Apple e Hyundai devem produzir o Apple Car em 2025

Apple e hyundai devem produzir o apple car em 2025
Apple e Hyundai estariam próximas de fechar um acordo para produzir o Apple Car na fábrica da Kia Motors, nos Estados Unidos

Apple e Hyundai estão perto de fazer um acordo para a produção do Apple Car, o primeiro carro autônomo e elétrico desenvolvido pela empresa da maçã. De acordo com a emissora de televisão norte-americana CNBC, a Apple estaria interessada em fechar uma parceria com a Kia Motors, subsidiária da Hyundai, que possui uma fábrica em Atlanta, no estado da Geórgia. 

Fabricar o Apple Car nos Estados Unidos vai permitir que a empresa liderada por Tim Cook seja capaz de controlar de perto a produção dos veículos, desde o hardware até o software. Ou seja, o carro usaria tecnologia da Apple e Hyundai, mas seria produzido pela Kia Motors. Segundo a CNBC, a estimativa da Apple é fabricar cerca de 100.000 veículos a partir de 2024, com lançamento previsto para 2025. 

Carro da Apple e Hyundai será feito do zero?

Apple e hyundai
Apple e Hyundai devem usar a plataforma E-GMP no Apple Car

De acordo com informações divulgadas pelo analista da Apple, Ming-Chi Kuo, o carro da Apple não será fabricado do zero. O Apple Car deve usar o chassi do carro elétrico construído pela Hyundai, o E-GMP

A plataforma modular E-GMP, lançada recentemente pela Hyundai, foi desenvolvida para a produção de Veículo Elétrico a Bateria (BEV). O E-GMP possui dois motores e bateria com autonomia para alcançar até 500 Km, se estiver com carga total. A bateria também oferece o recurso de recarga rápida, sendo capaz de atingir 80% de carga em apenas 18 minutos. Outra promessa da plataforma é permitir que o carro acelere de zero a 95 km em menos de 3,5 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 257 Km.  

Mas se a Apple e a Hyundai realmente fecharem o acordo para produção do Apple Car, é esperado que a empresa da maçã faça mudanças na plataforma E-GMP a fim de melhorar o desempenho dos carros. Segundo  Ming-Chi Kuo, o primeiro carro autônomo e elétrico da Apple deve ser produzido em parceria com a Hyundai, mas a empresa não descarta a possibilidade de parcerias com General Motors (GM) e o grupo PSA para melhorar o fornecimento de suprimentos.  

Será que os veículos autônomos da Apple podem competir com a Tesla?

Apple e hyndai
Tecnologia da Apple e Hyundai pode fazer Apple Car se tornar o principal concorrente dos carros da Tesla

A proposta da Apple de desenvolver carros autônomos pode colocar a companhia como uma concorrente da Tesla, que pretende lançar em breve um carro 100% autônomo, conforme informou Elon Musk, CEO da companhia. Mas vale lembrar que, segundo especialistas, a tecnologia desenvolvida pela Tesla está 5 anos à frente da concorrência

Porém a Apple está de olho nos funcionários da Tesla, tanto que Michael Schwekutsch, atual diretor sênior de engenharia da Apple, era o vice-presidente de engenharia da Tesla. Além disso, a Apple contratou outros ex-funcionários da empresa liderada por Elon Musk nos últimos anos. Integrantes do Projeto Titan, que trabalham para desenvolver o Apple Car desde 2014, afirmam que o projeto está “cheio de dezenas” de ex-funcionários da Tesla, incluindo engenheiros de software e hardware.

Contratar ex-colaboradores da Tesla pode ajudar a Apple a surpreender o mercado com o lançamento do seu carro, afinal, são profissionais altamente capacitados e que podem contribuir muito com os planos da empresa. Outra pessoa recém contratada para o Projeto Titan é o executivo da Porsche, Dr. Munfred Harrer, que deve trabalhar diretamente na produção do Apple Car. 

Fonte: PCMag; MSPowerUser; CNBC; Hyundai; The Verge

Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário