Document AI: Google lança plataforma de análise de documento com IA

Document AI: Google lança plataforma de análise de documento com IA
Plataforma na nuvem utiliza inteligência artificial para fazer o processamento de documentos e transformá-los em dados estruturados

O Google lançou na última terça-feira (04) o Document AI (DocAI), uma plataforma que faz o processamento de documentos hospedados no Google Cloud. O Document AI utiliza inteligência artificial (IA ou AI em inglês) para fazer a leitura de documentos digitais transformando o conteúdo dos arquivos em uma rede de dados que pode ser usada posteriormente para agilizar processos internos nas empresas.  

De acordo com o gerente de produto do Google, Lewis Liu, e o gerente de marketing de produto, Yang Liang, a plataforma deve beneficiar as companhias que precisam extrair manualmente dados de documentos complexos em grande escala, afinal a proposta do DocAI é otimizar e agilizar esse processo de extração de dados.

Como funciona o Document AI

Um relatório divulgado pela IDC constatou que as empresas americanas chegam a desperdiçar US$ 8 bilhões com o gerenciamento de documentos. Segundo uma pesquisa do Learn Ademero as companhias podem gastar em média US $ 20 para arquivar e armazenar um único documento. E apenas 18 % delas se consideram “paperless”, ou seja, utilizam menos papel na rotina de trabalho.

A plataforma Document AI do Google promete resolver esses problemas. A proposta da empresa é fornecer ferramentas e soluções por meio de uma API unificada, oferecendo suporte para criação e personalização de fluxos de trabalho e processamento de documentos. 

Document AI
Document AI pode agilizar o processamento de dados em ambientes corporativos.

Os algoritmos do DocAI podem classificar informações como endereços, números de contas, assinaturas, moeda, data de vencimento da fatura, extrair dados como nomes de fornecedores e outras condições de pagamento. 

Os analisadores gerais, como reconhecimento ótico de caracteres, analisador de formulários e divisor de documentos, já estão disponíveis na plataforma Document AI. Já o acesso aos analisadores W9, 1040, W2, 1099-MISC, 1003, fatura e recibos deve ser solicitado pelo cliente. 

“Transformar documentos em dados estruturados aumenta a velocidade de tomada de decisão para as empresas, revelando valor de negócio mensurável e ajudando a desenvolver melhores experiências para os clientes.”

Lewis Liu e Yang Liang, gerentes de produto e de marketing de produto no Google

De acordo com o Google, a extração de dados do DocAI ficou mais fácil, pois os analisadores da plataforma agora utilizam taxonomia predefinida do Google Cloud, sem a necessidade de mapear e treinar dados adicionais. Ainda de acordo com a empresa, eles estão trabalhando em novos recursos para a o Document AI.

O lançamento da plataforma Document AI aconteceu após o anuncio do Lending DocAI, um produto do Google Cloud para o setor de hipotecas que promete oferecer precisão para documentos de empréstimos e processamentos.

Fonte: Google; Venture Beat

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário