Facebook News deve chegar ao Brasil e outros quatro países até 2021

Imagem do Facebook News
Além do Brasil, o Facebook News deve chegar à Alemanha, França, Índia e Reino Unido
Anúncio
Samsung  campanha  Connected Living para promover conectividade de produtos  do lar

O Facebook anunciou que o Facebook News, plataforma específica para veicular notícias na rede social, deve chegar ao Brasil até 2021. Segundo a empresa, a previsão para o lançamento da plataforma no país é entre seis meses e um ano.

Além do Brasil, a rede social anunciou que pretende lançar o Facebook News na Alemanha, França, Índia e Reino Unido.

“Estamos acelerando nossos planos para expandir [o Facebook News] internacionalmente. Em cada país, vamos pagar os veículos de comunicação para que seu conteúdo fique disponível no novo produto.”

Campbell Brown, vice-presidente de parcerias globais de notícias no Facebook

Lançamento do Facebook News

Tela do Facebook News
Facebook News veicula reportagens de acordo com preferências do usuário

O primeiro país em que a rede social lançou sua plataforma de notícias foi, claro, os Estados Unidos. Isso, segundo a empresa, “marcou o começo de um novo capítulo do nosso relacionamento com a indústria das notícias”.

Ainda segundo a rede social, o Facebook News foi desenvolvido considerando o feedback dos veículos de comunicação e dos usuários.

“Ajudar os veículos a atingirem novos públicos tem sido um dos nossos principais objetivos”

Campbell Brown, vice-presidente de parcerias globais de notícias no Facebook

De acordo com Campbell, 95% do tráfego que o Facebook News garante ao veículos de comunicação complementa o tráfego que eles já possuem no Feed de Notícias na rede social. Isso nos EUA, pelo menos.

Chegada do Facebook News em outros países

Tela do Facebook News
Facebook News deve chegar ao Brasil e outros quatro países até 2021

Como a própria executiva do Facebook apontou, os hábitos dos consumidores e suas relações com as notícias varia de país para país. Por isso, Campbell explica que a rede social pretende trabalhar de maneira próxima aos veículos de comunicação de cada país para criar uma experiência que funcione para os usuários locais.

“Vamos trabalhar numa colaboração estreita para testar maneiras de oferecer uma experiência valiosa para as pessoas, respeitando, também, os modelos de negócio dos veículos”

Campbell Brown, vice-presidente de parcerias globais de notícias no Facebook

Ainda segundo a executiva do Facebook, inovação é um elemento importante para construir um ecossistema sustentável de notícias. “Vamos continuar desenvolvendo novos produtos e investindo de maneira global para ajudar a indústria das notícias a construir modelos de negócios duradouros”, disse Campbell.

O que é o Facebook News?

Tela do Facebook News
Facebook News é uma plataforma de notícias semelhante ao Google Notícias

O conceito da plataforma da rede social é parecido com o do Google Notícias, por exemplo. É um lugar em que o usuário concentra seus veículos de comunicação e editorias favoritas, como política e tecnologia.

Além disso, no Facebook News o usuário consegue descobrir e explorar assuntos e outras editorias, que são recomendadas automaticamente com base no seu histórico de navegação, leitura e compartilhamento.

A plataforma também mostra os principais assuntos e reportagens do dia, junto à exibição de conteúdo personalizado do usuário.

Nos EUA, o Facebook News reúne e distribui conteúdo produzido por mais de 200 veículos de comunicação, de acordo com a empresa, incluindo tanto os de abrangência nacional, como a CNN, quanto os locais.

Facebook, jornalismo e polêmicas

facebook google mídia australia
facebook google mídia australia

Em tempos de fake news, não é raro o Facebook se envolver em polêmicas envolvendo jornalismo e veículos de comunicação. 

No final de julho, por exemplo, o governo da Austrália anunciou que o Google e o Facebook passariam a pagar as empresas de mídia do país pela veiculação do conteúdo dessas empresas em suas respectivas plataformas.

Essa decisão veio de um processo que começou em 2019, quando o governo da Austrália pediu que as gigantes de tecnologia tentassem entrar num acordo com empresas de mídia em relação à veiculação de seus conteúdos.

Um estudo realizado em 2019 mostrou que na última década cerca de três mil vagas de jornalistas foram extintas na imprensa tradicional australiana por conta de problemas de divisão de receitas no negócio digital.

De acordo com Josh Frydenberg, Ministro da Fazenda da Austrália, essa obrigação de compensação das empresas de tecnologia à mídia do país é uma forma de garantir maior competição no setor, maior proteção ao consumidor de notícias e manter um ecossistema de imprensa sustentável no país.


E você, o que achou do Facebook News? Você usa alguma plataforma de notícias? Conte para nós aqui nos comentários!

Fonte: Facebook

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário