Claro e Ericsson realizam show holográfico com 5G no Brasil

Claro e Ericsson realizam show holográfico com 5G no Brasil
Claro e Ericsson utilizam concerto de Led Zeppelin para testarem pela primeira vez a tecnologia 5G no país; Confira

Na noite deste domingo (20), a Claro transformou o Allianz Parque, em São Paulo, no primeiro estádio brasileiro a receber a tecnologia 5G no país, em parceria com a Ericsson. O evento foi marcado com a realização da primeira holografia em tempo real no país, utilizando uma rede 5G diante de um enorme público, levando o músico Lucas Lima ao palco do espetáculo Led Zeppelin in Concert, apresentado pela Nova Orquestra.

O concerto celebra os 50 anos dos dois primeiros álbuns da banda e é regido pelo maestro Eder Paolozzi. Antes do show, Thiago Leifert surgiu no telão da arena para anunciar ao público que ele estava prestes a vivenciar a experiência de teste da tecnologia 5G em entretenimento, marcando a Claro como precursora da tecnologia no país.

Utilizando a tecnologia 5G, Lucas Lima é imagem de holograma em palco do Allianz Parque (Créditos: Divulgação | Staff Image)
Utilizando a tecnologia 5G, Lucas Lima é imagem de holograma em palco do Allianz Parque (Créditos: Divulgação | Staff Image)

Após isso, Lucas Lima apareceu no palco, em forma de holograma, como se estivesse pessoalmente por lá, e conversou em tempo real com o maestro, com alta qualidade de imagem e de áudio. O músico ainda pôde fazer uma performance com seu violino junto com a orquestra tocando um hit famoso da banda, chamado Black Dog.

“O 5G está próximo do Brasil e a Claro já está se preparando para a sua chegada. O que fizemos preparando o primeiro estádio conectado com essa tecnologia no país, ao lado de parceiros como a Ericsson e o Allianz Parque, prova que isso é só o começo de uma transformação na forma de usar a conectividade como instrumento de entretenimento.”

Márcio Carvalho, Diretor de Marketing da Claro.

Toda a performance foi possível graças a rede 5G, que possui baixa latência e elimina atrasos em transmissão. O 5G ainda permite altas velocidades de streaming, capaz de capturar uma imagem real mapeada 360 graus em estúdio.

Experiência única e transmissão multiplataforma

O músico Lucas Lima postou a foto tocando violino no palco em seu Instagram
O músico Lucas Lima postou a foto tocando violino no palco em seu Instagram

A Claro e a Ericsson ainda disponibilizaram óculos de realidade vitrual (VR) com streaming conectados ao 5G, permitindo ao público assistir à orquestra direto do palco. Isso foi possível graças a uma câmera 8K de resolução e captura de 360 graus que foi instalada diretamente no palco.

“Para a Ericsson, é motivo de grande satisfação poder realizar essa ação em parceria com a Claro no Allianz Parque, para demonstrar como o 5G vai transformar toda a sociedade. Para nós, o 5G já é uma realidade: fomos pioneiros na implementação da rede em quatro continentes e, atualmente, já somam 19 as redes comerciais em operação nos Estados Unidos, Europa, Oriente Médio, Ásia e Austrália utilizando a tecnologia 5G Ericsson”.

Rodrigo Oliveira, Vice Presidente de Negócios da Ericsson para a conta Claro

E toda a apresentação pôde ser vista nas redes sociais da Claro e do Lucas Lima, sendo que a empresa realizou uma live diretamente do Allianz Parque em suas redes sociais como Facebook, Twitter, Youtube e Instagram, utilizando a nova rede.

Implementando a tecnologia 5G no Brasil

Diversas empresas já testam a tecnologia em ambiente controlado no país
Diversas empresas já testam a tecnologia 5G em ambiente controlado no país

A Claro foi pioneira na implantação de todas as gerações de internet móvel no Brasil, inclusive do 4.5G, que permite navegar até 10 vezes mais rápido que o 4G. O 5G é a nova geração da tecnologia móvel a ser disponibilizada no Brasil, porém a Claro já realiza testes desde 2018, quando foi a primeira operadora a instalar uma antena 5G no país, na Ilha do Fundão.

Além da Claro, outras operadoras brasileiras já iniciaram testes utilizando o 5G em ambientes controlados. A TIM está responsável por um centro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia na cidade de Santa Rita do Sapucaí, localizado no interior de Minas Gerais. Batizado de Casa TIM 5G, o laboratório conta com diversas pesquisas que utilizam a conexão móvel de quinta geração da empresa em diversas áreas voltadas para melhoria e bem-estar de seus consumidores, indo de rotinas, dia-a-dia, até práticas de medicina moderna, até segurança pública.

Já a Oi colocou sua rede 5G à disposição para testes ao fornecer toda a estrutura de rede sem fio no Rock In Rio, realizado entre 27 de setembro e 06 de outubro deste ano, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. A Oi também disponibilizou a tecnologia à disposição do público na GameXP, evento de jogos, que aconteceu no mesmo lugar. A empresa atuou em dois eventos de larga escala em 2019, fornecendo sinal Wi-Fi para visitantes.

A tecnologia 5G não deve demorar muito a ser implementada e difundida oficialmente no país, porém, novas informações deverão estar disponíveis após o leilão de frequências da Anatel, que ocorrerá ano que vem. Com isso, as empresas já poderão testar os níveis de intensidade de sinal para sua completa implementação no país.

Fonte: Claro