10 táticas de sucesso para perfis de empresas no Instagram

Ilustração mostrando alta nas estatísticas de empresas no Instagram
Confira dicas para sua empresa ganhar mais seguidores no Instagram e mais engajamento.

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do momento. Em abril, a rede social registrou um bilhão de usuários ativos. Por isso, a presença de empresas no Instagram tem mostrado cada vez mais potencial para o crescimento das marcas.

Só que você precisa saber como engajar com o público nessa plataforma. Quem diz isso é o influencer, autor de best-sellers e empreendedor Neil Patel em seu blog. Ainda segundo ele, antes de tudo isso é preciso saber como ganhar mais seguidores no Instagram.

Isso é importante porque, hoje em dia, o Instagram é uma plataforma que permite que as marcas aumentem seu alcance. E no momento em que temos a pandemia do novo coronavírus, o uso das redes sociais pode garantir que um negócio sobreviva (existe até um sticker para stories para apoiar pequenas empresas). Ou seja, a rede social é um recurso que não pode ser deixado de lado e deve ser explorado de maneira inteligente. 

Pensando nisso, o Showmetech Corporate preparou uma lista com 10 táticas de sucesso para empresas no Instagram ganharem mais seguidores reais e de maneira orgânica. Confira as dicas abaixo:

Use calls to action

Um dos melhores jeitos de conseguir seguidores no Instagram é usando calls to action (“chamados para ação”, em tradução livre). Essa prática consiste em chamar os seguidores para interagir e se engajar de alguma forma com o seu post e a sua marca. Dois exemplos de calls to action muito usados são “acesse o link na bio” e “compartilhe com seus amigos”.

Uma prática muito popular para estimular o engajamento é promover sorteios. Os prêmios podem ser simples, como chaveiros, camisetas e canecas. O call to action entra em ação quando você determina as condições para participar do sorteio (“marque três amigos”, “compartilhe nas suas stories” etc). Os prêmios geralmente estimulam as pessoas a participarem, o que acaba divulgando sua página e sua empresa.

Quanto mais criativo e inovador você for nos seus calls to action, melhor. E sempre observe como outras páginas que tenham muitos seguidores usam esse recurso para você ter uma boa referência do que fazer.

Participe das discussões do seu nicho

Todos os dias acontecem discussões sobre uma infinidade de assuntos. Busque acompanhar as discussões relacionadas ao nicho da sua empresa e veja se as pessoas estão usando hashtags nos posts e comentários. Se estiverem, inclua essas hashtags nos seus posts do dia.

Fazer isso torna seus posts mais visíveis para pessoas engajadas no seu nicho. Alcançar essas pessoas é importante porque a chance de elas seguirem sua página é maior, já que se interessam pelo seu nicho. Usar hashtags mais genéricas também ajuda a tornar seus posts mais visíveis, mas tenha em mente que a audiência vai ser mais abrangente também e fisgar o interesse dela será mais difícil.

Antes de desbravar o universo das discussões e hashtags, garanta que o conteúdo dos seus posts esteja consolidado, coerente e atrativo. Afinal, a primeira impressão é crucial na hora de convencer as pessoas que vale a pena seguir sua página. Encare esses posts como uma possível porta de entrada para possíveis seguidores no Instagram. Essa porta de entrada precisa ser bem convidativa.

Pense bem nas hashtags que for usar

Ilustração de post com várias hashtags para seguidores no Instagram
Hashtags ajudam posts a alcançarem mais pessoas no Instagram.

Como explicado no item anterior, as hashtags tornam seu post visível para mais pessoas daquele contexto. Isso porque ele vai aparecer para todo mundo que pesquisar as hashtags que estiverem incluídas nele.

Só que antes de colocar hashtags, pare, pense e avalie o que você vai colocar. Reflita sobre que tipo de estilo e atitude sua marca representa e pense em hashtags que sejam criativas, memoráveis e relacionadas a essas características da sua empresa. Por mais que usar hashtags genéricas tenha seu lado positivo, é bom evitar as genéricas demais.

Pense que as hashtags são uma espécie de complemento para o post e o bom uso delas pode ser o diferencial que pode garantir novos seguidores para a sua página. Lembre-se que hashtags mais específicas deixam seu post mais visível para uma audiência mais singular.

Outro recurso importante para se lembrar é que dá para incluir hashtags nas stories. A lógica é a mesma: sua story vai ficar visível para quem pesquisar aquela hashtag. Mas use esse recurso com sabedoria, porque hashtags demais podem deixar a story poluída.

Promova sua página e conteúdos relacionados ao seu nicho

Se a estratégia de comunicação da sua empresa envolve outros recursos — como produção de folhetos, cartazes, vídeos etc — não se esqueça de incluir o nome da sua página no Instagram nesses produtos.

É importante colocar o nome da página ao invés de apenas “siga-nos no Instagram” porque facilita que a pessoa te ache e te siga na rede social, caso ela se interessar pelo seu anúncio.

Outra boa prática é compartilhar conteúdo de outras páginas, desde que seja de qualidade e coerente com o nicho da sua empresa. Isso ajuda a manter o tráfego de visualizações e interações na sua página sem que você precise criar stories e posts a todo momento.

Capriche nas legendas

As legendas são uma parte importantíssima do seu post. Elas podem fazer algum tipo de apelo ao seus seguidores e levá-los a se engajarem com a publicação, com a sua página e/ou com a sua empresa. Uma boa prática, também, é observar como outras empresas no Instagram (que tenham bastante seguidores e sejam do seu nicho) aproveitam esse espaço das legendas.

Nas legendas você pode, por exemplo, contar uma história para comover, divertir ou conscientizar seus seguidores, ser engraçado ou apenas ser informativo. É um espaço em que você pode mostrar a personalidade da sua marca para cativar seus seguidores no Instagram.

Use o espaço para links na bio de forma estratégica

Os links que você coloca na “bio” da página da sua empresa levam seus seguidores para algum lugar. Por isso é importante usar esse espaço de maneira estratégica. O jeito mais básico de usá-lo é colocar o link do site da sua empresa.

Existem outras formas criativas de usar esse campo. Por exemplo, se o site da sua empresa tem uma seção de blog e você divulga os posts na página do Instagram, dá para colocar o link específico dessa seção do site na “bio”. Ou até mesmo colocar os links dos posts conforme forem divulgados na página.

O importante é o link trazer conteúdo relevante para seus seguidores no Instagram e coerentes com a sua empresa, para que as pessoas se engajem com a sua marca.

Preste atenção nos influencers

Ilustração de um influencer com seguidores no Instagram
Influencers podem ser grandes aliados para divulgar empresas no Instagram.

O ecossistema do Instagram evoluiu e mudou de tal forma que hoje em dia cada nicho possui seus influencers. Os influencers são pessoas famosas dentro de um (ou mais) nichos, com muitos seguidores e engajamento (curtidas, comentários etc). Muitos são até considerados como principais referências de seus respectivos nichos.

Não encare essas personalidades como seus concorrentes, porque elas podem ser, na verdade, suas aliadas. O alcance e a projeção dos influencers em nichos e “bolhas” pode alavancar sua marca, porque vai chegar a mais usuários da plataforma. Nesse caso, fazer permutas e outros acordos de divulgação de produtos e serviços pode ter um custo-benefício interessante para a sua marca.

Uma prática orgânica que você pode aproveitar também é interagir com esses influencers de alguma forma, comentando e compartilhando posts, por exemplo. Desde que seja coerente com o nicho da sua empresa, tudo isso ajuda a tornar sua página mais visível para os seguidores deles, que são pessoas que se interessam pelo universo temático que a sua empresa faz parte. E isso pode trazer mais seguidores no Instagram.

Trabalhe o estilo da sua marca

Uma das coisas que mais chamam atenção das pessoas enquanto elas navegam no Instagram é estilo e originalidade. Afinal, é uma rede social cujo apelo visual é muito grande. Quanto mais original e autêntico for o estilo da sua marca e dos seus posts, melhor. Trabalhe essa questão estética para que represente sua marca de maneira interessante.

O objetivo principal, nesse quesito, sempre deve ser desenvolver um estilo que se sobressaia no fluxo contínuo de posts nos feeds dos seus seguidores. Quanto mais interessante for o visual dos posts, mais chances de prender a atenção da pessoa que o ver. E mais chances também de ela seguir sua página, caso ainda não tenha seguido (lembra da importância de fazer uma porta de entrada chamativa?).

Controle quais fotos marcadas aparecem no seu feed

No Instagram, é possível marcar usuários em posts. Essas publicações aparecem automaticamente no campo de fotos marcadas, que fica ao lado do feed de posts da sua página. Mas é possível configurar para que esses posts apareçam apenas com a permissão de quem administra a página.

Para fazer isso, basta ir nas configurações, clicar em “privacidade” e em seguida em “tags“. Nesse campo você configurar quem pode te marcar em posts e ativar a função “aprovar marcações manualmente“. Isso te dá mais controle sobre o uso da sua marca na rede social. Veja o passo-a-passo abaixo:

Print de uma tela das configurações do Instagram
Print de uma tela das configurações do Instagram
Print de uma tela das configurações do Instagram

Oculte fotos marcadas que não considerar boas

Em alguns casos, seus seguidores podem marcar sua empresa em fotos ou vídeos que não tenham qualidade boa ou que não estejam necessariamente relacionados à sua marca. Nesse caso, recomenda-se que você oculte esses posts do seu feed.

A boa notícia é que dá para fazer isso sem perder seguidores nem magoar os sentimentos de ninguém. No post, é só clicar em “opções de tags” e em seguida em “ocultar no meu perfil“. Se for uma situação mais séria, você pode escolher “remover-me da publicação“. Confira abaixo:

Print de uma tela das configurações do Instagram
Print de uma tela das configurações do Instagram

Com essas dicas, você criará condições para um crescimento orgânico e sustentável da sua empresa no Instagram. Experimentou alguma destas táticas? Conte nos comentários!

Fonte: Venture Beat

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Muito boa a matéria!
    Pessoal, quer aprender como ter muitos seguidores no instagram de forma rápida e ganhar dinheiro?
    Confiram ai: https://bit.ly/instanovoseguidores