38 eventos online gratuitos para empreendedores em tempos de quarentena

entrepreneur
Mesmo com os cancelamentos de eventos presenciais causados pela pandemia de COVID-19, o que não falta são opções de cursos e eventos gratuitos para empreendedores que querem avançar seus negócios durante a crise
Anúncio
Samsung  campanha  Connected Living para promover conectividade de produtos  do lar

Por causa da pandemia de COVID-19, cuja melhor forma de combate é evitar ao máximo o contato direto humano, muitos eventos que aconteceriam nos próximos meses foram cancelados, já que uma das recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) é que durante este período se evite lugares com aglomerações de pessoas.

Mas isso não quer dizer que tudo o que sobrou é ficar em casa de pijamas com os braços cruzados. Apesar de todas as dificuldades, muitos empreendedores têm utilizado a internet para continuar trabalhando e fazendo networking, e há dezenas de cursos e conferências online com o objetivo de ajudar essas pessoas neste momento de crise.

Por isso, separamos aqui alguns dos eventos mais interessantes que irão acontecer ao longo do mês de abril, com diversas opções que deverão interessar os mais diferentes públicos. E o melhor de tudo: todos os eventos selecionados aqui são gratuitos.

Índice

1. Como incluir o código de barras no seu produto?

Quando acontece: a qualquer momento

Este curso gratuito em quatro módulos irá lhe ensinar tudo o que você precisa saber para incluir um código de barras em seu produto, e pode ser acessado através do site da GS1 Brasil.

2. Acesso ao mercado de investimentos

Quando acontece: a qualquer momento

Este curso desenvolvido pela InovAtiva Brasil (maior programa de aceleração de startups da América Latina) abrange todas as fases de desenvolvimento de um negócio, ensinando tudo o que você precisa saber desde a preparação de um pitch até todo o processo de negociação e investimento. O curso pode ser acessado no site da InovAtiva Brasil.

3. Curso RH Tech

Quando acontece: a qualquer momento

Desenvolvido pela Vulpi (plataforma de recrutamento de profissionais de TI), este curso com duração de quatro horas visa qualificar os profissionais de RH no recrutamento, seleção e relacionamento com profissionais de TI, abordando temas como conceitos básicos de tecnologia, organização de processos, divulgação de vagas, captação ativa de candidatos, entrevistas e feedbacks. O curso é gratuito e pode ser acessado através do site próprio.

4. Curso online “Meu site WordPress no ar”

Logo WordPress
WordPress é a maior plataforma de gerenciamento de conteúdo do mundo

Quando acontece: a qualquer momento

Desenvolvido pela HostGator, este curso ensina um passo a passo de como desenvolver um site no WordPress, oferecendo inclusive um certificado de conclusão. O curso é gratuito e pode ser encontrado na plataforma CollabPlay.

5. Conteúdo iDent gratuito pela plataforma da UDlab

Quando acontece: a qualquer momento

Para ajudar os profissionais de saúde bucal que precisaram mudar suas rotinas devido à pandemia, a UDlab (plataforma que conecta dentistas e laboratórios) e o iDent (portal de conteúdo para dentistas) elaboraram uma ação de oferece duas semanas de cursos online gratuitos no portal iDent para todos os que ainda não são assinantes da plataforma e querem se manter atualizados com as novas tendências da profissão tanto na área clínica quanto na área estética, além de ficar conhecendo mais sobre os novos materiais e instrumentos que estão sendo lançados.

6. Webinários Hacking.Rio

Quando acontece: de segunda a sexta, a partir das 17h

Nestes webnários, diversos líderes de diferentes setores serão convidados para compartilhar suas visões e soluções para tempos de pandemia. Alguns nomes confirmados são os de Guga Alves (fundador da Remotamente) que falará sobre home office, Renata Aranha (fundadora da Atol) que falará sobre inovações na área de saúde, e Roberto Ueno (Leadership Team Member na Singularity Guarulhos) que discutirá sobre a dissipação de informações. Todas as conversas serão transmitidas pelo canal no YouTube do Hacking.Rio.

7. Pitch ‘n Pizza

Quando acontece: a partir do dia 2 de abril, o evento ocorrerá todas às terças e quinta-feiras às 17h

Criado pela aceleradora LIGA Ventures, o Pitch ‘n Pizza deveria ser originalmente um evento presencial, mas devido ao COVID-19 ele foi transformado em um evento online. A primeira data está reservada para as startups de saúde, mas no site do evento é possível também encontrar datas futuras para a apresentação de startups no ramo de soluções para PMEs, transporte e entregas, travel techs e educação à distância. As inscrições podem ser feitas no próprio site do evento.

8. Plano de Ação

Quando acontece: dias 2, 3 e 7 de abril, a partir das 17h

Criado pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), esta série de webinars tem o objetivo de aprofundar alguns temas que estão preocupando muitos empreendedores neste período, como venda e retenção de clientes, busca de crédito para empresas, questões trabalhistas, gestão tributária em momentos de crise e como manter o foco e a saúde mental durante o isolamento. Os vídeos serão transmitidos pelo canal da ACATE no YouTube, e qualquer pessoa pode assistir às transmissões.

9. Como acelerar seu negócio sem uma aceleradora?

Quando acontece: dia 2 de abril, a partir das 18h

Nesta live da Rede Mulher, serão discutidos sobre porque as startups devem participar de programas de aceleração e qual é o perfil procurado por esses programas, ajudando os empreendedores a ajustarem seus negócios antes de participarem deste tipo de seleção. A inscrição pode ser feita no site no evento.

10. Working in Tech

Quando acontece: dia 2, 3, 6, 7, 8, 9 e 10 de abril a partir das 13h

Este evento é composto de uma série de transmissões ao vivo voltada para empreendedores e profissionais de tecnologia e abordará temas como a carreira de freelancer, a importância do trabalho remoto no setor, e aspectos fundamentais sobre o futuro do trabalho em TI. Entre os participantes estão confirmados alguns nomes importantes, como Rodrigo Akira (Google) e Miro Lima (Facebook). Você pode se inscrever pelo próprio site do evento.

11. Gestão financeira em tempos de crise e ações do governo como alternativas de liquidez

Quando acontece: dia 3 de abril, às 10h

Uma live na qual Henrique Carbonell (CEO da startup F360º), Márcio Lavelberg (CEO da Blue Numbers) e Antonio Camargo Jr. ( economista e consultor da 4Business Consultoria) darão dicas sobre fluxo de caixa e planejamento durante a quarentena para empresas de pequeno e médio porte, além de discutir sobre como as ações tomadas pelo governo irão impactar esses negócios. A inscrição para o evento pode ser feito através do site da F360º.

12. COVID-19: Um novo cenário para sistemas de startup

Quando acontece: dia 3 de abril, às 15h

Criado pela HSM, este webinar discutirá os desafios e os novos caminhos que se abrem para as startups brasileiras durante este momento de crise, e sobre como o COVID-19 tem impactado tem impactado o ecossistema de tecnologia e inovação no país, e sobre como esse impacto não apenas exige uma mudança de estratégia para este momento de crise, mas também trará novas oportunidades no futuro. A inscrição deve ser feito pelo site do evento.

13. Live Movimento Black Money

Movimento Black Money
O Movimento Black Money vai abordar temas ligados ao empreendedorismo para a comunidade negra através de lives no Instagram

Quando acontece: dia 3 de abril às 20h e dia 9 de abril às 19h

Um hub de inovação para ajudar a inserção e autonomia da comunidade negra na era digital, assim como ajudar na transformação do ecossistema empreendedor negro, o Movimento Black Money fará algumas lives durante este período para falar sobre comunicação, educação e geração de negócios pela comunidade negra durante a crise. As lives irão acontecer no Instagram do Movimento Black Money.

14. Planejamento de negócio: adaptar-se para sobreviver à crise e ao pós-crise

Quando acontece: dia 6 de abril a partir das 14h

Planejado pela Rede Mulher empreendedora, a live contará com a presença de Martha Cajado (especialista em administração de empresas com diplomas da Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral, Insead e Harvard) que irá tirar dúvidas sobre como efetuar o planejamento de negócios da sua empresa neste momento de crise. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento.

15. Live Nina Silva

Quando acontece: dias 6, 8 e 10 de abril, sempre a partir das 19h

Uma das fundadoras do Movimento Black Money e considerado como uma das 100 afrodescendentes com menos de 40 anos mais influentes do mundo pela Forbes, Nina Silva fará uma série de lives no Instagram com pessoas influentes mundo do empreendedorismo negro e feminino. No dia 6 de abril a conversa é com Sah Oliveira, influenciadora digital negra no ramo de beleza, moda e auto estima; no dia 8 de abril a conversa será com a Dra. Katleen, dermatologista especializada em pele negra; e no dia 10 a presença será de Gabriela Correa, fundadora do Lady Driver (aplicativo de transporte que permite o cadastro apenas de motoristas e passageiros mulheres).

16. Social selling

Quando acontece: dia 6 de abril, às 20h

Nesta live com a presença de Richard Vasconcelos (CEO da LEO LEarning Brasil) e Thiago Reis (CEO da Growth Machine) serão discutidos formas de implementar o social selling na cultura do departamento de vendas, explicando porque não é necessário apenas estar presente nas redes sociais, mas usar as ferramentas das redes sociais para engajar com seus clientes é algo essencial para as vendas. O bate-papo será transmitido pelo próprio Instagram do Richard.

17. Tendências pós COVID-19: novos comportamentos da sociedade e dos negócios

Quando acontece: dia 7 de abril, a partir das 10h

Este webinar apresentado por Théo Orosco (CEO da Exact Sales) e Renata Centurion (Winning by Design) terá como tema as mudanças no hábito empresarial necessárias para o atual momento e as tendências que deverão ocorrer no período pós-crise. A inscrição pode ser feita pelo site da Exact Sales.

18. Como ter alta performance e produtividade

Quando acontece: dia 7 de abril, a partir das 17h

Com as presenças de Richard Vasconcelos (CEO da LEO LEarning Brasil) e Paulo Alvarenga (CEO da Mastersoul), o evento focará em dicas para se tornar um profissional de alta performance, focando em temas como melhoria da produtividade, progressão de carreira, superação de desafios e desenvolvimento da criatividade e da satisfação pessoal. A transmissão acontecerá através do perfil no Instagram do próprio Richard Vasconcelos.

19. Como transformar suas redes sociais em um poderoso canal de vendas

Quando acontece: dia 7 de abril, a partir das 19h30

Promovido por Roberto Calderon (fundador e presidente do ecommerceCAMP), o objetivo desta live é ajudar empreendedores que querem vender seu produto online mas não sabem como começar. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do próprio palestrante.

20. JA Startup Online

Quando acontece: dia 7 de abril

Voltado para a capacitação de estudantes do ensino médio, esta é a versão 100% online do programa de empreendedorismo da empresa. Realizado em parceria com a StartSE, o objetivo é ajudar os jovens em todos os passos necessários para se tirar uma ideia do papel, ensinando conceitos de empreendedorismo, a usar as ferramentas necessários e a desenvolver habilidades úteis para se criar uma empresa de sucesso. Apesar de gratuito, o curso tem vagas limitadas, e é necessário fazer a inscrição no próprio site da JA Startup.

21. Foras de Série Cast com @Jukanalha

Logo FS Cast

Quando acontece: dia 8 de abril a partir das 11h

Um dos mais conhecidos canais de empreendedorismo do Brasil, o Foras de Série irá transmitir ao vivo a gravação de seu podcast Foras de Série Cast, que contará com a presença de Rafael Vieira, mais conhecido como o Jukanalha, empreendedor e influenciador com grande identificação com o público das periferias. A transmissão ocorrerá tanto pelo Instagram quanto pelo canal do YouTube do Foras de Série.

22. Atuação no e-commerce

Quando acontece: dia 8 de abril, a partir das 17h

Com a presença de Andrea Miranda (da empresa de trade marketing digital Standout) a palestra será focada na estrutura do planejamento digital de uma empresa como, por exemplo, definir quais são seus clientes e fornecedores, quais as melhores plataformas para inserir sua empresa e quais as melhores formas de pagamento online. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento.

23. Presença online do varejo de vizinhança

Quando acontece: dia 8 de abril, a partir das 17h

Realizado por Felipe Samy (co-fundador e diretor de operações da Gofind), o eventor será um papo dele com a repórter Juliana Munaro (do programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios) sobre a importância de uma presença online para os pequenos e médios negócios, sobre como a jornada do consumidor mudou e como é necessário que os comerciantes se adaptem rapidamente a essa mudança. A inscrição pode ser feita pelo site do evento.

24. Liderança na era digital

Quando acontece: dia 8 de abril, a partir das 18h30

Richard Vasconcelos (CEO da LEO Learning Brasil) e Andrea Iorio (palestrante e escritor sobre transformação digital) conversam sobre os desafios da liderança nesta era digital e sobre como manter as pessoas engajadas em tempos de mudanças. O papo será transmitido ao vivo pelo perfil no Instagram do CEO.

25. Conferência Online IoT Day Brasil 2020

Quando acontece: dia 9 de abril, a partir das 15h45

Mediado por Paulo Spacca e Flavio Maeda (respectivamente o presidente e vice-presidente da ABINC), o evento falará sobre o mercado de Internet das Coisas atual, as principais tecnologias disponíveis, casos de sucesso na aplicação de IoT aos negócios, além de discutir sobre temas como a privacidade em um mundo cada vez mais conectado. As inscrições podem ser feitas pelo próprio site do evento.

26. Como manter as vendas no cenário atual e ampliar no pós-crise?

Quando acontece: dia 9 de abril, a partir das 17h

Com a presença dos especialistas em vendas Lucia Haracemiv (fundadora e CEO da DNA de Vendas), Sandro Magaldi (palestrante e co-fundador do site meuSucesso.com) e Marcela Quiroga, o evento dará dicas para que os empreendedores possam superar esse momento de crise e voltar a crescer quando ele chegar ao fim. O papo será transmitido ao vivo pelo perfil no Instagram da Rede Mulher Empreendedora.

27. Foras de Série Papo Reto – 5 oportunidades para empreender na crise

Quando acontece: dia 10 de abril, a partir das 11h

O trio de executivos idealizadores do Foras de Série (André Barros, Alison Paese e Rafael Cappelli) conversam sobre quais são as oportunidades que surgem e podem ser aproveitadas no atual momento de crise. A conversa será transmitida tanto pelo canal do Youtube quanto pelo perfil no Instagram do Foras de Série.

28. Uau Business Conference – Quarentena Edition

Quando acontece: entre os dias 13 e 17 de abril

A segunda edição do evento será totalmente online, e tem foco exclusivo na metodologia Disney e suas aplicações no mercado brasileiro. Entre as presenças confirmadas estão Bruno Gonçalves (autor e palestrante especializado em metodologia Disney), Mathias Emke (autor e palestrante, criador do “Método e Magia”), Andrea Medina (sócia diretora da Sunrise Consultoria), André Merino (empresário, professor e palestrante), Claudemir Oliveira (ex-diretor da Disney e atual presidente do Seeds of Dreams Institute) e Alexandre Slivnik (vice-presidente da ABTD, empresário e palestrante internacional). As inscrições podem ser feitas pelo próprio site do evento.

29. Foras de Série Identidade – Mauricio Kotait

Quando acontece: dia 14 de abril, a partir das 11h

O pessoal do canal Foras de Série irá bater um papo com Mauricio Kotait, presidente da Viacom Brasil, onde irão conversar sobre empreendedorismo e carreira. A conversa será transmitida ao vivo tanto pelo canal do Youtube quanto pelo perfil no Instagram do Foras de Série.

30. O futuro da gestão de pessoas

Quando acontece: dia 15 de abril, das 10h às 11h45

Neste encontro entre Mônica Hauck (fundadora da plataforma de gestão de talentos Sólides) e Idalberto Chiavenato (um dos mais respeitados estudiosos sobre administração de empresas brasileiro e popularmente conhecido como o “pai do RH”) irão discutir sobre o futuro do setor de RH, falando sobre temas como gestão estratégica de pessoas, desenvolvimento de talentos e o uso de inteligência artificial em processos seletivos. As inscrições podem ser feitas pelo site da Sólides.

31. Controle financeiro para chamar de meu: aula prática de gestão financeira

Quando acontece: dia 15 de abril, a partir das 17h

Com a presença de Sandra Fernandes Alonso (CEO do Feminanças e mentora de empreendedorismo do Insper e do De Rose Changemakers), o objetivo é ajudar mulheres empreendedoras a ajustar suas finanças e encontrar um equilíbrio entre suas vidas pessoais e profissionais neste momento de incertezas. As inscrições podem ser feitas pelo próprio site do evento.

32. Biossegurança em procedimentos de beleza com Isabella Galindo

Quando acontece: dia 16 de abril, a partir das 17h

Esteticista, visagista e maquiadora oficial da marca de cosméticos Dailus, Isabella Galindo fará uma live onde ensinará medidas preventivas para que profissionais de beleza possam continuar atuando durante o período de quarentena sem oferecer riscos a si mesmas ou a seus clientes. A palestra será transmitida através do perfil no Instagram do Instituto Dailus.

33. Como vender pelo Linkedin em momentos de crise

Quando acontece: dia 16 de abril, a partir das 17h

Richard Vasconcelos (CEO da LEO Learning Brasil) e Andre Santos (facilitador de treinamento de vendas) apresentam um passo a passo de como usar o Linkedin para encontrar potenciais clientes e atingir mais facilmente as metas de vendas. O papo será transmitido ao vivo pelo perfil no Instagram de Richard Vasconcelos.

34. Foras de Série Papo Reto – Como Conseguir Crédito para Pequenas Empresas

Quando acontece: dia 17 de abril, às 11h

Em mais uma edição do programa Papo Reto, os fundadores do canal Foras de Série (André Barros, Alison Paese e Rafael Cappelli) discutem como conseguir linhas de crédito para micros e pequenas empresas, além de qual a importância deste tipo de empréstimo. O bate-papo será transmitido tanto pelo YouTube quanto pelo Instagram.

35. Cursos à distância da área de Recursos Humanos

Quando acontece: disponível até o dia 20 de abril

A Convenia (empresa de soluções para automatização de departamento pessoal) está oferecendo diversos cursos à distância gratuitos para profissionais da área de recursos humanos, que envolvem temas como gestão e liderança voltados para departamento pessoal e de people analytics. Esses cursos gratuitos estarão disponíveis até o dia 20 de abril no site da Convenia Academy.

36. Semana da Educação 4.0

Quando acontece: entre os dias 20 e 24 de abril, a partir das 13h

O evento promovido pelo Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI) tem como foco empreendedores, gestores e pessoas ligadas à área de educação e deverá promover debates não somente sobre o atual cenário de educação, mas também possíveis visões e perspectivas para ele, a transformação digital do setor, métodos de educação à distância e táticas de gamificação. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento.

37. Análise de Dados para Gestão de Crise

Quando acontece: dia 23 de abril, das 10h às 11h

Promovido pela BIX Tecnologia, este webinar irá abordar temas como análise de dados no corte de custos e geração de receitas, como aplicar técnicas de análise de dados em seu negócio, e business intelligence para tomada de decisão. As inscrições podem ser feitos pelo site próprio.

38. Semana da Transformação Digital

Quando acontece: de 27 de abril a 1 de maio

Como forma de ajudar os empreendedores que forem pegos de surpresa pela pandemia de COVID-19, o Sebrae e a TransformaçãoDigital.com decidiram antecipar o evento, que é voltado para micro e pequenas empresas. A Semana abordará temas como estratégias de marketing e vendas nas redes sociais, gestão financeira, posicionamento de marca e comportamento do consumidor, presença digital e meios de pagamento, e já tem as presenças confirmadas de Diego Barreto (diretor financeiro do iFood), Mauricio Vargas (presidente do ReclameAqui), Wesley Barbosa (diretor de comportamento do consumidor na XP Investimentos), José Adriano (diretor de customer success da Omie), Théo Orosco (presidente da Exact Sales), Fernando Vitti (fundador da Nexforce), Barbara Soalheiro (presidente da Mesa), Ricardo Melo (diretor de marketing da HostGator), João Pedro Mota (sócio fundador da Curseria) e Carol Lima (coordenadora de Social Media da Resultados Digitais). As inscrições podem ser feitas pelo próprio site do evento.

Fonte: Exame

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário