Google é a marca mais influente no Brasil, segundo pesquisa Ipsos

O google é a marca mais influente no brasil
Enquanto a Netflix lidera no ranking global da pesquisa Ipsos, o Google é a marca mais influente no Brasil desde 2016

Uma pesquisa realizada pela Ipsos revelou que o Google é a marca mais influente no Brasil em 2020. O estudo intitulado de “The Most Influential Brands” chegou à sua 8ª edição e contou com a participação de 2 mil entrevistados a respeito de 107 marcas.

A metodologia da pesquisa avalia 5 dimensões:

  • Confiança
  • Responsabilidade social
  • Engajamento
  • Presença
  • Inovação

O levantamento foi realizado entre os dias 6 de novembro e 5 de dezembro de 2020, e este ano também analisou o desempenho das companhias mediante ao enfrentamento contra a pandemia da COVID-19. Veja o ranking com as 10 primeiras colocadas na pesquisa:

ColocaçãoMarca
Google
YouTube
Samsung
Microsoft
Facebook
Colgate
Nestlé
O Boticário
Mercado Livre
10ºMasterCard

O Google conquistou novamente a primeira colocação do ranking, enquanto a Samsung caiu para terceira posição após conquistar a vice-liderança na pesquisa realizada em 2019, entregando a colocação para o YouTube. Se analisarmos, a plataforma de vídeos — que pertence ao Google — foi e ainda é primordial para inúmeros brasileiros em tempos de isolamento social para a realização de aulas, palestras, apresentações, etc.

O google é a marca mais influente no brasil
O Google é a marca mais influente no Brasil e encabeça outras gigantes da tecnologia

A pesquisa também mostra um descrédito a respeito das instituições públicas por parte do povo. De acordo com Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, nós “[…] estamos em uma nação muito impactada, a população está insegura”, o que levou a 77% dos entrevistados a dizer que espera que as grandes empresas se solidarizem cada vez mais com as pessoas, e 53% revelou não apoiar as medidas governamentais. “As marcas estão substituindo as instituições. Este é o novo papel das empresas”, conclui o executivo.

“Dentro desse contexto [da pandemia], as marcas que nos permitem nos conectar com os outros, trabalhar, estudar, nos divertir e comprar a distância se fortaleceram”

Ana Hashizume, Diretora de BHT da Ipsos no Brasil

O boticário é a marca nacional mais influente do brasil
O Boticário trocou comerciais de perfumes e apostou em mensagens de conscientização sobre a pandemia da COVID-19

Dentre as empresas fundadas no Brasil, O Boticário é a que mais se destacou, posicionando-se na sétima colocação graças a suas ações na área de responsabilidade social. O Mercado Livre fez sua grande estreia ao entrar pela primeira vez no Top 10, mas pode confundir pelo nome. A empresa foi criada em 1999 em Buenos Aires, na Argentina, não sendo considerada como uma marca nacional.

Quando falamos sobre o ranking global o cenário já é outro. A pesquisa mundial revela que a Netflix encabeça a lista de influência, seguida pela Coca-Cola. O Google lidera como a marca mais influente no Brasil desde 2016 e não parece dar sinais de declínio.

E você, o que achou do Google ser a marca mais influente no Brasil? Conta pra gente nos comentários!

Fontes: Clube de Criação, Meio & Mensagem, Valor Investe

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário