Azure Percept simplifica implementação de Inteligência Artificial

Azure percept simplifica implementação de inteligência artificial
O Azure Percept atua junto da plataforma Azure para trazer uma experiência mais fácil na implementação de IA

A Microsoft revelou em sua conferência anual Ignited seu novo projeto de inteligência Artificial, o Azure Percept. Usando como exemplos elevadores que respondem a comandos de voz, câmeras que notificam os gerentes de loja quando reabastecer as prateleiras e fluxos de vídeo que controlam tudo, desde filas de caixa até a disponibilidade de vagas de estacionamento.  

O Azure Percept é uma plataforma de hardware e serviços que visa simplificar as maneiras pelas quais os clientes podem usar as tecnologias de IA do Azure no limite — incluindo o aproveitamento das ofertas de nuvem do Azure, como gerenciamento de dispositivos e opções de desenvolvimento e análise de modelo de IA. 

O poder do Azure Percept

Azure percept
O Kit de Desenvolvimento do Azure Percept

Roanne Sones, vice-presidente do grupo de plataformas da Microsoft, disse que o objetivo do Azure Percept é dar aos clientes um único sistema em todas as frentes, desde o hardware até os recursos de IA, que “simplesmente funciona” sem exigir um conhecimento técnico muito grande. 

A plataforma Azure Percept inclui um kit de desenvolvimento com uma câmera inteligente, a Azure Percept Vision. Há também uma experiência de “introdução” a plataforma chamada Azure Percept Studio, que orienta os clientes com ou sem muito conhecimento ou experiência em programação por todo o ciclo de vida da IA, incluindo desenvolvimento, treinamento e implantação de ideias de prova de conceito.  Como exemplo, uma empresa pode desejar configurar um sistema para identificar automaticamente produtos irregulares em uma linha de produção, para que os trabalhadores possam retirar esses itens antes do envio. 

A plataforma ainda conta com duas opções que vem separadas do kit de desenvolvimento principal, o Azure Percept Vision e o Azure Percept Audio. Essas duas opções se conectam aos serviços do Azure na nuvem e vêm com módulos de IA que contam com aceleração via hardware incorporada neles. O Azure Percept Vision e o Azure Percept Audio permitem que a IA consiga enxergar e falar em momentos em que o dispositivo não está conectado à Internet.

Essas características são úteis para cenários em que o dispositivo precisa fazer cálculos ultrarrápidos sem perder tempo para se conectar à nuvem ou em locais onde nem sempre há conectividade confiável com a Internet, como no chão de fábrica ou em um local com irregularidades de sinal. 

Ainda segundo Roanee Sones, a Microsoft está trabalhando com fabricantes de chips e equipamentos terceirizados para construir um ecossistema de dispositivos inteligentes de ponta certificados para rodar na plataforma Azure Percept.

Tornando a IA mais acessível 

Azure percept
Azure Percept simplifica implementação de Inteligência Artificial

O objetivo da plataforma Azure Percept é simplificar o processo de desenvolvimento, treinamento e implantação de soluções de IA , tornando mais fácil para mais clientes tirarem proveito dessas opções, de acordo com Moe Tanabian, Vice-presidente da Microsoft e gerente geral do grupo de dispositivos e Azure.  

Usando como exemplo as implementações de IA de ponta mais bem-sucedidas disponíveis atualmente, que requerem engenheiros para projetar e construir dispositivos, além de cientistas de dados para construir e treinar modelos de IA para rodar nos dispositivos criados, enquanto que com o Azure Percept, esses pré-requisitos não são necessários. Segundo Tanabian, a plataforma diminui significativamente a barreira técnica necessária para desenvolver e implantar IA, e desenvolvedores comuns podem criá-las sem a necessidade de habilidades profundas de engenharia ou ciência de dados incorporadas.

O hardware presente no kit de desenvolvimento Azure Percept também usa o slot T 80/20 padrão da indústria, que a Microsoft diz que tornará mais fácil para os clientes experimentarem com a plataforma, de lojas comuns a chão de fábrica, usando infraestruturas já existentes, antes de expandir para uma produção mais ampla com dispositivos certificados. 

Com o progresso da implementação, eles terão acesso aos modelos de serviços cognitivos de IA do Azure e machine learning da plataforma , bem como modelos de IA open-source disponíveis na comunidade que foram projetados para serem executados na plataforma.  Além disso, os dispositivos Azure Percept se conectam automaticamente ao Hub IoT do Azure, o que ajuda a habilitar a comunicação confiável com proteções de segurança entre a Internet das coisas, ou IoT, os dispositivos e a nuvem.

No Ignite, a Microsoft também anunciou que nos próximos meses pretende expandir o número de dispositivos Azure Percept certificados por terceiros, para que qualquer pessoa que crie uma solução de IA com o kit de desenvolvimento da plataforma terá a possibilidade de implantá-la em um dispositivo. Segundo a Microsoft, caso o usuário tenha um dispositivo certificado, não terá nenhum trabalho adicional para implantar a IA.

A Segurança e responsabilidade no Azure Percept

Como o Azure Percept é executado na nuvem do Azure, ele inclui as proteções de segurança já incorporadas à plataforma. A Microsoft também avisa que todos os componentes da plataforma Azure Percept, do kit de desenvolvimento aos modelos de IA , passaram pelo processo de avaliação interna para operar de acordo com os princípios de IA responsáveis ​​da empresa:

  • Justiça;
  • Confiabilidade e segurança;
  • Privacidade e segurança;
  • Inclusão;
  • Transparência;
  • Responsabilidade. 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário