Confira 15 profissões que estarão em alta em 2020

Linkedin comunica as 15 profissões que estarão em alta no ano de 2020.
A maioria das profissões no levantamento do LinkedIn estão relacionadas com a área de TI e internet; confira a lista

O LinkedIn divulgou, nesta quarta-feira (8), um levantamento sobre as 15 profissões emergentes para 2020. O estudo foi feito com informações coletadas na própria rede social.

Pela primeira vez, a lista está sendo segmentada também pelos países, elencando as habilidades necessárias para aquele segmento e os setores que mais contratam cada uma delas. Confira abaixo:

Profissões ligadas a TI são maioria

13 das 15 profissões listadas são ligadas a TI e internet
13 das 15 profissões listadas são ligadas a TI e internet

As profissões ligadas aos setores de tecnologia da informação e internet são as predominantes na lista, com 13 de 15 cargos. Isso inclui engenheiro de cibersegurança e cientista de dados, que têm sido contratados pelo segmento financeiro e bancário, assim como grande movimento das fintechs e bancos digitais. Já o próprio setor financeiro aparece em duas profissões: investidor day trader e consultor de investimentos.

Outro destaque também vai para o cargo de motorista e os setores da economia que mais devem demandá-los no próximo ano são empresas ligadas a internet e a serviços e facilidades ao cliente, como os aplicativos de transporte de passageiros e os de compras e entregas. O segmento de logística também aparece na segunda posição no índice de contratações.

“Ao pensar a carreira no médio e no longo prazo – seja para permanecer em uma posição ou mudar – devemos mapear os riscos para assumir as responsabilidades do caminho que vamos seguir. Neste processo, a análise das informações disponíveis se torna essencial para tomar a decisão certa. Esperamos que essa lista seja  um norte para as pessoas que estejam nessa transição ou ainda, no início da carreira”.

diz Milton Beck, diretor geral do LinkedIn para a América Latina.

Gestor de Mídias Sociais

Se você tiver um bom relacionamento empresa x cliente nas redes, é graças a ele (Reprodução: DepositPhotos)
Se você tiver um bom relacionamento empresa x cliente nas redes, é graças a ele (Reprodução: DepositPhotos)

Cinco conhecimentos primordiais: Marketing digital; redes sociais; Adobe Photoshop; Adobe Illustrator; e marketing.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Publicidade e marketing; mídia online; e internet.

O gestor de mídias sociais é o responsável por organizar várias ações de marketing e relacionamento associadas às redes sociais. Basicamente, é ele quem elabora e gerencias as estratégias tanto para a divulgação de uma marca quanto para aumentar engajamento e melhorar o relacionamento entre a empresa e o cliente.

Engenheiro de Cibersegurança

Cinco conhecimentos primordiais: Docker Products; Ansible; DevOps; Amazon Web Services, AWS; e Kubernetes.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; software de computadores; serviços financeiros.

Os especialistas em cibersegurança são responsáveis em proteger dados corporativos contra ameaças de hackers e cibercriminosos, tanto internos como externos. Estes monitoram ambientes de TI, fazem análises de vulnerabilidades, possuem capacidade de antever riscos etc. Vale lembrar que já fizemos um artigo explorando como será o futuro da cibersegurança, segundo a Microsoft.

Representante de Vendas

Cinco conhecimentos primordiais: Outbound Marketing; inbound marketing; pré-venda; vendas internas; e prospecção.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Softwares de computadores; tecnologia da Informação e serviços; e internet.

Também chamado por muitas empresas de representante comercial, este profissional é o responsável pelo aumento do faturamento da empresa através das vendas de seus produtos e serviços, sendo a “ponte” que chega até o cliente.

Especialista em sucesso do cliente

Cinco conhecimentos primordiais: Inbound marketing; auxiliar no sucesso do cliente; relações com o cliente; marketing digital; e experiência do cliente.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; software de computadores; e internet.

Conhecido também pelo nome em inglês de “Customer Success”, o especialista em sucesso do cliente é o profissional responsável por desenvolver práticas e ações voltadas para reter um cliente. Ele quem entra em contato ativamente para entender como foi a experiência, faz pesquisas de satisfação, coleta feedbacks, estipula métricas e indicadores de resultados.

Cientista de Dados

É ele quem organiza todas as informações sobre os sites (Reprodução: DepositPhotos)
É ele quem organiza todas as informações sobre os sites (Reprodução: DepositPhotos)

Cinco conhecimentos primordiais: Machine Learning; ciência de dados; linguagem Python; linguagem R; e ciência de dados.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; bancos; e softwares de computadores.

Este profissional é capacidade para reunir, interpretar e comunicar as informações relevantes para a empresa entre os milhares de dados que estas recebem diariamente. Ele quem analisa e interpreta para que as informações realmente importantes cheguem até a empresa.

Engenheiro de Dados

Cinco conhecimentos primordiais: Apache Spark; Apache Hadoop; grandes bancos de dados; Apache Hive; e a linguagem de programação Python.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; bancos; e serviços financeiros.

O Engenheiro de Dados é o responsável pelo Pipeline, ou seja, o mapa das atividades de áreas que compõem o processo de vendas no trabalho, transformando dados brutos em um formato para que o Cientista de Dados realize o seu trabalho.

Especialista em Inteligência Artificial

Cinco conhecimentos primordiais: Machine learning; deep learning; linguagem de programação Python; ciência de dados; Inteligência Artificial (IA).

Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; softwares de computadores; e instituições de ensino superior.

Este profissional é o responsável no desenvolvimento e customização das aplicações com inteligência artificial, que é um sistema que permite que as capacidades humanas como entendimento, raciocínio, planejamento, comunicação e percepção sejam realizadas por um software de computador. O especialista em inteligência artificial necessita de habilidades avançadas em matemática, estatística e programação.

Desenvolvedor em JavaScript

Cinco conhecimentos primordiais: React.js; Node.js; AngularJS; Git; e MongoDB.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; softwares de computadores; e internet.

O desenvolvedor em JavaScript é um profissional que consegue desenvolver a linguagem de programação que permite implementar itens complexos em uma página da web. Em termos simples, este é o conteúdo que se atualiza dinamicamente, coloca imagens animadas, faz atualizações dinâmicas, permite a inclusão de jogos em browser etc.

Investidor Day Trader

O investidor de Day Trader analisa a bolsa de valores (Reprodução: DepositPhotos)
O investidor de Day Trader analisa a bolsa de valores (Reprodução: DepositPhotos)

Cinco conhecimentos primordiais: Bolsa de valores; Technical Analysis; investimentos; mercado de capitais; e o investimento de curto prazo Trading.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Serviços financeiros; mercado de capitais; e gestoras de fundos de investimentos.

O Day Trader é um investidor do mercado financeiro que busca ganhar dinheiro com operações de curto prazo, aproveitando-se da volatilidade do mercado. Ele compra e vende ações negociados na Bolsa diariamente.

Motorista

Serviços de transporte e internet são os principais interessados (Reprodução: DepositPhotos)
Serviços de transporte e internet são os principais interessados (Reprodução: DepositPhotos)

Cinco conhecimentos primordiais: Serviço ao cliente; Microsoft Word; liderança; Microsoft Excel; e vendas.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Internet; transportes terrestres e ferroviários; e serviços e facilidades ao cliente.

Dispensando apresentações, o Motorista é o profissional responsável por trabalhar transportando passageiros, cargas, documentos ou outros tipos de materiais.

Consultor de Investimentos

Cinco conhecimentos primordiais: Investimentos; mercado de capitais; mercado financeiro; renda fixa; e análise financeira.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Serviços financeiros; mercado de capitais; e bancos.

O consultor de investimentos é o responsável por orientar os clientes nas decisões de investimento. Ele precisa de conhecimentos técnicos e práticos para avaliar objetivos, expectativas e necessidades de cada cliente.

Assistente de Mídias Sociais

Cinco conhecimentos primordiais: Redes sociais; marketing digital; Adobe Photoshop; Instagram; e publicidade.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Publicidade e marketing; internet; Tecnologia da Informação e serviços.

Diferente do gestor citado anteriormente, o assistente interage diretamente nas mídias sociais, gera conteúdo relacionado, faz relatórios e ajuda a divulgar conteúdos. Ele quem atualiza as redes sociais diariamente com conteúdos para as mídias sociais.

Desenvolvedor de plataforma Salesforce

Cinco conhecimentos primordiais: Desenvolvimento de Salesforce.com; linguagem de programação Apex; recursos do Salesforce.com; administração de Salesforce.com; e Visualforce.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Softwares de computadores; Tecnologia da Informação e serviços; e consultoria em gestão.

A plataforma Salesforce é baseada em nuvem e o desenvolvedor precisa entender em como desenvolver linguagem de programação, desenvolvimento e administração desta segmento.

Recrutador especialista em Tecnologia da Informação

Cinco conhecimentos primordiais: Recrutamento em TI; recrutamento; entrevista; pesquisa de executivos; e técnicas de recrutamento.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; recrutamento e seleção; e Recursos Humanos.

De modo bem resumido, o recrutador especialista em Tecnologia da Informação é o profissional responsável em encontrar pessoas talentosas, especializadas e que agregam valores a empresa.

Coach de metodologia Agile

Profissional treina equipes (Reprodução: DepositPhotos)
Profissional treina equipes (Reprodução: DepositPhotos)

Cinco conhecimentos primordiais: Kanban; metodologia Agile; Scrum; gestão de projetos em Agile; e agilidade para os negócios.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; softwares de computadores; e internet.

Este é o profissional que tem conhecimento sobre Metodologia Ágil. Ele quem treina equipes corporativas dentro do conceito ágil e são responsáveis pela orientação dos times durante todo o processo de implementação. A ideia do coach é que os funcionários de uma empresa adotem a metodologia Agile.

Sua área está na lista? Deixe nos comentários!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: