IBM e FAPESP investem em Centro de Inteligência Artificial no Brasil

IBM e FAPESP investem em Centro de Inteligência Artificial no Brasil 2
A chamada de propostas para Universidades e Institutos Tecnológicos já está aberta para receber as instalações do novo centro.

Criado em 2016, o IBM IA Horizon Network (IAHN) tem como objetivo principal promover uma integração e parceria entre as grandes universidades em todo o mundo e pesquisadores da IBM especialistas e focados em promover e acelerar a aplicação de Inteligência Artificial (IA) em diversas vertentes. E agora a empresa fechou um acordo com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para a criação de um Centro de Pesquisa em Engenharia em Inteligência Artificial aqui no Brasil.

Foco na Inteligência Artificial

Essa é a maior parceria aqui no país entre uma universidade ou setor acadêmico e uma empresa de TI e marca o início de pesquisas avançadas no intuito de aplicar a IA em diversas áreas diferentes com foco em recursos naturais, meio ambiente, finanças, agronegócios e principalmente, saúde.

O novo Centro de Pesquisa será focado no uso da inteligência artificial para resolver problemas atuais no Brasil
O novo Centro de Pesquisa será focado no uso da inteligência artificial para resolver problemas atuais no Brasil

A criação do Centro terá a presença e colaboração de vários profissionais como cientistas, professores e até mesmo estudantes com projetos conjuntos e pesquisas que caminham na mesma direção. O financiamento será a longo prazo, com tanto a IBM quanto a FAPESP investindo em cerca de US$500 mil por ano cada. Esse financiamento acontecerá com prazo mínimo de 2 anos e máximo de 10 anos.

A chegada do Centro de Pesquisas fará com que as pesquisas de aplicação da Inteligência Artificial aqui no Brasil possam dar um grande salto e sejam aplicadas em alguns dos maiores desafios globais, principalmente na área médica, de processamento, sistema de aprendizado de máquinas, reconhecimento de imagens, e várias outras.

A procura de parceiros

A IBM e a FAPESP também anunciaram uma chamada para parceiros. Serão pesquisadores de outras universidades e até mesmo de institutos que já podem mostrar seus projetos e propostas. Ao ser selecionada, a Universidade vai contribuir com um aumento no valor investido e também poderá coordenar várias instalações, laboratórios e até profissionais como professores, técnicos e administradores.

Em abril de 2019 eles irão revelar as propostas que foram selecionadas e elas terão foco em algumas áreas especificas como:

  • Algoritmos de IA – para aumentar e trabalhar mais nas capacidades de aprendizado de máquinas e de sistemas que vão se beneficiar com esse tipo de aprendizado para resolver problemas.
  • Aplicações industriais de IA – pesquisas voltadas para construir aplicações na área de industria em agronegócios, recursos naturais, meio ambiente e finanças.
  • Representação Profunda do Raciocínio e Conhecimento – trazer inovações para sistemas que utilizam a inteligência artificial para que eles sejam capazes de tomar decisões relacionadas a problemas industriais.
  • IA em português – fazer com que esses sistemas sejam totalmente aprimorados para ler, processar, conversar e falar no idioma português.
  • IA para o Bem – essa área tem como objetivo principal fazer com que esses sistemas de inteligência artificial possam ser utilizados na promoção de benefícios que podem ser ou econômicos ou sociais e que possam atingir tanto as empresas quando as pessoas em si e até países. Em suma, é uma forma de fazer com que a IA possa melhorar a vida das pessoas e ajudar com que elas possam conquistar cada vez mais para garantir sua prosperidade.

Uma bagagem de peso

Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil
Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil

O laboratório de pesquisa da IBM aqui no Brasil já promove diversos avanços científicos há cerca de 10 anos, incluindo pesquisa em inteligência artificial. Ele também tem um papel importante no ecossistema de tecnologia por aqui e já ajuda há muito tempo com que pesquisadores tenham contato com estudantes, institutos e empresas, promovendo assim uma integração.

Ulisses Mello é o Diretor do Laboratório de Pesquisas da IBM Brasil (IBM Research)
Ulisses Mello é o Diretor do Laboratório de Pesquisas da IBM Brasil (IBM Research)

Segundo o Dr. Ulisses Mello, diretor de IBM Research Brasil, a empresa quer que essa colaboração seja ainda maior e que ela possa reunir pesquisadores de todo o mundo. Dessa forma é mais fácil garantir uma troca de conhecimentos e facilitando assim a chegada de soluções para problemas que são relevantes para a sociedade.

Luiz Nunes de Oliveira, coordenador adjunto da diretoria científica da FAPESP para Programas Especiais e Colaborações em Pesquisa, ainda disse que a complexidade desses problemas científicos atuais é o grande desafio do projeto, principalmente para o avanço do conhecimento. Por isso será preciso um investimento maior e suporte a longo prazo para enfrentar esse problema. E, claro, a ajuda de diversos profissionais com uma abordagem multidisciplinar e colaborativa.

 “Quando empresas, universidades, estudantes e institutos de pesquisa trabalham juntos pelo mesmo objetivo podemos resolver problemas de forma mais fácil e rápida, acelerando o progresso da ciência”.

Enviando as propostas

As Universidades e Institutos de Pesquisas que tiverem interesse em enviar suas propostas para receber as instalações no Centro de IA podem fazer até o dia 15 de abril de 2019. Elas deverão ser submetidas no site da FAPESP. Todas as instruções detalhadas podem ser conferidas na página dedicada, neste link.

Lembrando que as propostas serão enviadas para a Universidade e revisadas por especialistas internacionais e por isso devem ser apresentadas no idioma inglês. Os revisores serão profissionais que possuem conhecimento na área do Centro de Pesquisa e escolhidos tanto pela IBM quanto pela FAPESP.

Lembrando que está acontecendo a IBM Think 2019 com novidades da empresa e o Showmetech está lá conferindo tudo!

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba Notícias por E-mail:

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box