Consumer Reports coloca Galaxy S9 e S9+ no topo das avaliações

Galaxy s9 cores 1 - Consumer Reports coloca Galaxy S9 e S9+ no topo das avaliações
Consumer Reports compara Galaxy S9 e S9+ com modelos antecessores e prova que os novos smartphones da Samsung chegam com melhorias significativas

Os novos smartphones topo de linha da Samsung, Galaxy S9 e S9+, representam, como sempre, uma melhoria mesmo que modesta em relação aos outros aparelhos da linha. Mas essas melhorias valem a pena? O pessoal do Consumer Reports realizou alguns testes com os novos aparelhos e concluiu que sim.

De acordo com esses testes, os smartphones mais recentes apresentam detalhes interessantes como melhorias na segurança, na gravação de vídeo em câmera lenta e na câmera que pode transformar o rosto do usuário em um emoji animado.

Galaxy s9 emoji - Consumer Reports coloca Galaxy S9 e S9+ no topo das avaliações

Mas os destaques vão mesmo para a qualidade da durabilidade dos aparelhos, o processamento rápido e a experiência de som. Em contrapartida os pontos negativos que se destacam são os referentes a duração da bateria e desempenho da câmera.

Pontos Positivos

Durabilidade

Assim como o seu antecessor, os Galaxy S9 também contam com acabamento de vidro tanto na parte frontal quanto traseira. Esse recurso permite que o aparelho seja compatível com a recarga sem fio, além de dar um aspecto mais bonito. Infelizmente, entretanto, vidro é sinal de marcas de impressões digitais.

Galaxy s9 tela 1024x576 - Consumer Reports coloca Galaxy S9 e S9+ no topo das avaliações

Durante o teste, o smartphone sofreu 100 quedas de vários ângulos diferentes. Com o Galaxy S8, depois de 50 quedas a tela já estava quase toda quebrada e não funcional. Já o Galaxy S9 teve um resultado muito melhor.

Depois das 100 quedas ele sobreviveu com apenas alguns arranhões, e eles só começaram a surgir mesmo de forma nítida a partir de 50 quedas. Porém, mesmo que seja um aparelho resistente, ainda é aconselhável protege-lo com uma boa capa.

Processamento

Os Galaxy S9 também fizeram bonito no teste de processamento. Ambos os modelos contam com o processador topo de linha da Qualcomm atualmente, o Snapdragon 845.

Galaxy s9 processamento 1024x576 - Consumer Reports coloca Galaxy S9 e S9+ no topo das avaliações

No teste, foi possível notar que os aplicativos abriam de forma fluida, sem travamentos, e com velocidade. Páginas da internet carregavam também de forma rápida, principalmente em conexões boas, e o smartphone não trava mesmo quando está realizando tarefas mais pesadas como, por exemplo, executando um jogo.

Qualidade de som

Em relação aos alto falantes estéreis, os testes demonstraram que apesar de pequenos, eles são capazes de reproduzir sons a um volume alto e com qualidade. A empresa ainda preservou a entrada 3.5mm para fones de ouvido.

Galaxy s9 fone - Consumer Reports coloca Galaxy S9 e S9+ no topo das avaliações

Melhoria na segurança

Com os Galaxy S8 existia um problema comum em relação ao sensor de impressão digital. Por ser localizado ao lado da câmera, era comum que as pessoas acabassem pressionando e sujando a lente da câmera ao tentar colocar o dedo no sensor.

A empresa pareceu ouvir essas reclamações e com o novo Galaxy S9 veio a mudança de localização do sensor, agora posicionado abaixo da câmera.

Mas além da segurança com leitor de impressão digital, o aparelho também oferece uma opção de destravamento inteligente através da combinação de reconhecimento facial 2D e escaneamento de íris.

Galaxy s9 leitor inteligente - Consumer Reports coloca Galaxy S9 e S9+ no topo das avaliações

Pontos Negativos

Câmera

Os Galaxy S9 e S9+ são os primeiros da linha Galaxy S a contam com uma câmera dupla na parte traseira e ambos podem tirar fotos com duas aberturas a depender do ambiente. Lugares mais iluminados usa-se a de f/2.4 e lugares mais escuros, a de f/1.5.

Galaxy s9 camera - Consumer Reports coloca Galaxy S9 e S9+ no topo das avaliações

Os testes mostraram que nas imagens em locais escuros, existe uma melhoria sutil em relação aos modelos antecessores, vista apenas ao se comparar fotos tiradas de ambos.

Eles também contam com alguns modos para destaque de imagem como o de efeito bokeh, onde a câmera desfoca o plano de fundo e mantém apenas o objeto ou pessoa em destaque na imagem focado.

bokeh - Consumer Reports coloca Galaxy S9 e S9+ no topo das avaliações

Porém os testes também mostraram que existe um super aprimoramento de imagem, utilizando o efeito sharpen de forma exagerada. Esse efeito faz com que o contraste entre as partes mais claras e mais escuras fique mais evidenciado e quando é feito de forma exagerada resulta em uma foto não natural.

Como resultado final, o Galaxy S9+ acaba ficando em 4º lugar, abaixo dos iPhones X, 8+ e 8, nessa ordem. Já o modelo Galaxy S9 desce para a 12ª posição, enquanto o S8 fica na 16ª.

Duração da bateria

O Galaxy S9 conta com uma bateria de 3,000mAh enquanto o S9+ com uma de 3,500mAh. Mas segundo os testes, a duração dessas baterias nos novos modelos tem um desempenho inferior em relação aos modelos antecessores.

O teste foi feito através de um dedo robótico programado para executar tarefas de forma constante nos aparelhos para simular o uso cotidiano. Dentre essas tarefas estavam navegar na internet, tirar fotos, fazer streaming de vídeos, fazer chamadas telefônicas e utilizar o GPS. Também existe um tempo de pausa onde o smartphone fica em stand by.

Nessa simulação, a bateria do Galaxy S9 durou 22 horas e meia. Ou seja, meia hora abaixo do Galaxy S8, que durou 26 horas completas. Já o Galaxy S9+ durou 24 horas, contra 25 horas e meia do Galaxy S8+, ou seja, uma hora e meia a menos. Não são diferenças muito grandes, e no fim ambos ainda suportam um dia inteiro de atividades intensas, mas ainda assim houve uma queda.

Eu devo comprar um?

Os novos modelos da linha Galaxy S contam com alguns truques que acabam sendo mais voltados para entretenimento do que produtividade em si, como a criação do emoji 3D e gravação de vídeos em câmera lenta.

Porém eles também contam com melhorias comprovadas em relação aos modelos antecessores, como maior resistência, melhor processamento e melhor experiência de áudio. Então para quem realmente gosta da linha Galaxy, nisso os novos smartphones da Samsung não deixam a desejar. A depender do smartphone que você tem agora, os ganhos e percas podem ser colocados na balança, como mostramos aqui.

Lembrando que os aparelhos já estão sendo vendidos aqui no Brasil. Para saber mais sobre eles, confira nosso review completo.

Fonte: Consumer Reports

Comentários do Facebook

Share via