Conheça a trajetória de Luiza Trajano, a mente por trás do Magazine Luiza

luiza helena trajano scaled
Luiza Trajano traçou sua jornada de vitórias em meio à crise econômica apostando na inovação e hoje o Magazine Luiza é líder do setor varejista no Brasil

Toda jornada tem um começo e o de Luiza Trajano começa com a difícil década de 90. Com a inflação atingindo os 3.000% e as novas moedas sendo introduzidas e rapidamente abandonadas, não era fácil ser varejista no Brasil. Esse foi o cenário econômico difícil enfrentado por Luiza, então com 40 anos, quando assumiu o primeiro emprego na cadeia de lojas de sua família que vendia eletrônicos e eletrodomésticos, em 1991.

O negócio, chamado Magazine Luiza, tinha uma pequena cadeia no estado de São Paulo. Mas Luiza Trajano tinha planos ambiciosos de expansão em todo o país. E, assim como todo empreendedor à frente do seu tempo, tinha uma carta na manga.

Então, Luiza decidiu abrir uma cadeia de micro-lojas que não estocavam nada. A partir de 1992, os clientes se sentavam em um terminal de computador e navegavam em um catálogo computadorizado de todos os itens à venda. Eles então encomendavam o que queriam, e o Magazine Luiza fazia a entrega em suas casas a partir de uma rede de depósitos de distribuição em todo o país.

Foi um precursor das vendas online, um tempo antes do Brasil ter acesso à Internet – o acesso à rede só se tornou disponível para os consumidores no Brasil em 1997. Além de permitir que o Magazine Luiza se expandisse de maneira rápida e barata, as pequenas “lojas eletrônicas” também significavam que a empresa não precisava continuar imprimindo novas etiquetas físicas de preços em resposta à inflação ou a uma nova moeda. Só precisava atualizar os preços em seu sistema de computador.

Luiza Trajano é uma das mulheres mais influentes do Brasil e inovou o setor varejista em meio à crise
Luiza Trajano é uma das mulheres mais influentes do Brasil e inovou o setor varejista em meio à crise

Olhando para trás, Luiza, hoje com 68 anos, encara sua trajetória com serenidade e, em entrevista à BBC, afirma: “Foi uma grande revolução, introduzimos uma nova maneira de vendas virtuais. Nos preparou para a Internet antes de mais ninguém”.

Ela diz que também se certificou de que a empresa se esforçasse ao explicar os planos de expansão para a equipe, para garantir que eles estivessem felizes e motivados e, portanto, oferecendo um bom serviço ao cliente.

“Trabalhamos intensamente com nossa equipe, explicando nossas metas e como precisamos de todos. Éramos muito transparentes com a forma como eles desempenharam um papel importante nesse novo movimento”.

Luiza Trajano

Magazine Luiza e Luiza Trajano tornam-se bilionárias

Em três anos, o Magazine Luiza possuía algumas centenas de lojas em todo o Brasil, com algumas grandes cidades com 58 pontos de venda. Hoje a empresa possui mais de 1.000 lojas em todo o Brasil e 30.000 funcionários.

Enquanto isso, seu site responde por 48% das vendas e possui receita anual total de 19,7 bilhões de reais. O sucesso do negócio fez de Luiza uma das pessoas mais ricas do Brasil.

Magazine Luiza foi uma das percursoras das vendas online no país
Magazine Luiza foi uma das percursoras das vendas online no país

Seu patrimônio líquido é de 14,5 bilhões de reais, segundo a revista Forbes. A primeira loja do Magazine Luiza foi aberta em 1957 pelos tios de Luiza, em sua cidade natal, Franca, a 400 km ao norte da cidade de São Paulo.

A palavra “revista” foi escolhida como uma variação da palavra francesa para loja, “magasin”, enquanto “Luiza” também era o primeiro nome de sua tia. Luiza começou a ajudar os tios na loja a partir dos 12 anos, trabalhando à tarde e no início da noite depois de terminar os estudos.

Quando Luiza foi para a universidade para estudar direito, ela ainda tinha tempo para trabalhar na loja. E, depois de se formar, ingressou nos negócios da família em tempo integral. Nas duas décadas seguintes, ela ocupou vários cargos na empresa e naturalmente passou a assumir posições de comando antes de assumir o cargo de executiva-chefe em 1991, quando seu tio e tia se afastaram da administração cotidiana dos negócios.

Cedo pela manhã

Luiza Trajano encontrou na internet a solução para crise econômica
Luiza Trajano encontrou na internet a solução para crise econômica

Outra inovação que Luiza introduziu foi a abertura das lojas mais cedo pela manhã, durante os períodos de vendas. Isso pode ter sido uma prática comum no Reino Unido e na América do Norte, mas na década de 1990 no Brasil era um desenvolvimento novo.

“Abrimos as lojas às 5 da manhã, algo que nunca vimos antes no Brasil. Outras lojas começaram a fazer o mesmo”.

Luiza Trajano

O foco na felicidade da equipe permanece, porém, e o Magazine Luiza sempre lidera a lista das melhores empresas de varejo brasileiras para se trabalhar e é líder do setor desde 2006. Embora não tenha planos de se aposentar, em 2016 Luiza passou o cargo de diretora executiva para seu filho Frederico, enquanto ela assumia o cargo de presidente.

Quando não está ajudando a liderar a empresa, ela dá palestras regulares sobre empreendedorismo. Luiza também ajuda a administrar uma organização que promove mulheres nos negócios, na saúde e na educação.

Esse órgão, que ela criou em 2013, é chamado de Grupo Brasileiro de Mulheres e agora tem mais de 4.000 membros. Fernando Blanco, professor da EOLAS Business School em São Paulo, diz que Luiza é “um ícone entre os empreendedores e também um palestrante inspirador”. “Portanto, não é difícil imaginar o poder dela para motivar a equipe comercial da Magazine Luiza.”

Olhando para o Brasil nos anos 90, Luiza entende que o país sempre enfrentará crises e que as empresas precisam apenas fazer o melhor possível.

Luiza Trajano à frente do Grupo de Mulheres do Brasil
Luiza Trajano à frente do Grupo Mulheres do Brasil

“Muitas pessoas acreditam que eu sou otimista. Mas a verdade é que minha mente está sempre focada na solução. Reclamar não resolverá o problema, temos que focar na solução”.

Luiza Trajano

Ela acrescenta que, seja qual for o cenário econômico, existem duas coisas em comum nas empresas que são um sucesso – atendimento ao cliente e inovação.

Fonte: BBC

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário