Mercado Pago anuncia pagamento de impostos pelo app e saque por código QR

Mercado Pago anuncia pagamento de impostos pelo app e saque por código QR
App do Mercado Pago terá pagamento de impostos como ferramenta da carteira digital e a possibilidade de sacar dinheiro por código QR

Em evento realizado hoje (24), em São Paulo, o Mercado Pago, fintech do Mercado Livre, apresentou um panorama dos últimos avanços da empresa, novas ferramentas para carteira digital e a incorporação dos pagamentos via QR Code em estabelecimentos. O encontro contou com o vice-presidente da empresa, Tulio Oliveira, além de contar com a participação do chef Érick Jackin, cozinheiro e jurado do Masterchef, que ensinou os convidados a preparem um risoto.

“Empreendemos assumindo riscos”, começa Tulio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago, falando um pouco sobre o crescimento do serviço no Brasil e na América Latina. O Mercado Pago surgiu do Mercado Livre em 2004, para ser o responsável pela parte de pagamentos da plataforma. Ele oferece uma série de soluções tanto para pessoa jurídica quando física, como máquinas de cartão, pagamentos de contas, recargas e, atualmente, com a chegada da conta digital para clientes, aprofunda a empresa cada vez mais nas soluções fintech.

MercadoPago: variedade de serviços para o consumidor e comerciante
Mercado Pago: variedade de serviços para o consumidor e comerciante

Sua conta digital mais robusta

A partir dos próximos meses, o Mercado Pago oferecerá novas funções para prevenir que os usuários vão ao banco. A conta digital gratuita permitirá o agendamentos de boletos, assim como serviços de recarga de celulares, TV, tickets e serviços de transporte.

“Para 2020, todas nossas iniciativas estarão voltadas para estar no momento certo da jornada do nosso cliente, para que tenha à mão uma solução completa de conta digital, passando pelo acesso ao crédito até a melhor experiência possível em compras e pagamentos no mundo físico”.

Tulio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago

Entre as principais novidades apresentadas durante o encontro, destacam-se novas redes entrando à Central de Descontos do Mercado Pago e oferta de crédito no Mercado Crédito direto no app. Confira mais detalhes:

Carteira Digital

Carteira digital do Mercado Pago permite fazer pagamentos e recargas de serviços
Carteira digital do Mercado Pago permite fazer pagamentos e recargas de serviços

O Mercado Pago, serviço que transforma seu smartphone em uma carteira digital, está presente em 7.2 milhões de smartphones (incluindo comerciantes e consumidores) e tem o quinto app que mais cresce no Brasil.

“Todos os recursos oferecidos pelo app Mercado Pago, geraram 25.6 milhões de pagamentos únicos até o terceiro trimestre de 2019”.

Tulio de Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago.

O sucesso é resultado das soluções que o app proporciona para gerenciamento de vendas para quem vende itens no Mercado Livre ou está abrindo um negócio de pequeno porte e para recebimento de pagamentos, sejam eles de vendas online ou físicas.

As melhorias e inclusões de novos serviços, como as citadas acima, fazem parte de uma estratégia que está em linha com o propósito da companhia de democratizar o acesso ao dinheiro e promover uma experiência cada vez mais completa de compra e uso dos serviços financeiros.

A Linha de Crédito, uma das novidades do app, oferece para consumidores pré-aprovados a possibilidade de parcelar boletos do Mercado Livre e Mercado Pago e realizar empréstimos pessoais. Para os comerciantes, será oferecido capital de giro, dinheiro express e antecipações.

Além disso, a empresa anunciou que vai lançar até começo de fevereiro um recurso de pagamento de uma série de impostos por meio da carteira digital. O Mercado Pago não divulgou quais impostos seriam suportados, mas incluirá impostos estaduais, federais e municipais.

Esse será apenas um dos diversos recursos da carteira digital, onde já é possível realizar recarga de celular ou bilhetes de ônibus, além de pagamentos com QR Code.

Expansão da tecnologia de Código QR

Pagamento com QR Code: agilidade e segurança
Pagamento com QR Code: agilidade e segurança

O lançamento do Código QR no Mercado Pago ocorreu em 2018 e, atualmente, já soma mais de um milhão de estabelecimentos suportados no Brasil. Durante o evento, Tulio comentou sobre a adesão do comércio à tecnologia de pagamentos e anunciou algumas empresas que estarão disponíveis na Central de Descontos nas próximas semanas. São elas: as redes de supermercados Muffato (PR), Lopes (SP) e Zona Sul (RJ), além dos segmentos pet (Cobasi e Petz), farmácia (Drogal), restaurante (Madero, Outback e Giraffas) e serviços, com a 5àsec.

A Central de Descontos é um marketplace que reúne milhares de estabelecimentos com ofertas que aceitam o Código QR no Brasil. Disponível tanto no app do Mercado Pago quanto do Mercado Livre, o consumidor pode acompanhar em tempo real as ofertas disponíveis na Central e controlar o uso de descontos na carteira digital.

“Estamos liderando um movimento pioneiro no setor, empoderando o consumidor e trazendo os varejistas para nossa carteira digital, o que abre a ampla gama de possibilidades de campanhas conjuntas de fidelização, gerando valor para as duas pontas. Criamos um modelo que permitirá escalar a oferta de descontos de forma sustentável”,

Túlio Oliveira, vice-presidente do MercadoPago

A empresa também anunciou que, nas próximas semanas, passará a permitir que usuários façam saques com QR Code em caixas eletrônicos. Em vez de inserir o cartão, bastará usar o celular.

O Código QR é um código vinculado a conta no Mercado Pago que permite receber e realizar pagamentos de forma simples. No Brasil, mais de 170 mil pontos de venda já aceitam o recurso. Para os varejistas, a função do Código QR é mais barata do que realizar uma operação com cartão de crédito. Para os consumidores, é uma solução mais prática e segura do que inserir senhas.

Por exemplo: se ao dividir uma conta, o atendente passa a máquina para cada pessoa da mesa efetuar o seu pagamento com cartão de crédito, com o código QR basta que o atendente imprima o comprovante com o código e entregue à mesa; todos podem pagar ao mesmo tempo com a câmera do app, definindo o valor a pagar e meio de pagamento.

Líder do segmento

As projeções da empresa para 2020 são altas. O Mercado Pago lidera o primeiro lugar nas vendas de máquinas na América Latina, mas em número de terminais ainda perde para a PagSeguro, que possui cerca de 5 milhões espalhadas pelo Brasil. Entretanto, Gabriela Szprinc, diretora de pagamentos, o primeiro lugar no segmento é um dos principais objetivos para 2020. A empresa vê a venda de máquinas como um mercado que vai crescer muito, onde há vendedores que ainda não possuem os dispositivos e pelo constante surgimento de empresas e startups que terão essa necessidade.

O Mercado Pago, que nasceu com objetivo de realizar dentro da plataforma a transação de dinheiro em compras e vendas, avalia que, com a regulação do open banking pelo Banco Central, a competitividade entre as empresas financeiras aumentará – ainda mais com o crescimento de fintechs e carteiras digitais no país. Para Oliveira, a plataforma com mais sucesso será aquela que acompanhará o usuário onde ele estiver oferecendo todos os serviços que ele precisa.

E você? Usa o Mercado Pago para fazer transações financeiras? Deixe nos comentários.

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário