Como impulsionar sua carreira em um mercado cada vez mais heterogêneo

Foto destacada das pessoas trabalhando
O mercado de trabalho está mudando com agilidade e a tecnologia é a grande responsável por isso. Veja como impulsionar sua carreira para lidar com as transformações profissionais

Embora esteja satisfeito com a sua vida profissional ou até mesmo caminhando rumo ao contentamento, ter uma visão de onde pretende chegar e possuir objetivos claros são primordiais para impulsionar sua carreira. O trabalho não é só “como chegar ao topo”, mas também é mover-se para os lados ou mesmo para baixo, explica Neil Irwin, correspondente econômico sênior do The New York Times. Em outras palavras, uma carreira sólida depende de adaptações e diferentes especialidades, cursos, treinamentos, feedbacks, inclusive mudanças para, no final, você chegar onde sempre almejou.

O mundo vem mudando com velocidade, as empresas pelo mesmo caminho. De modo consequente, o funcionário se vê obrigado a estar em constante atualização para não ficar obsoleto e perder seu posto para pessoas mais qualificadas. O jornalismo, por exemplo, vive seu momento dos dados, do marketing e das fact-checking. A tecnologia vem abordando constantemente o blockchain, o 5G, a internet das coisas (IoT) e a segurança de dados. Temas fundamentais que hoje fazem parte do dia a dia dos profissionais dessas áreas.

Os funcionários precisam impulsionar a carreira para acompanhar as novidades do mercado
As empresas estão mudando rapidamente para acompanhar as inovações.

Impulsionar a carreira depende de diversos fatores. A autoavaliação é uma das principais, visto que, por meio dela, você consegue mensurar e fazer balanços sobre a vida profissional. John Reed, da consultoria de recursos humanos Robert Half Technology, elucida que essas avaliações ajudam o próprio colaborador a se analisar e ter compreensão de como está sua performance. No ponto de vista do gestor da companhia, ele poderá ver se sua equipe tem compreensão exata de seu desempenho. O grande problema, porém, é que nem todas as empresas levam isso a sério, principalmente as menores.

Antes de impulsionar sua carreira, reflita sobre os seus objetivos
Antes de impulsionar sua carreira, reflita sobre os seus objetivos

Seja para buscar novos desafios ou simplesmente para dar um upgrade na vida profissional, reunimos aqui algumas dicas de como se avaliar, receber feedbacks e impulsionar sua carreira. Mostraremos como usar a tecnologia a seu favor na hora de alavancar suas qualificações. Evidentemente, não existe um aplicativo que entregue com precisão sobre como está e como conduzir a profissão, mas há muitos outros métodos para crescer profissionalmente com recursos tecnológicos.

Passo a passo para impulsionar sua carreira

Autoavaliação

O primeiro passo é fazer a tarefa da autoavaliação para, em seguida, construir um plano de carreira. Essa etapa não consiste em apenas refletir sobre o trabalho, mas também sobre estudos e onde pretende chegar a longo prazo. Quando tudo estiver claro, comece a colocar em prática e divida os novos desafios com seu gestor. Ele poderá lhe auxiliar e até um aumento de salário pode surgir dessa conversa.

É importante ter em mente que se avaliar não serve exclusivamente para haver aprimoramento na empresa na qual você atua hoje e sim para o mercado como um todo. Afinal, carreira não é necessariamente como um casamento, é uma série de conexões. O que você se aprimora hoje pode ser muito útil em outra companhia daqui para frente.

Busque por orientações

Além dos gestores que podem conceder orientações, a tecnologia é outra aliada nessa tarefa. O LinkedIn, maior plataforma de networking profissional do mundo, lançou em 2018 a ferramenta Aconselhamento Profissional. Ela permite que o usuário interaja com outros membros a fim de trocar conhecimentos, compreender os cenários atuais, possibilidades na área e especialização específica. É excelente para quem deseja ter uma visão da carreira através de outros profissionais — com outras vivências.

A orientação de colegas e gestores é um dos principais pilares para impulsionar sua carreira
A orientação de colegas e gestores é um dos principais pilares para impulsionar sua carreira

Organize os seus planos profissionais

Com a autoavaliação realizada e boas orientações para impulsionar sua carreira, é chegado o momento de colocar o plano em ação. Alguns aplicativos como Evernote, Mindmap, Trello, Google Keep, OneNote, ou até mesmo o bloco de notas do smartphone, podem ajudar nessa etapa da organização. Comece separando as tarefas que irão impulsionar sua carreira e estabeleça metas/prazos para iniciar e cumpri-las. Seja para mudar de área, emprego, iniciar um curso ou graduação, você pode trabalhar definindo os objetivos em curto, médio e longo prazo.

Redes sociais profissionais (LinkedIn)

Muitas empresas estão ignorando o famoso currículo e optando pela contratação via LinkedIn. É por isso que ter um perfil nesta rede e investir tempo para produzir conteúdo (posts, artigos e interações) é essencial para ampliar suas conexões e despertar a atenção de recrutadores. Mas não só isso, o LinkedIn é muito utilizado para novos negócios e compartilhar experiências com membros de nível júnior a CEOs. Logo, se você deseja atualizar e melhorar sua vida profissional, seja ativo nessa rede.

O LinkedIn é uma ótima ferramenta para impulsionar sua carreira
Use o LinkedIn para ampliar sua lista de conhecidos profissionais

Gestão de carreira

Por fim, gerir a vida profissional se torna primordial para obter o sucesso lá na frente, mas requer foco e disciplina. Reunimos quatro aplicativos que vão te ajudar durante os desafios de impulsionar sua carreira.

O primeiro é o TED. Ele não é precisamente para gestão de carreira, contudo, reúne palestras (talks) que irão lhe proporcionar muito conhecimento com pessoas experientes do mundo todo. É uma excelente ferramenta para quem busca adquirir novos conhecimentos.

O CoachMe é ótimo para quem pretende trabalhar em prol de um objetivo profissional e ele te estimula a atingir cada uma dessas metas; já o HabitRPG gerência seus compromissos e o usuário ainda ganha recompensas; impulsionar a carreira exige investimento, então, como um extra, indicamos o GuiaBolso para controle das finanças no decorrer dessa etapa (todos eles estão disponíveis na Apple Store e Google Play).

Impulsionar sua carreira leva tempo e é cercado por altos e baixos. Mas com foco e objetivos claros fica muito mais fácil chegar onde sempre ansiou. Como você gerencia a sua vida profissional? Conte aqui nos comentários. Aproveite e compartilhe este artigo com suas conexões no Linkedin.

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: