Apple contrata executivo da Porsche para projeto do Apple Car

Apple contrata executivo da porsche para ajudar a desenvolver seu carro autônomo
Com o Project Titan em vista, Apple contrata executivo da Porsche, Dr. Munfred Harrer, e deve começar a produção do Apple Car em 2024

Para auxiliar no desenvolvimento do seu próprio carro autônomo, a Apple contrata executivo da Porsche para se juntar ao Project Titan. Dr. Manfred Harrer era Vice Presidente de desenvolvimento de chassis na companhia alemã, e chega com a missão de acelerar o desenvolvimento do esperado Apple Car.

A Apple vem deixando pistas sobre a produção do ambicioso projeto já faz algum tempo, e a contratação do executivo é uma forte indicação de que a companhia de Cupertino continua muito interessada em lançar um veículo no futuro.

A experiência de Manfred é um dos pontos altos que pode fazer a diferença e viabilizar a produção do carro autônomo. Dr. Harrer esteve na Porsche por mais de uma década, e deixou sua marca pelo desenvolvimento de chassis de SUVs poderosas, como o modelo Cayenne, um dos mais populares da empresa. No entanto, nem o executivo ou a Apple comentaram sobre essa aproximação. Anteriormente, o projeto estava nas mãos de John Giannandrea, chefe de Inteligência Artificial e machine learning da Apple.

Apple contrata executivo da porsche, responsável pelo sucesso da cayenne
Experiente no ramo, Dr. Munfred é responsável pelo sucesso da linha Cayenne

O Projeto Titan parecer estar mirando em desenvolver um veículo inteligente, com sistema de direção autônomo e tecnologia de ponta, com ênfase em uma bateria de maior alcance e menor custo. Além disso, rumores indicam que o projeto ainda conte com chips desenvolvidos pela TSMC, uma companhia de semicondutores responsável na fabricação de chips A14 Bionic e M1, por exemplo.

Entretanto, muitas reportagens e informações sobre a empresa garante que a Apple não tem como criar o Apple Car sozinha, já que é necessário investir em recursos como uma rede de vendas, produção especializada das peças, etc. Logo, a empresa estaria negociando com alguma grande montadora para o feito, e a principal suspeita apontava para a Hyundai.

Apple contrata executivo da porsche
Apple contrata executivo da Porsche e deve viabilizar produção do Apple Car

Há algumas semanas esses rumores se intensificaram, e a própria companhia sul-coreana emitiu um comunicado confirmando conversas em estágios iniciais entre as empresas. Todavia, a situação parece estar mudando de rumo, já que a gigante do automobilismo não quer estar em um posto de mero coadjuvante na produção, com todas as atenções voltadas para a Apple, e a Hyundai trabalhando “nas sombras” durante a fabricação.

O caminho para o lançamento do Apple Car parece ter muito chão pela frente, e a produção deve começar apenas em 2024. Mas com a recente ida de Dan Riccio — VP de desenvolvimento de hardware da companhia — para um “novo projeto”, a notícia de que a Apple contrata executivo da Porsche mostra que o Project Titan deve estar a pleno vapor.

Fonte: 9to5mac, MacRumors, AppleInsider

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário