria nacional podem causar um efeito cascata na geração de novos empregos no país.

Microsoft realizou, em São Paulo, a segunda edição do AI + Tour, evento dedicado à Inteligência Artificial (IA)
Microsoft realizou, em São Paulo, a segunda edição do AI + Tour, evento dedicado à Inteligência Artificial (IA)

O estudo também apontou para o fato de que uma redução na carga de trabalhos não estaria diretamente ligado a uma perda de postos de trabalhos, corroborando a pesquisa desenvolvida pelo ZipRecruiter.

Segundo a empresa, as novas tarefas poderão ser alocadas para seus empregados, podendo reduzir a carga horária graças ao ganho de produtividade das novas tarefas. Outro fato apontado pelo estudo é de que, com a implantação de IAs no mercado de trabalho, a necessidade de mão de obra qualificada irá aumentar. Isto beneficia todos os setores da economia, gerando uma demanda de 17,7 milhões de novos empregos e aumentando de 34% para 54% a quantidade de alta qualificação para empregos.

O estudo, no entanto, aponta para uma necessidade de investimento na preparação de crianças para futuros empregos ligados à IAs. É preciso melhorar a capacidade de resolver problemas com computadores, e aumentar a capacidade de criatividade e pensamento crítico e emocional.

O AI+Tour demonstrou como a adoção de IA pode não somente aumentar produtividade no país, mas também levar à criação de novos trabalhos. Com certeza, é de extrema importância ficarmos atentos a Transformações Digital, uma vez que a inteligência artificial é apenas uma das grandes mudanças significativas nos próximos anos tanto para profissionais, quanto para empresas independente do nicho de mercado.

Fonte: Microsoft

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: