Huawei admite trapacear em testes de benchmark para smartphones

Huawei admite trapacear em testes de benchmark para smartphones
Smartphones da Huawei e de sua subsidiária Honor costumam ir além do limite para entregar resultados em testes de benchmark.

Estamos na era dos testes de benchmark e há quem só compre smartphones ou tablets que obtenham os melhores números nestes programas de testes. No entanto, foi descoberto, através de uma investigação realizada pelo site AnandTech, que algumas fabricantes de celulares como HuaweiHonor estão projetando seus dispositivos para forçar melhores resultados.

Essa história não é inédita

huawei admite trapacear em testes de benchmark para smartphones - Huawei admite trapacear em testes de benchmark para smartphones
Smartphones estão cada vez mais buscando os números.

Em 2013, houve muitos casos de grandes fabricantes de smartphones tentando, de alguma forma, ludibriar o consumidor e, até mesmo, reviewers de tecnologia. Isso mesmo. Lá atrás, os benchmarks já estavam sendo usado para influenciar sua compra, e não da maneira que você imaginava.

Ao fazerem os smartphones “detectarem” os testes de benchmark, as empresas conseguiam extrair resultados impressionantes, que eram extremamente bem-vindos do ponto de vista do Marketing.

O problema é que tais resultados não representavam o desempenho final dos produtos, já que, ao entrar no “modo benchmark”, os smartphones passavam, além de seus limites de temperatura e de eficiência.

Testes de benchmark do Honor Play

Recentemente, ao testar o desempenho do Honor Play, smartphone de uma subsidiária da Huawei, o site AnandTech notou que o dispositivo se comportava de maneira estranha. Confira abaixo o resultado:

huawei admite trapacear em testes de benchmark para smartphones - Huawei admite trapacear em testes de benchmark para smartphones
Resultado dos testes de benchmark do Honor Play.

Como demonstrado na imagem, é possível visualizar que houve um ganho de desempenho quando o smartphone detectou a presença de um teste sendo rodado. Inclusive, alguns números chegaram até mesmo a dobrar.

Em resposta a um comentário sobre este caso, o presidente de software da Huawei, Dr. Wang Chenglu, afirmou que a empresa apenas faz o que muitas outras fazem. Dessa forma, ela estaria apenas nivelando a situação.

“Outras fazem o mesmo tipo de teste, conseguem pontuações altas e a Huawei não pode ficar em silêncio”, explica Wang Chenglu, que também afirma querer “se unir a outras [empresas] na China para encontrar a melhor verificação de benchmark para a experiência do usuário”.

huawei admite trapacear em testes de benchmark para smartphones 3 - Huawei admite trapacear em testes de benchmark para smartphones
Honor Play, o smartphone usado nos testes.

Ainda não se sabe a que ponto isso irá chegar, mas, é sabido que quanto mais valorizamos tais números, mais empresas farão de tudo para demonstrá-los. E, nem sempre isso será real.

E você, possui algum smartphone da Huawei ou da Honor? Nos fale nos comentários abaixo!

Fonte: AnandTech.

Leia também

UE aprova aquisição do aplicativo musical Shazam pela Apple

huawei admite trapacear em testes de benchmark para smartphones 2 - Huawei admite trapacear em testes de benchmark para smartphones

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Share via