App cria chamadas interativas no Zoom e Google Meet, com uso de recursos dinâmicos

Notebook com app que deixa chamadas interativas no Zoom e Google Meet
Mmhmm é um app que deixa chamadas interativas no Zoom e no Google Meet, tornando videoconferências mais dinâmicas e até divertidas

Como deixar videoconferências mais interessantes? Partindo dessa premissa, o aplicativo Mmhmm traz recursos para deixar chamadas interativas no Zoom e no Google Meet, tornando suas apresentações mais dinâmicas e até divertidas (se você quiser). Além disso, depois de realizar a apresentação você consegue subir o vídeo para o YouTube por meio do app.

A Mmhmm é uma startup voltada especificamente para videoconferências. O fundador Phil Libin, que já foi CEO do Evernote e hoje é CEO da All Turtles (desenvolvedora do Mmhmm), disse que, com o tempo, percebeu como apresentações que poderiam ser muito interessantes se ministradas pessoalmente ficam chatas em videoconferências.

Daí a ideia do Mmhmm, um aplicativo que busca oferecer recursos que tragam o dinamismo de apresentações realizadas pessoalmente para o ambiente virtual do Zoom e Google Meet.

“É feito para te ajudar a não se sentir um rosto anônimo numa caixa quando você estiver apresentando numa videoconferência.”

Phil Libin, fundador da startup Mmhmm e CEO da All Turtles

O aplicativo ainda está na primeira parte da fase beta, que é aberta por meio de convite (você pode se cadastrar no site e receber um convite para testar o app). Uma versão alfa deve chegar ao público em breve, segundo Libin. A ideia da startup é disponibilizar uma versão gratuita e uma premium do Mmhmm, que traria recursos adicionais.

Torne chamadas interativas no Zoom e Google Meet

Tela de app que deixa chamadas interativas no Zoom e Google Meet
Mmhmm deixa chamadas interativas no Zoom e Google Meet

As ferramentas que o Mmhmm oferece para apresentações em videoconferências lembram os recursos utilizados em bancadas de telejornais, que combinam fundos com diversos tipos de imagens (fotos e infográficos, por exemplo). Mas a maneira como você utiliza essas ferramentas vai da sua criatividade e necessidade.

Por meio do aplicativo, você consegue controlar o layout do fundo do seu vídeo e também como você aparece nele. Dá para aumentar seu tamanho, encolher, te “arrastar” para os cantos e até te deixar translúcido, caso você amplie uma foto ou gráfico para a tela toda e queira mostrar os detalhes para quem estiver assistindo, por exemplo.

O aplicativo traz aproximadamente 100 fundos virtuais de diversos temas, que vão desde um escritório comum até uma casa mal-assombrada no estilo Halloween. Em cima desses fundos, você consegue colocar fotos, gráficos, slides e espelhar a tela do seu computador e do celular (tanto na vertical quanto na horizontal).

Tela de app que deixa chamadas interativas no Zoom e Google Meet
Mmhmm traz diversos fundos temáticos

Outro recurso interessante do app é que você consegue realizar uma apresentação com outra pessoa, de forma sincronizada e compartilhando o fundo e as imagens em cima dele. Nesse caso, aparece você e a outra pessoa no vídeo ao mesmo tempo. E fica a critério de vocês como se organizar (quem fica maior, quem fica menor, quem aparece primeiro etc).

O que deixa as chamadas interativas no Zoom e Google Meet é que o Mmhmm funciona como uma espécie de câmera virtual. É por meio dessa “câmera”, fornecida pelo app, que você realiza a transmissão ao vivo para a videoconferência em questão.

Além disso, não é necessário que todas as pessoas da videoconferência tenham o Mmhmm instalado para poderem assistir sua apresentação usando o aplicativo. Basta que você o tenha instalado. Para o restante das pessoas, tanto o Zoom quanto o Google Meet transmitem sua apresentação como se fosse uma imagem “normal”. É como se o Mmhmm incrementasse a imagem da sua caixa no ambiente de videoconferência.

Assista abaixo um vídeo em que Libin mostra os recursos do Mmhmm:

Planos para o futuro do Mmhmm

Logo do app que deixa chamadas interativas no Zoom e Google Meet
Para fundador da startup, ferramentas continuarão úteis no pós-pandemia

O Mmhmm é um entre vários produtos que exploram maneiras de deixarem chamadas interativas no Zoom, no Google Meet e demais aplicativos de videoconferência. Isso vem do fato de as videoconferências terem se tornado o principal ambiente onde as pessoas estão trabalhando, estudando e até interagindo socialmente, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Na sua criação, o Mmhmm conseguiu arrecadar US$36 milhões (R$206,8 milhões, na cotação atual). E mesmo depois que a pandemia passar, Libin acredita que muitos eventos vão continuar a acontecer de forma virtual, mesmo que seja de maneira híbrida (que mescla virtual com presencial). Neste contexto, ele afirma que recursos que deixem as apresentações mais dinâmicas e interessantes ainda serão necessários.

Até o momento, o fundador do Mmhmm disse que os usuários que testaram a versão beta aplicaram as ferramentas do app em contextos que foram muito além de apresentações corporativas. Libin disse que designers, músicos, líderes religiosos e até palhaços que se apresentam em hospitais acharam uma forma de usar o Mmhmm para deixarem suas performances mais interessantes e divertidas.

O Mmhmm está disponível através de convites, que podem ser solicitados através do website do app, e por enquanto funciona apenas para o macOS a partir da versão 10.14.

Fonte: Fast Company e The Verge


O que você achou desse aplicativo que deixa chamadas interativas no Zoom e no Google Meet? Conte para nós aqui nos comentários!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário