Huawei divulga receita de vendas de smartphones falsa, segundo a GfK

Huawei divulga dados falsos sobre volume de vendas
Supostos resultados colocariam a Huawei na 1ª colocação entre as principais fabricantes globais

A GfK China, empresa de pesquisa de mercado da China, anunciou na quarta-feira (27) que a história “Global Smartphone Sales” (“vendas globais de smartphone“, em tradução livre) da Huawei citava dados não oficiais e números falsos sem autorização.

O vice-presidente da Huawei, Guo Ping, e o diretor executivo da Huawei CBG, Richard Yu, compartilharam uma foto supostamente da GfK em suas redes sociais, dizendo que o volume de vendas global da empresa (excluindo a China) em janeiro atingiu 11,13 milhões de unidades, ocupando 18,8% do mercado global de smartphones. Esses números impulsionaram a Huawei como a principal empresa entre os fabricantes globais.

No entanto, Jing Hui, analista da GfK, descartou os dados. De acordo com a empresa, o volume de vendas no mercado chinês de smartphones é de 30,57 milhões de unidades, e o mercado chinês é responsável por cerca de 23% do mercado global. Isso significa que o mercado global é de 132,91 milhões de unidades. Se a Huawei responder por 18,8%, como a história diz, suas vendas devem ser de cerca de 25 milhões de unidades.

“Eu acho que todo mundo pode fazer essa matemática, como é ensinado nas escolas primárias”

Jing Hui, analista da GfK
Jing Hui, analista da GfK, contesta dados divulgados pela Huawei
Jing Hui, analista da GfK, contesta dados divulgados pela Huawei. (Fonte: Weibo)

Como os fabricantes chineses de smartphones tem buscado espaço no cenário global, especialmente o europeu, chegou o momento deles repensarem suas estratégias. Ao contrário do mercado indiano, que valoriza o volume de vendas e o desempenho de custos, o mercado europeu se preocupa mais com confiabilidade e qualidade.

Os resultados das vendas de smartphones Huawei nos últimos anos vem crescendo exponencialmente. Em 2017, por exemplo, a empresa vendeu 153 milhões de aparelhos. Já em 2018, a Huawei produziu mais de 200 milhões de smartphones. De acordo com o Engadget, os smartphones mais vendidos pertencem às linhas P20 e Mate 20, que venderam 16 milhões e 5 milhões de unidades, respectivamente.

Huawei e polêmicas

A Huawei foi fundada em 1988 pelo engenheiro Ren Zhengfei, com sede em Guangdong, na China, e atualmente é uma das líderes no setor de telecomunicações, passando a Apple, ficando atrás apenas da Samsung.

A gigante chinesa também é muito conhecida por suas polêmicas. Em 2013, os Estados Unidos acusaram a empresa de atuar como espiã do governo chinês. Líderes do FBI, CIA e NSA já recomendaram que os cidadãos estadunidenses não usem os aparelhos da empresa.

Loja da Huawei em Kuala Lumpur na Malásia
Loja da Huawei em Kuala Lumpur na Malásia. (Crédito: Deposit Photos)

Muitos países ocidentais acreditam que a Huawei repassa dados dos usuários para o governo chinês, que persegue opositores. De acordo com a BBC, o ocidente teme que Pequim tenha acesso à rede móvel de quinta geração (5G) e a outras redes de comunicação por meio da empresa.

Até o momento não foram apresentadas evidências de espionagem por parte da empresa, no entanto, em 2017 a Agência Nacional de Inteligência da China regulamentou uma medida que obriga empresas privadas a cooperarem com os serviços do órgão.

A situação mais recente foi o uso de imagens falsas na campanha de divulgação do seu novo smartphone, o P30 Pro. A empresa fez uso do banco de imagens Getty Images para o teaser promocional sobre a capacidade das quatro câmeras traseiras do aparelho.

A imagem divulgada, que mostra um vulcão em erupção, foi tirada por uma câmera DSLR, e não por um smartphone, de acordo com o Gadget Match. A foto foi descoberta em uma busca reversa no Google.

A Huawei ainda respondeu à GfK e também não deu declarações sobre o motivo de seus executivos seniores divulgarem dados falsos sobre o volume de suas vendas.

Fonte: Pandaily

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box