Industria 4.0: conexões IoT industriais chegarão a 37 bilhões até 2025

Indústria 4.0 e conexões IoT industriais
A utilização de conexões loT na indústria 4.0 pode otimizar processos e reduzir gastos

De acordo com um estudo recente da Jupiter Research, o número de conexões IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas) na Indústria 4.0 deve aumentar nos próximos cinco anos, passando de 17,7 bilhões em 2020 para 36,8 bilhões em 2025. 

O resultado da pesquisa também aponta que os serviços da rede 5G devem contribuir para otimizar a transmissão de dados  em ambientes com um alto número de conexões, garantindo mais autonomia entre as operações. 

Conexões IoT industriais na Indústria 4.0

Indústria 4.0 e conexões IoT industriais
A manufatura inteligente deve impulsionar o aumento das conexões IoT industriais nos próximos cinco anos

Smart Factory ou Fábricas Inteligentes é um conceito desenvolvido na Indústria 4.0 e está diretamente ligado ao uso da Internet das Coisas (loT) no setor industrial. Softwares de Automação, Big Data e loT são apenas alguns exemplos de tecnologias utilizadas nas Fábricas Inteligentes. 

A pesquisa identificou que a manufatura inteligente será um setor chave para o crescimento do mercado de IoT industrial nos próximos anos, respondendo por 22 bilhões de conexões até 2025. Por meio de conexões loT industriais é possível conectar objetos e máquinas à internet, permitindo que eles se comuniquem entre si e com o usuário.

O uso de dispositivos conectados à Internet das Coisas pode trazer muitos benefícios para o setor corporativo, permitindo a aceleração de processos internos. Além de melhorar eficiência operacional, as conexões loT têm um impacto direto na redução dos gastos.  

Ainda de acordo com os dados da Juniper Research, os gastos com software nas conexões IoT industriais pode chegar a US$ 216 bilhões. Para a autora da pesquisa, Scarlett Woodford, as indústrias precisam ter um pouco de cautela ao implementar a tecnologia loT. 

“É preciso resistir à tentação de introduzir conectividade a todos os aspectos das operações. Em vez disso, os fabricantes devem se concentrar na coleta de dados nas áreas mais valiosas para impulsionar os ganhos de eficiência.”


Scarlett Woodford, autora da pesquisa 

Indústria 4.0 no Brasil

A Indústria 4.0, também conhecida como a Quarta Revolução Industrial, é caracterizada pela introdução de recursos tecnológicos na indústria. A tendência vem sendo adotada por corporações de diversos segmentos para conseguir atender as exigências do mercado. E no Brasil não é diferente. 

As conexões loT industriais são uma realidade nas empresas nacionais. Um estudo da Pyramid Research já mostrava que 60% das empresas enxergavam as conexões IoT como uma solução para melhorar a eficiência operacional e reduzir custos.  Além de apontar que 73% das empresas de médio e grande porte usavam algum tipo de implementação loT ou desejavam implementar a tecnologia nos próximos 12 meses. 

Fonte: Juniper Research; ITPro

3 Comentários

Clique aqui para postar um comentário