Como ajudar a sua equipe a lidar com a solidão no home office

solidão do home office destaque
Com o isolamento social na pandemia, a saúde mental dos trabalhadores é afetada pela solidão no home office. Veja como ajudar a manter uma equipe saudável
Anúncio
Samsung  campanha  Connected Living para promover conectividade de produtos  do lar

A solidão no home office é algo que pode ocorrer facilmente, e com as grandes mudanças no ano de 2020 no cenário corporativo por conta da pandemia da COVID-19, é possível que esses sentimentos se intensifiquem, junto com outras questões que podem afetar o desempenho no home office.

A perspectiva de pouco contato humano e passar os dias isolado na frente da tela do computador é um golpe psicológico forte, ocasionando fortes sentimentos de solidão. A questão é, como ajudar os funcionários em tempos tão difíceis a não serem consumidos por essas sensações ruins? Por isso preparamos algumas dicas para que você possa ajudar seus colegas e funcionários a lidarem com isso, na torcida que seja um período temporário e que logo as coisas estejam mais próximas de uma normalidade.

Combata a solidão no home-office criando significado para o trabalho

solidão no home office
É comum que com o isolamento, questões de solidão comecem a aparecer nos funcionários.

A primeira opção, e dita como mais impactante por Rosen Kellerman, CIO da BetterUp — empresa focada no bem-estar ao trabalho — é criar objetivos que desenvolvam um senso de propósito nas ações no trabalho. O senso de conquista e propósito é algo que já foi bem estudado no combate a depressão e solidão, sendo um fator poderoso em poder fazer indivíduos melhorarem. Empregando isso nas dinâmicas de um ambiente corporativo, é bem possível que os funcionários apresentem um desempenho melhor no meio da pandemia, e menos chances de serem consumido pelos sentimentos ruins ocasionados pela solidão no home office.

“Os gerentes podem ajudar criando um senso de propósito compartilhado para todos os funcionários. Torne as vitórias coletivas e celebre com a equipe inteira e, no caso de sucesso, chame o máximo de funcionários pelo nome para gerar reconhecimento”

Rosen Kellerman, CIO da Better Up

Fale com os funcionários de forma mais humana e pessoal

Como ajudar a sua equipe a lidar com a solidão no home office
Mostrar interesse pela vida do funcionário ajuda a rebater a solidão

Por mais que o principal contato entre os funcionários nesse tempo se dê pelas plataformas de videoconferência, é uma boa idéia você procurar os empregados de forma mais pessoal, por meios como telefone. Ligue para o colega e fale sobre assuntos que não são de trabalho, mas sim mais gerais, como a vida dele, sua família e até mesmo seus gostos, ajudando a solidão no home office a parecer menos intensa.

Steve Pemberton, chefe de recursos humanos da plataforma Workhuman, diz que pode ajudar bastante o gerente mostrar certa vulnerabilidade nessas horas. “Quando funcionários observam um líder sendo vulnerável, aberto, isso ajuda eles a se sentirem mais confortáveis com seus próprios sentimentos.” diz Pemberton.

Crie laços entre funcionários

https://www.chicagotribune.com/resizer/X3meQA8dTb_If6kHhdG_WUCgkyM=/fit-in/800x533/smart/filters:fill(black)/arc-anglerfish-arc2-prod-tronc.s3.amazonaws.com/public/SOD5XF5AW5AG7BADDMQY3WWX6A.jpg
Um happy-hour virtual ajuda a equipe a criar diferentes laços

Não há forma mais competente de combater a solidão no home-office do que criar laços entre funcionários. Crie canais para empregados com gostos em comum se comunicarem, abra lugares para desabafar sobre a pandemia ou marque videochamadas sem ser reuniões do trabalho, mas sim pequenos encontros para compartilhar sobre a vida em geral –como um happy-hour virtual.

Essas atividades ajudam a construção de conexões entre os vários funcionários, ajudando a aliviar o peso que muitos sentem de estarem sozinhos.

Ajuda profissional

Ajuda psicológica pode aliviar a solidão no home office
O auxílio profissional pode ajudar a lidar com a solidão no home office

No fim, as quatro dicas acima não deixam de ser paliativas. A solidão no home office pode ser um começo para problemas mais sérios, como a depressão, que atinge mais de 300 milhões de pessoas no mundo atualmente, segundo a OMS. A principal forma de tratar a doença é com o acompanhamento de profissionais da área de saúde mental. Mostre para os funcionários que a empresa oferece essa opção e que ela apoia totalmente a busca por esse tipo de ajuda.

Deixando essa opção clara para seus funcionários, é provável que você esteja colaborando para evitar tragédias originadas a partir da depressão e melhorando a qualidade de vida seus empregados. É uma questão importantíssima que pode parecer sem importância no começo, quando é só um sentimento de solidão no home office, mas deve ser observado com seriedade.

Fonte: FastCompany, OMS, Depositphotos

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário