Divisão de modems da Intel poderá ser adquirida pela Apple

Apple e Qualcomm
Apple pretende desenvolver modems próprios para não depender da Qualcomm no futuro

O jornal americano The Wall Street Journal revelou na semana passada que a Apple considerou adquirir toda a divisão de desenvolvimento de modems da Intel, inclusive os funcionários e as patentes. O objetivo da compra seria acelerar a produção de iPhones equipados com modems 5G projetados pela própria fabricante. Modems são chips que realizam a conexão de aparelhos, como smartphones e tablets, às redes celulares.

A Intel é a fornecedora exclusiva dos modems 4G usados na linha iPhone desde 2017, mas a empresa vinha ficando pra trás no desenvolvimento da tecnologia necessária para o próxima evolução das conexões móveis, o 5G. A Apple, por sua vez, já desenvolve os processadores usados em vários de seus produtos, mas não é capaz de projetar os próprios modems.

Novo iPhone 11 ainda não virá com modem 5G
Novo iPhone 11 ainda não virá com modem 5G

A companhia mais avançada nesse segmento é a Qualcomm com quem a Apple rompeu em 2016 e iniciou uma longa e custosa batalha judicial. A Qualcomm exige uma porcentagem das vendas de todos os smartphones que utilizam os seus modems e a Apple considerava a cobrança abusiva.

Contudo, a disputa foi encerrada inesperadamente no último dia 16 de abril quando as partes anunciaram um acordo em que a Apple aceita pagar uma quantia não revelada (mas potencialmente bilionária) à Qualcomm. Além disso, os chips da Qualcomm voltarão a equipar aparelhos da Apple nos próximos anos, incluindo um provável iPhone 5G que deve ser lançado no ano que vem.

Donos de iPhones também sairão vitoriosos uma vez que a tecnologia da Qualcomm é comprovadamente mais veloz que a da Intel nesse segmento.

Falta de alternativas

O principal motivo para a derrota da Apple teria sido a dificuldade da Intel em produzir modems 5G de qualidade equiparável aos da Qualcomm e em tempo hábil. A situação teria deixado a empresa comandada por Tim Cook sem alternativas, forçando a Apple a encerrar a batalha judicial e abrir a carteira para não ficar pra trás na corrida pelo adoção ao 5G.

A Apple se viu obrigada a fechar um acordo com a Qualcomm pois ficou sem alternativas à tecnologia inferior da Intel
A Apple se viu obrigada a fechar um acordo com a Qualcomm pois ficou sem alternativas à tecnologia inferior da Intel no segmento

Embora Samsung, Huawei e MediaTek possuam tecnologia para produzir chips 5G, nenhuma delas foi considerada uma opção viável. A própria Samsung usa os modems da Qualcomm na versão global do Galaxy S10 5G.

Após a divulgação do acordo entre Apple e Qualcomm, a Intel anunciou que pretende abandonar o mercado de modems para smartphones, pois a perda da Apple como cliente tornou o negócio financeiramente inviável. Fontes do Wall Street Journal afirmam que a divisão perdia em torno de 1 bilhão de dólares por ano.

Apesar da decisão, os novos iPhones que chegarão ao mercado em 2019 ainda usarão os chips 4G criados pela Intel. Diversas fabricantes Android lançarão aparelhos 5G ainda em 2019, embora pouquíssimas cidades no mundo contem com esse tipo de cobertura no momento.

Modems “Made by Apple”

Apesar da trégua, a Apple tem se movimentado para não ficar refém da Qualcomm no futuro. Pelo menos desde 2018 a companhia contrata engenheiros especializados em projetar modems 5G – alguns deles ex-empregados da Qualcomm.

Qualcomm é líder no mercado de tecnologias 5G. O modem da empresa equipará diversos smartphones esse ano

A compra da divisão de modems da Intel seria mais um passo na estratégia de trazer pra dentro de casa a criação de um componente fundamental para qualquer aparelho conectado. Essa empreitada, contudo, ainda deve levar muitos anos para dar resultados, dada a complexidade desse tipo de desenvolvimento.

Ao que tudo indica a Apple recentemente interrompeu as negociações, mas a Intel segue disposta a vender a divisão deficitária para focar em outros mercados, seja para a Apple ou outra empresa de tecnologia.

Fonte: The Wall Street Journal via MacRumors

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box