Ateliê Digital: Google lança cursos gratuitos de capacitação

Ateliê Digital: Google lança cursos gratuitos de capacitação Cursos online do Ateliê Digital podem auxiliar jovens e adultos que procuram um novo emprego ou que precisam atualizar suas habilidades digitais
Cursos online do Ateliê Digital podem auxiliar jovens e adultos que procuram um novo emprego ou que precisam atualizar suas habilidades digitais

O Google Brasil anunciou o lançamento de novos cursos gratuitos na plataforma online Ateliê Digital. A proposta da empresa é ajudar jovens e adultos que procuram por recolocação profissional ou que querem ingressar no mercado de trabalho. Os cursos também contarão com lições específicas para empreendedores interessados em desenvolver pequenos negócios.

Os cursos foram anunciados durante a EXPO CIEE, um evento do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). O programa será dividido em módulos e as lições são em formato de videoaulas. Além disso, ao longo das aulas os participantes recebem desafios para testar os conhecimentos.

Ateliê Digital
Parceria do Google com o CIEE espera capacitar até 100 mil jovens

O módulos do Ateliê Digital serão lançados em datas diferentes, confira abaixo:

  • Módulo 1 (09/11): “Como usar o Google para encontrar um novo emprego” e “Como criar e editar um currículo”;
  • Módulo 2 (dezembro): “Gerenciamento de projetos com ferramentas digitais”, “Negociação de salário” e “Planejamento de reuniões de trabalho”;
  • Módulo 3 (1º trimestre de 2021): “Envio de e-mails profissionais”, “Como dar e receber feedback”, “Uso de ferramentas digitais em tarefas do dia a dia” e “Como colocar em prática uma comunicação eficaz no trabalho”.

As três primeiras aulas do Módulo 1 já estão disponíveis no site do Ateliê Digital. O restante será adicionado aos poucos ao longo dos próximos meses. 

Ateliê Digital em parceria com CIEE 

De acordo com Jimena Tomás, gerente de marketing do Google Brasil, a ideia de lançar os novos curso do Ateliê Digital em parceria com o CIEE é impactar até 100 mil jovens que estão a procura do primeiro emprego ou que querem encontrar um trabalho remoto.

“A taxa de desemprego entre os jovens chega a 30%. Por isso nos unimos com a CIEE para ajudar esse jovem na busca pelo primeiro emprego. Esperamos impactar até 100.000 jovens a não somente a encontrar o emprego, mas também oferecendo dicas para quem quer começar a carreira ou que esteja começando um novo trabalho em formato remoto.”

       Jimena Tomás, gerente de marketing do Google Brasil

Além disso, de acordo com dados do IBGE, as taxas de desemprego aumentaram, chegando a 14,4% no trimestre terminado em agosto. Segundo o órgão essa é a maior taxa registrada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) desde 2012. Para Adriana Beringuy, analista da pesquisa no IBGE, o aumento no número de desempregados “é um reflexo da flexibilização das medidas de isolamento social para controle da pandemia de COVID-19”. 

Jimena Tomás ressalta também que o isolamento social contribuiu para o aceleramento do processo de digitalização empresarial. Como muitas empresas tiveram que migrar para o mundo digital de uma maneira muito rápida, os empreendedores e colaboradores precisam desenvolver suas habilidades digitais para conseguir acompanhar o novo ritmo de trabalho. A adoção do home office também impactou o mercado de trabalho, fazendo com que as ferramentas digitais se tornassem ainda mais fundamentais nesse processo. 

O Ateliê Digital é um programa do Cresça com o Google e está oferecendo mentorias gratuitas para empreendedores durante a pandemia. O projeto nasceu em 2017 e já visitou 12 cidades no Brasil treinando mais de 100 mil pessoas. E este ano, por causa da pandemia, o Google resolveu desenvolver as ações online. 

Fonte: Google; IBGE

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário