iPhone 12 é o smartphone 5G mais vendido do mundo 2 semanas após lançamento

Iphone 12 já é o 7º smartphone 5g mais vendido de 2020
Vendas do iPhone 12 em outubro foram suficientes para torná-lo o smartphone 5G mais vendido do mundo naquele mês, além do 7º em todo o ano de 2020

Apenas duas semanas após seu lançamento, o iPhone 12 se tornou o smartphone 5G mais vendido do mundo. Oriundos de uma pesquisa mensal feita pela Counterpoint Research, os dados são relativos ao mês de outubro e demonstram que, mesmo tendo sido lançado no fim daquele mês, o aparelho foi rápido em conquistar o topo das vendas globais de smartphones 5G – desbancando, com folga, modelos como o Galaxy Note20 Ultra 5G e o Galaxy S20+ 5G.

Durante o mês de outubro, o iPhone 12 teve 16% das vendas globais de smartphones 5G, enquanto a variante mais sofisticada do modelo, o iPhone 12 Pro, ficou com 8%. Ainda segundo o estudo, o fator que mais contribuiu para esse sucesso foi justamente a migração para o novo padrão de rede, visto que muitos usuários, sobretudo de iPhones passados, aguardavam a chegada do 5G para trocar de smartphone.

Iphone 12 já é o 7º smartphone 5g mais vendido de 2020

Igualmente, o estudo explica que, na intenção vender mais planos 5G com os novos smartphones, muitas operadoras, especialmente nos EUA, ofertaram o iPhone 12 e o iPhone 12 Pro com descontos de até 100%. A influência das telecoms nesse caso de sucesso fica ainda mais clara quando o estudo revela que, só nos EUA, 1/3 dessas vendas estava atrelada a planos de telefonia móvel. Na China e no Japão, apesar da concorrência mais forte de marcas locais, como Huawei e Samsung, os modelos da Apple também levaram a melhor.

Junto do iPhone 12 Pro, o iPhone 12 representou 1/4 das vendas de smartphones 5G em todo o mundo no mês de outubro. Mais impressionante que isso, no entanto, é que, mesmo estando disponível por apenas duas semanas no referido mês, as vendas foram suficientes para tornar o modelo o sétimo smartphone 5G mais vendido de 2020.

Os dados, vale lembrar, são referentes a outubro, ou seja, quando forem contabilizadas os números de novembro e dezembro, é provável que o iPhone 12 suba ainda mais no ranking – mesmo tendo sido lançado bem depois da metade do ano.

Vendas do iPhone 12 impulsionaram 5G mmWave

Iphone 12 já é o 7º smartphone 5g mais vendido de 2020
iPhone 12 já é o 7º smartphone 5G mais vendido do ano (Imagem: Apple)

E se os novos iPhones se beneficiaram com a chegada do 5G, a recíproca é verdadeira: nos EUA, todos os modelos da nova geração suportam o padrão de ondas milimétricas do 5G (mmWave), fazendo o número de dispositivos compatíveis com essa rede saltar de 5%, em setembro, para 12% em outubro. Com mais usuários tendo acesso ao padrão, maior será o incentivo para que as operadoras invistam na infraestrutura necessária para essa tecnologia – que segue tendo pouca cobertura, mesmo nas capitais estadunidenses.

Também conforme aponta a Counterpoint Research, esse aumento é especialmente importante, pois são as ondas milimétricas que, no futuro, possibilitarão desfrutar de todo o potencial do 5G. Com a tecnologia mmWave, a latência entre a troca de informações é muito menor que no 5G “comum” (sub-6), sendo rápida o bastante para tornar possíveis inúmeras inovações – tais como carros autônomos, jogos via streaming sem delay e plataformas de realidade estendida (XR).

Ao fim, o relatório conclui que a alta demanda pelo iPhone 12 deve continuar neste fim de 2020, sobretudo devido às vendas de natal. Em mesmo sentido, o atraso no lançamento desse ano deve estender a tendência de boas vendas até o início de 2021. Graças ao iPhone 12, em boa parte, o mercado de smartphones 5G cresceu 24% só no mês de outubro – a maior alta mensal já registrada até então.

Fonte: Counterpoint Research

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário