Lojas do Facebook é a nova forma de vender produtos online na rede social

Lojas do Facebook é a nova forma de vender produtos online na rede social
Recurso Lojas do Facebook permite que qualquer negócio crie um catálogo próprio para vendas no Facebook e no Instagram

Na última terça-feira (19), o Facebook anunciou o lançamento oficial do recurso “Lojas do Facebook”, uma nova ferramenta que permitirá que pequenos comerciantes vendam seus produtos diretamente nas redes sociais da empresa, e que deverá ajudar muitos negócios que têm sofrido com uma queda nas vendas neste momento em que passamos por uma pandemia do novo coronavírus.

Criado para ser uma evolução do tipo de “comércio social” que já é comum no Instagram e no marketplace do Facebook, o novo recurso oferecerá muito mais ferramentas para as lojas que pretendem utilizar essas redes sociais para oferecer seus produtos, permitindo que esses negócios possam se conectar de forma mais simples com um número maior de clientes em potencial.

O que é o Lojas do Facebook

Hoje, as lojas que usam a rede social para vender seus produtos precisam ficar criando postagens específicas para cada produto em suas páginas ou no marketplace, o que acaba deixando tudo mais difícil de ser organizado pelo dono do negócio, além de também tornar bem mais complicada a visualização por possíveis clientes de tudo o que aquela loja tem a oferecer.

Com o novo recurso Lojas do Facebook, qualquer negócio pode montar sua própria loja virtual dentro da rede social, criando um catálogo completo com todos os produtos que possui e podendo customizar toda a aparência da loja, colocando uma capa própria e escolhendo as cores que mais tenham a ver com a identidade visual de seu negócio.

Esses catálogos poderão ser criados gratuitamente, e poderão ser facilmente acessados tanto a partir da página da loja no Facebook quanto do perfil dela no Instagram — o que permite que eles possam ser também compartilhados como publicações na linha do tempo ou através de Stories.

Lojas do Facebook
O Lojas do Facebook permite que você customize o catálogo de sua loja para deixá-lo com a identidade visual de seu negócio (Imagem: Facebook)

Os clientes que acessarem esse catálogo poderão não somente ver os produtos que o negócio possui, mas também salvar aqueles que o interessarem para compras futuras, ou ainda efetuar a compra pelo próprio catálogo. Por enquanto, aqui no Brasil essa opção de compra levará o usuário para o site da loja, onde ele poderá finalizar o negócio, mas nos Estados Unidos o Facebook já está testando uma forma de os clientes fecharem suas compras direto pelo próprio catálogo e sem precisar sair da rede social, e é possível que no futuro esta função também esteja disponível para nosso país.

Além disso, caso o cliente tenha qualquer dúvida sobre algum dos produtos, o recurso Lojas do Facebook permitirá que ele rapidamente entre em contato com a loja através de mensagens via Messenger, Instagram Direct ou pelo WhatsApp, permitindo ao lojista responder rapidamente essa dúvida para que a venda seja finalizada.

Planos para o futuro

Lojas do Facebook
Instagram Shop é um recurso voltado ao Instagram que deverá ser disponibilizado nos próximos meses (Imagem: Facebook)

O Facebook também já anunciou uma série de funções que ainda não estão presentes no Lojas do Facebook, mas que deverão ser disponibilizados para todos ao longo dos próximos meses.

Um destes recursos futuros será o Instagram Shop, um catálogo parecido com o oferecido pelo Lojas do Facebook, mas desenvolvido especialmente para o ambiente do Instagram, que permitirá que potenciais novos clientes encontrem sua loja através da aba Explorar. Além disso, a empresa também deverá adicionar uma nova aba de compras na navegação do aplicativo, que permitirá que os usuários acessem o Instagram Shop com apenas um clique.

Outro recurso interessante que a empresa está desenvolvendo é a opção de compras ao vivo. Isto permitirá que qualquer perfil que utilize a função Lojas do Facebook, ao fazer uma live, possa introduzir na transmissão o link de qualquer produto disponível em seu catálogo, permitindo que aqueles que estão assistindo à live possam comprar qualquer produto que está sendo mostrado ali na hora, sem precisar sair do app e ir procurar por ele no site da empresa.

Lojas do Facebook
Recurso permitirá que as lojas vendam produtos de seus catálogos durante transmissões de lives (Imagem: Facebook)

Outras novidades que estão sendo desenvolvidas é a possibilidade de o cliente efetuar as compras pelo próprio ambiente de chat —  assim, caso algum usuário envie uma pergunta para o lojista pelo Messenger, Instagram Direct ou WhatsApp, este usuário poderá finalizar a compra através da própria janela da conversa — uma forma de lojas que possuem programas de fidelidade possam conectá-los também a suas contas de Facebook, permitindo que tanto clientes virtuais quanto os presenciais possam facilmente se aproveitar deste benefício. 

Fonte: Facebook

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Aprenda a criar sites do zero ao profissional!
    Adquira competências essenciais para construir sites do início ao fim, desde a interface até o servidor e a hospedagem do projeto na internet.
    Acesse: https://bit.ly/3cOVKO5